quinta-feira, 1 de março de 2012

Sobras de lã...



... e roupas de bebê. Essa é uma das idéias que eu sempre aplico: fazer algo realmente útil com todas as sobras de cones (e haja sobras!). Estes 2 conjuntinhos de blusa e touquinha eu fiz na semana que antecedeu o carnaval e levei prá dar pro neto do caseiro. O menino tem 1 ano e meio e logo chega o inverno (e no sul de São Paulo o frio "pega" mesmo. Em ambas as peças, a ideia era aproveitar os restinhos sem que ficasse com cara de "comida requentada", e me atrevo a dizer que ficaram ótimas.


Aproveite também suas sobras, faça listras, jacar - vale fazer uma manga de cada cor, a gola de outra... 

Vale fazer uns círculos de crochê coloridos, pregar no peito da blusa, bordar um cordão preto saindo de cada um fingindo que são balões... é prá criança, então pode ser meio fantasia (o que importa é andarem lindos e quentinhos...). 

Aí vão as receitas: 

Acredito que até perto dos 3 aninhos ainda vão servir nele (até porque sou contra fazer roupa em cima da medida, porque eles crescem tão depressa e logo perdem). A blusa preta e branca eu aproveitei uma cartela que tinha esse jacar zig-zag para fazer a mudança de cor (preto é bom nos punhos e na barra porque suja mais). A touca é dupla face.

Não tem frontura? Fica triste não... Faz a barrinha doble que fica lindo do mesmo jeito: faz numa regulagem 4 ou 5 depois prega com ponto de malha folgadinho prá ficar elástico. Na gola alta tem um truque: faz metade dela, tira com fio de outra cor e põe de volta na máquina com o transportador, só que invertido. Daí faz o acabamento em crochê, em pto. baixíssimo só que folgadinho e, quando a criança vestir e virar a golinha prá fora fica bonitinho do mesmo jeito!

Custo: prá mim, zero, prá vocês... Bom, com 2 cones vai dar duas blusas e duas toucas, a um custo de 20 reais se vocês comprarem no site da Center Lã. Bom, né?

Ideias luminosas: Faz um grande círculo de crochê, do tamanho de um pires de cafezinho. Prega em volta uns pompons e borda uns bigodinhos, prega dois botões e faz um leãozinho... Ou duas orelhonas e uns dentões e faz um coelhinho... Põe uma franjinha, duas trancinhas, um lacinho bonito e faz uma bonequinha... Faz umas florzinhas de crochê, inventa uma borboletinha ou uma abelhinha... tudo usando sobrinhas, transformando o que não tem muita serventia em algo lindo.

Até mais e bons trabalhos!
Share:

2 comentários:

  1. Oi amada...
    Realmente ficaram divinos, eu tbém gosto de reaproveitar tudo, pena que não tenho máquina, é na mão mesmo. Até já separei algumas lãs para iniciar os trabalhos, aqui no sul, se fizer frio como o ano passado, temo tudo lascado..
    Mil bjoks.

    tea-arttea.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que inveja! Adoro lugar frio... Aqui em São Paulo todo dia parece mais quente que o anterior! Manda brasa no tricô antes que o inverno chegue. Beijão.

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!