terça-feira, 17 de maio de 2011

Batatas e mais batatas




Hoje está um friozão danado, daqueles que é bom ficar em casa, agarradinho na família, comendo uma das maravilhas da natureza: batatas! São deliciosas fritas, cozidas, ensopadas, assadas e recheadas com catupiry, assadas na fogueira, com aquela casquinha preta... Sou uma batatólatra inveterada! Para esta noite fria fiz duas delícias: sanduíche de batata frita e sopa creme de batata com cubinhos de queijo. Engorda? Quem se importa! É boooom demais e não se come todo dia, prá não enjoar (se bem que eu não me importava de descobrir meu limite...)
Bom, prá quem também fica de olho comprido na batatinha dos outros quando vai ao Mc Donald mas ainda prefere aquela batata frita "molenguinha" que a gente faz em casa, aqui vão as duas receitas - afinal, é como eu sempre digo: "até Deus ama tanto as batatas que as guardou bem escondidinhas debaixo da terra..."

SANDUÍCHE DE BATATA FRITA (1 porção)

1 pão francês
3 ou quatro batatas (de médias prá GRAAANDES)
sal a gosto
óleo prá fritá-las
margarina para passar no pão

Descasque as batatas e corte-as em rodelas de 1/2 cm no sentido do comprimento. Frite-as em óleo bem quente até ficarem macias e salgue-as. Então, deite-as com amor e carinho dentro do pão cortado ao meio, previamente guarnecido de margarina (ou manteiga, se você não tem frescura). Faça muitas e muitas batatas, o recheio tem que ser generoso, tem que ficar bem grosso de batatas por dentro. Coma enquanto está quentinho e agradeça ao Papai do Céu por ter criado algo tãããão bom.

Sopa Creme de Batata com Cubinhos de Queijo (muitas porções - depende da fome...)

1 kg de batatas
duas colheres de sopa cheias de margarina
1 dente de alho
sal a gosto
pimenta (do reino ou calabreza) a gosto
água para cozinhar as batatas
Queijo (parmesão, provolone, gorgonzola - o que agrade o freguês) cortado em cubos = 1 xícara

Cozinhe as batatas com água suficiente para cobrí-las, na panela de pressão (porque assim vai mais rápido...). Bater as batatas no liquidificador com água fria, sal, e uma colher de margarina. Em uma panela, fritar o dente de alho picado bem miudinho na outra colher de margarina, juntar a batata liquefeita, temperar com a pimenta e levar para ferver. Distribuir o queijo em tigelas ou xícaras e jogar por cima a sopa bem quente, para amolecer o queijo. É só comer e dormir satisfeito, sonhando com anjos...
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!