sexta-feira, 4 de maio de 2012

Vestido com molde fácil


Estou feliz: acabei de criar (EU MESMAAAAA!) um molde prá um vestido! 


Inspirada no molde tirado de um vestido que eu ganhei (acabei fazendo um vestido baseado nele nesta postagem AQUI), fiz umas modificações prá ficar mais do meu agrado (e economizar tecido). Motivo: só tinha um retalho de malha estampada (GASTEI MENOS DE 5 REAIS PRÁ FAZER - comprei a malha fria por quilo na Niazi Chohfi, na 25 de março!), não dava prá cortar igual ao outro (pois naquele, além do busto ser trespassado, ele também é duplo, o que gasta mais pano do que eu tinha). Assim, vira daqui, mexe dali, juntei um retalho preto e pronto! Mais um vestido lindo. E com molde super fácil - é só ter papel e régua que você faz igual.

Prá costurar é assim:

1) costure os ombros das costas com as duas partes que vão ser a frente - prá tudo eu usei o ponto elástico da minha Janome 2008 (veja qual é o ponto nesta postagem AQUI);

2) costure em toda a volta do decote frente/costas um viés preto de 1 cm de espessura (corte mais ou menos meio metro e, na hora de costurar, dê uma puxadinha leve no viés prá ele ficar mais apertado que o tecido - assim o decote não fica frouxo);

3) dê uma franzida na parte de baixo dos dois bustos, até que ambas se encaixem perfeitamente no seu respectivo lado do cós;

4) alinhave os dois cós no busto (primeiro o da frente, depois o de trás). Costure com ponto elástico;

5) alinhave o cós da frente na saia da frente e costure (sempre ponto elástico). Costure o cós de trás nessa costura já feita;


6) costure agora a lateral do vestido;

7) acerte qualquer irregularidade da manguinha japonesa e da barra, alinhave à mão as duas prá dentro e costure à mão, com um chuleado, se você quer um acabamento mais fino, como o meu. Caso não se importe com isso, tem duas opções: usar overlock (se você tem), ou fazer com ponto elástico. Se o tecido é bem estampado, nem aparece.

Meu vestido é manequim 46, então eu prendi com um alfinete atrás prá ficar mais ajustado na hora da Naninha tirar a foto (ficou folgado nela). 

Se você é magrinha dá prá ajustar: depois de pronto, você veste, dá uma prendida com alfinete do jeito que você quer, ajeita na mesa, corta igual dos dois lados e depois costura de novo. 

Ou então faz um cinto, prende na cintura (na altura do cós) e depois amarra.

AVISOS IMPORTANTES:  Não sou costureira, nunca fiz curso, então esse molde não é perfeito. Depois de costurado tem que acertar umas "rebarbinhas" na manga, na barra, mas ele fica lindo. Não pode ser feito com tecido plano, somente com tecido elástico.

Detalhe: O viés, depois de costurado na máquina, foi virado prá dentro e preso com pontinhos miúdos à mão. O decote não precisa manter a elasticidade (aliás, é bom que seja assim, senão ele escorrega e mostra o que não deve). É um vestido decotado, então, se você é mais recatada, use um broche ou faça um falso abotoamento na frente, unindo a parte de baixo do decote e pregando uns botões que combinem.

Dica: que tal fazer com malha de veludo, agora que o frio tá chegando? Ao invés de fazer manga japonesa como no meu, faça cavas normais e corte mangas compridas à parte (compre mais tecido prá isso. Vai ficar lindo!

(^.^)Boas costuras!!!
Share:

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada! Fiquei muito satisfeita com ele e feliz com a sua visita e comentário. Beijos.

      Excluir
  2. Oi amada...
    Faz tempo que não comento não é mesmo???
    Mas estou sempre de olho em você, rsrsrs.
    Mas meninaaa, o que é esse vestido, estou rosa cheiclete..., sou suspeita para falar pois amo vestidos e saias, mas essa você arrazou geral.
    Bjoks.

    www.teacarola.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, faz tempo mesmo... Ainda bem que você não deixou de vir - de vez em quando eu acerto na mão (como agora...) e sai uma coisa linda e fácil de fazer. Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Rosa

    Após um tempinho afastada dos blogs, estou de volta para ver as novidades por aqui.

    Que show esse vestido!! ficou ccom ótimo caimento e a estampa é muito linda.

    Parabéns.

    Bjs
    Fátima Ventura

    ResponderExcluir
  4. Fatinha! Adorei que você voltou! Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  5. mulher de DEUS,a senhora não sabe o tamanho da mão que me deste agora.fui convidada a um casamento e não sabia o que vestir porque o clima tá meio doido aki,porém,seus modelos"infinitos"me dão qualquer possibilidade.MUUUUIIIIITTTTTOOOOOO OBRIGADA,BJS
    Evani,Salvador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Evani. Fiquei muito feliz em poder ajudar. Beijos.

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!