terça-feira, 6 de março de 2012

Vestido Conversível versão 2.0






Eu disse que ia fazer um: aqui está! Já tinha comprado o jérsey na 25 de março (paguei 5 metros R$11,00 - fiz um regatão, esse vestido e sobrou prá caramba!). 



Eu tinha comprado 5 metros porque pretendia fazer o vestido conversível da outra postagem, aquele que tem roda e parece o vestido da Marilyn Monroe no filme "O Pecado Mora ao Lado", onde o vento do metrô levanta a saia dela... Mas aí achei que era muito pano prá pouco vestido, então fiquei garimpando na net prá achar outros modelos - afinal, eu sou mão de vaca econômica até dizer chega... O site Cortando e Costurando tem outro modelo, diferente destes dois - vale a pena passar lá prá ver, porque tem receitinha bem explicada. Além do mais, o modelo deles é bem mais versátil que o meu: olha só quantos jeitos de amarrar :



Agora, vamos ao que interessa:

- Achei esse molde em um site russo, alguém estava pedindo prá outro alguém um molde desse tipo de vestido e então a mulher mostrava esses recortes velhos de uma revista em espanhol. Já procurei mas não sei onde foi - quando meu moleque chegar eu peço prá ele achar prá mim (que ele é um gênio, acha tudo, sabe tudo, conserta tudo...);

- Esse modelo leva 3 metros de malha (mas, como ele é de pouca largura, com essa metragem dá prá fazer 2 vestidos...);

- O molde eu copiei assim: emendei umas folhas de encarte de shopping e farmácia (o papel é bom e assim eu reciclo) até dar 3 metros de comprimento e 70 cm de largura; peguei uma caixa de papelão de lazanha e recortei um quadrado de 10 cm x 10 cm. Daí foi só ir posicionando o quadrado e riscando com caneta, "quadriculando" toda a folha de molde. Numerei tudo prá ficar mais fácil eu me localizar e risquei o molde - MOLEZA... Olha como ele ficou:


Olha como você faz (fiz meu esqueminha no Paint, prá ficar mastigadinho):



- Dobre o tecido ao meio, juntando as duas ourelas (pegando os 3 metros - você pode dobrar 1/4 prá um lado, 1/4 pro outro e cortar 2 vestidos...), alfinete o molde e corte;

- Costure as duas partes, unindo o que vai ser a frente (parte de onde saem as alças largas) e as costas (onde tem um corte arredondado). Se você tem overlock (a propósito, não sei se eu já disse que te odeio...) use o ponto elástico da sua máquina. Aqui tem uma dica: essa parte arredondada, quando você for virar prá fazer a bainha, corre o risco de desfiar. Então passa um pontinho elástico aí no arredondado das costas antes de fazer a bainha prá dentro. Outra dica: se você é magrelinha, aí é um bom lugar prá colocar um pedacinho de elástico.

- Depois que costurou frente e costas, faça bainha toda a volta, 1 cm em todo o contorno, com overlock (Grrrrr) ou ponto elástico; na barra, vire 2 cm. 

- O vestido ficou um palmo abaixo do joelho na Naninha. Se você quiser faça mais curto ou mais longo, adequando o molde.

- É bem versátil quanto a manequins: serve desde o 40 até o 50 (minha irmã).

Só fiz três amarrações, porque tava na hora do almoço e a Naninha não estava com paciência de tirar foto: tinha muito que estudar, em pleno domingo...

Aqui vai o molde original:





DICAS PRÁ LÁ DE BOAS:

- Faça estampado usando somente 1,5 m de tecido: corte a saia e a parte da frente do decote, depois faça uma emenda pro resto da alças (sendo estampado, as emendas não aparecem...);

- Na hora de unir a frente, costure um pouco mais prá cima do que as costas, assim você não corre o risco do vestido abrir e mostrar suas particularidades;

- Custo: com R$8,00 de jérsey dá prá dois vestidos (sobrou prá outro...) então que tal fazer uma porção deles e vender por aí? Viscolycra, viscoelastano, malha fria - maravilha. Qual mulher não vai querer um, dá prá guardar na gaveta, dá prá variar a amarração, fica lindo (sem contar que é barato e fácil de fazer). Olha só: contando tudo (tempo de fazer o molde, cortar e costurar o vestido) fiz em 2 horas!); 

- Na hora de costurar, cuidado com a tensão do ponto prá não franzir - tenho que dar uma desmanchadinha nas costuras da frente e de trás porque o meu ficou meio franzido.

- Use SOMENTE malha - não serve tecido plano; é que malha estica, se amolda aos contornos do corpo e é isso que esse vestido faz de melhor...

E então? Gostaram?
Share:

16 comentários:

  1. Oi amada...
    Ficou uma lindeza só, eu até vi aquele outro modelo que tu postaste, mas achei muito pano tbém, mas esse ficou super acessível e fácil de confeccionar.
    Bjoks.

    barb-barboleta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosa

    Ficou ótimo. Agradeço pelas dicas e gráficos. Não tem como errar.

    Rosa, na região da 25 de março onde você costuma encontrar melhores preços de tecidos de algodão e de malha?

    Bjs
    Fátima Ventura

    ResponderExcluir
  3. Gosto de comprar na Niazi Chohfi (http://www.niazi.com.br/), porque tem de tudo em um prédio só. No térreo tem muita tricoline, mas tem outro andar que tem mais ainda (na internet o preço deles é mais caro...). As malhas são no 5º andar. Só não tem moletom nem malhas aveludadas lá, então prá essas eu vou no Bom Retiro. Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Ate para mim que não sei costurar, parece facil1
    BRIGADÃO AMIGA

    ResponderExcluir
  5. ficou maravilhoso, ainda faço um também.... bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Que bom! Faz mesmo e depois eu quero saber como ficou. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida qta coisa linda estou com agua na boca rsrsrs
    Sou iniciante na costura tenho uma singer facilita com mais de 20 anos mas ela é mto esperta, mas msm assim não posso custurar malhas jérsey ou afins com custura reta, né
    como fazer? vc sabe? como custurar malhas em maquina reta simples...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Me responda tá, vou aguardar Bjs

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, obrigada, obrigada...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Eliana. Me perdoe por demorar a responder mas, no final de semana, meu tempo é todinho do marido e dos filhos, não sobrando tempo pro blog. Mas, quanto à sua perguntinha: a sua Singer Facilita tem quantos pontos? é porque eu não conheço a máquina e, na internet, as imagens que eu puxei me mostraram máquinas com uma porção de pontos... Se a sua tiver um zig-zag que é meio pontilhado (como o zig que passam nas alças dos sutiãs...) serve prá costurar malha. Mas é bem provável que, se ela tem vários pontos, tenha também o mesmo ponto que eu uso, porque a minha Elgin velhinha tem. Olha a minha postagem do "regatão" que, na receita, eu mostro que ponto que é - às vezes sua máquina tem. Beijos.

      Excluir
  10. Oi Rosa, obrigada pela sua resposta;a minha singer vem com 30 discos, para pontos diferentes, já encontrei o ponto q vc falou no regatão dps com mais calma vou testar no tecido elástico, espero conseguir, ai volto aqui te contar, obrigada mesmo fiquei feliz!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. ola amiga adoreiiii esse vestido conversivel tentei compra lo no mercado livre mais naõ tive sucesso o vendedor naõ tinha me ajude a fazer esse molde ou compro o molde de vc sou totalmente leiga em costura mais queria muuito esse vestido grata desde ja´katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Katia querida. Você não consegue fazer o molde conforme minha explicação feita no Paint? Não é difícil: você faz um quadradinho de papelão ou cartolina medindo 10 cm por 10 cm. Emenda umas 4 folhas de papel pardo ou jornal e vai riscando um quadradinho grudado no outro até o papel ficar todo quadriculado. Então é só desenhar o molde seguindo o desenho, cortar no tecido e fazer usando overlock ou ponto elástico.
      Esta semana eu estou viajando de férias mas, se quando eu voltar você ainda não tiver conseguido, me avisa e eu vejo como a gente faz, OK? Feliz Natal!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!