segunda-feira, 28 de março de 2011

Tear rabo de rato feito em casa






Passeando meus olhos pelo Superzíper encontrei um tear rabo de rato e me lembrei de quando minha avó fazia um desses para mim, com carretéis de linha de madeira...
Eu era hiperativa, um tormento, mas ela obviamente havia descoberto um meio de me fazer ficar calada e quietinha, fazendo os cordõezinhos que depois viravam tapetes, mantas... Saudades de doer o peito... Bom, indo na minha mania de reciclar, fiz três teares desse tipo, um para mim, um para minha filha e um eu mandei para a amiga dela, que ainda não conhecia e se apaixonou... Mandei lã junto para incentivar, mas nem precisava: ela agora faz no ônibus, no metrô... Eu então, estou fazendo um montão de coisas ao mesmo tempo - dentre elas o tear rabo de rato, mas ainda não decidi se vai virar cachecol, tapete, casaco... É terrível essa mania de ocupar cada minuto livre com algo produtivo, tipo "até quando descansa carrega pedra". Tudo culpa da minha avòzinha, que dizia: a mão desocupada é a oficina do diabo - ela acabou criando um monstro!
Os teares foram feitos aproveitando o que eu tinha à mão: o vermelho é uma tampa de Ajax por fora e uma tampa de outro desinfetante que encaixava dentro, cortei as pontas dos dois com uma faca quente (pode ser uma faquinha ou serra) e colei os pregos com cola quente. Minha filha já fez uns 30 metros do cordão... O segundo - que é meu - fiz com uma embalagem vazia de comprimidos de lêvedo de cerveja por fora, um cone velho e vazio daqueles rolinhos que tiram pelos de roupa escura, cortados para ficarem do mesmo tamanho, e os pinos eu fiz com palitos de bambu que a gente recebe quando compra comida chinesa... Foi o que ficou melhor, na minha opinião, pois a lã desliza bem, e os feitos com pregos, com o uso, estes amolecem e soltam da cola - mas aí é só esquentar o prego na boca do fogão e colocar no lugar que cola de novo. Estou usando uma molet que é branca e cinza escuro. O terceiro foi feito com embalagem de remédio por dentro e por fora um cone de linha da pingouin - não lembro qual. Foi o que eu dei para a amiga da minha filha. Fiz também um pequenininho com carretel de linha, mas só serve para usar com linha de crochê - ou para fazer bijouteria. Foram fáceis de fazer, mas em todos eu usei cola quente - então se a pessoa não tem esse recurso, não dá prá fazer igual. São gostosos de usar, ocupam pouco espaço, dá prá levar para qualquer lugar. Obrigada às meninas do Superzíper por me levarem de volta ao passado!
Share:

6 comentários:

  1. Rosa, meus parabéns pelos teares alternativos, feitos por você. Sempre que vejo algo desse tipo, fico impressionado, e admirado com quem faz, não só com a criatividade mas, principalmente, pelo fato de mostrar que quem quer fazer, faz mesmo, seja tear, máquina de tricô ou outros instrumentos. Para quem gosta, quer ou precisa, como diz um antigo ditado, "de um tostão se faz um milhão".
    Paulo.

    ResponderExcluir
  2. É como se diz: "a necessidade é a mãe da invenção"... Quando a gente nasce pobre, aprende a tirar o melhor de tudo e, mesmo quando a situação melhora, enxerga tudo com olhos de "bom uso e oportunidade". Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. MENINA, ESTOU ESPANTADA COM SUA CRIATIVIDADE, QUE ALIAIS É GRITANTE,
    PARABENS, CONTINUE A NOS MOSTRAR QUE TUDO É POSSIVEL, SÓ BASTA TER BOA VONTADE, AMEI
    BEIJOS
    NAMASKA -->(PAZ E LUZ NO SEU CAMINHO)

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela sua gentileza, e que o nosso Paizinho do céu também encha seu caminho de paz e de luz. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. é incrivel como você é criativa e sabe aproveitar o que tem a mão.adoro o seu blog.
    adoro suas idéias.
    bjs jací

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!