segunda-feira, 25 de junho de 2012

Capa para sofá

Que tal transformar este sofazinho básico aqui:


Nesta simpatia aqui: 
Achei esta capa para sofá em uma revista manequim de outubro de 1996. Antes que as traças aqui de casa façam dela seu banquete, resolvi escanear e expor prá vocês: é linda ou não é? Já viu aqueles filmes americanos, que mostram aqueles sofás floridos lindos, que a gente baba prá ter, mas que não encontra prá comprar nas lojas de móveis? Pior: você acha prá comprar, mas aí alguém derruba suco de groselha, senta com o sapato sujo de barro, limpa nele a mão que acabou de comer um bombom Sonho de Valsa, um risole de queijo? Ai, ai... Chora não, "minina"! Corre na loja de tecidos (depois de medir o sofá conforme a receita ensina), compra uns panos bonitos, veste o sofá bem lindo e faz surpresa pro "Marildo" quando ele chegar... Ele vai te olhar - limpinha e perfumadinha de banho, sorriso carinhoso, comida gostosa cheirando até chegar na rua e ainda um sofá novinho em folha... Ah, acho que ele te pede prá casar com ele de novo!


Agora, DICA minha: na receita eles mandam usar lastex na hora de fazer a saia. Faz isso não. Compra uma peça de elástico chato, daqueles de 0,5 cm de largura e costura na saia usando o ponto zig zag da sua máquina. Qualquer pessoa que já usou lastex sabe que, além de ser "um porre" colocar ele na bobina, afrouxar aquele parafusinho, etc, etc, também tem pouca durabilidade - logo tá "laceado". Além do mais, dependendo do tecido que você usar prá fazer a saia, se ele for mais encorpado, o lastex não segura o franzido - fica tudo frouxo. O elástico vai dar firmeza e durabilidade.
Boas costuras prá vocês!

Share:

26 comentários:

  1. Gosto muito das suas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e sempre me dê o prazer da sua visita. Beijo.

      Excluir
  2. adorei... parece ser bem facil....obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, linda!
    Essa capa veio mesmo a calhar. Pretendo fazer agora nas férias. Se ficar legal te mando a foto.
    Bjks!

    Miriam Oliver

    ResponderExcluir
  4. Coisa mais linda desse mundo, amei essa capa, acho difícil fazer... não sei, vou criar coragem e olhar esse pap com mta calma outra hora pq é linda e eu sempre quis uma capa dessa, 1 branca e outras cores só pra variar o ambiente, uma pro natal... adoro... brigado linda!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Eliana, a capa é apenas um pano por cima do sofá (que o cubra todo, com sobra) e uma saia franzida para colocar na volta toda. O que segura a capa no sofá são percevejos em alguns lugares e canos finos de pvc encaixados entre o encosto e o assento. A maior dificuldade reside em calcular o tamanho exato para cada sofá - nem pano demais ne faltando. Se você ler o pap vai entender tranquilo. Beijo.

      Excluir
    2. Mto obrigada, Rosa linda vou tentar... por isso q fica bem ajeitado, os percevejos é que seguram legal. Vou deixar um recado no facebook pra vc.
      Bjs fica com DEUS

      Excluir
    3. Vou esperar. Obrigada e beijo.

      Excluir
  5. Já tá lá no face vai ver...
    Um bom fim de semana pra vc!!
    Bjs Fica com DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu procurei você no Face e não achei... Snifs! Manda um atalho prá mim, senão eu me perco! Beijão.

      Excluir
  6. Rosa ducéu!!!!!!!!!!!!!!! Sou louca por trocar as capas do sofá..compro aquelas " porcarias" prontas que logo estão feias, desbotadas ou desfiadas(pois tenho uns gatinhos bem sapecas,hehe), sempre fiquei pensando em como fazer...assim..muito obrigada mesmo!!!!
    Bjus!!!
    liege

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ideia é mesmo linda, não é? E o melhor de tudo é que é tão fácil de fazer, fica do jeito que a gente quer, com o tecido da nossa escolha. Que bom que você gostou, Liege. Beijos.

      Excluir
  7. Rosa, estou aqui a ler alguns posts seus antigos. Também concordo com você sobre colocar lástex é um porro mesmo para não dizer uma merda! (desculpe sujar seu bloguinho tão lindo com essa palavra suja), mas já me irritei muito com essa colocação. As alunas querem aprender e eu digo: não, é mais fácil costurar o elástico fino esticando e costurando - só faço assim!
    Capas de sofá? não gosto. Já tentei até a forrar um e deu uma trabalheria danada. Desisti e chamei o estofador. Uso uma colcha por cima. Se chega alguém, corro e tiro. A visita sai, corro e coloco a colcha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também uso colchas: na 25 de março eu comprei metros e metros de piquê e fi várias: cobrem os sofás quando está só a família em casa, mantendo tudo macio e limpinho... E quando a visita chega, o sofá aparece - igualzinho você... é... Mentes grandes pensam igual! Beijos!

      Excluir
  8. Posta a foto da leitora que fez, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela nunca me mandou o link do Face dela, não tenho como postar foto, pois não vi...

      Excluir
    2. Que pena mas obrigada pela resposta.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Vc me deu uma grande idéia, fiz vários orçamentos de capa de sarja fica uma nota,vou tentar fazer,obrigada.Quanto a mais da medida do sofá que deixo de sobra.?

    ResponderExcluir
  10. Rossana querida, você tem que seguir a forma de medir que está na figura que eu contornei de verde. Ali explica como medir, quanto a mais acrescentar, etc. Por exemplo: começa num pé do sofá, mede todo o contorno do braço, mede todo o comprimento do assento, todo o contorno do outro braço até chegar no outro pé do sofá - esse é o comprimento do sofá. A isso acrescente 50 cm para os encaixes nas dobras e mais 8 cm para as bainhas. Multiplique esse valor por dois - por causa da largura do sofá em comparação com a largura do tecido: geralmente os tecidos medem 1,40 metros e, no sofá, a largura é do chão onde a gente bota os pés, passando pelo assento, pela frente do encosto do sofá e por todas as costas até chegar no chão. O resto é continuar lendo a explicação, ok? Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Estou chegando agorinha na arte de costurar, ameia a dica. vou fazer, com sua explicação ficou fácil. bjito

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!