sexta-feira, 31 de julho de 2020

Carta para o meu eu futuro



Então, velha, como é que você está? 

Já conseguiu tua cadeira flutuante do Professor Xavier? Eu sei, eu sei: não nesta vida... É o tipo de sonho bobo que você costumava ter quando menina, tipo comprar um anel de diamantes da Antuérpia prá tua mãe ou fazer tua avó viver prá sempre: sonhos totalmente fora da realidade.

Tá mais pé no chão, pelo menos? Agora que finalmente você tem teu maravilhoso Bilhete Único de Idoso (afinal se passaram cinco anos...) você conseguiu ganhar o mundo? A 25 de março é tua prá fazer o que quiser - gastar o dinheiro do patrão nos tecidos da Niazi Chohfi, comer burundanga nas lanchonetes, andar devagar de bengalinha pela Liberdade, espiando o mundo com esses olhos observadores que você tem?

Meleca. Eu sei que não. O Marildo tá aposentado, então fica em casa o tempo todo e odeia ir na 25... Tudo o que ele quer na vida é você sentada do lado dele no sofá assistindo tv com ele, lendo com ele, conversando com ele.

Reclama não, velha. Tanta gente no mundo se sentindo só e você aí rodeada de carinho e companhia - vale mais que um milhão de 25s de março.

Continue fazendo teus preciosos alongamentos. Continue sentindo orgulho de tocar as palmas das mãos no chão quando se dobra, coisa que muita gente jovem não consegue.

Anda dormindo bem? Já faz tempo que eu descobri porque gente velha tem pouco sono: primeiro porque a gente tem muitas lembranças prá arrumar no baú da mente, muita gente por quem rezar, muitas saudades prá entronizar e segundo porque o tempo não é um recurso infinito. Esse relógio tiquetaqueando na tua cabeça, te mandando correr e fazer o máximo que der só vai parar quando você morrer (e se existir uma vida após a morte como você suspeita, não vai parar nem depois disso). 

Mas pouco sono não significa nenhum sono: tem que dormir, velha. Nem que for de dia, como diz o Ike. Você tem empregada: avisa ela que vai tirar um cochilo e deita na cama quentinha.

Ah, se o Marildo deixasse a gente costurar durante a noite, quando o sono falta... Mas se a velha não tá deitada do lado dele, fazendo pum dormindo prá ele dar risada no dia seguinte esse homem não dorme... E - afinal de contas - prá isso Deus criou os soníferos.

Ainda faz toucas pros moradores de rua? Lembra que em 2020 você começou a fazer blusas de moletom prá eles também, com o tique taque na cabeça, a urgência em ajudar, como se você fosse partir semana que vem e tivesse que deixar tudo pronto...

Mas relaxa: tua bisavó viveu até os 104, a avó quase chegou aos noventa, a mãe (se Deus quiser -e por favor, Deus, queira muito!!!) já está com quase noventa também, então você ainda tem muita quilometragem prá rodar. E cá prá nós: ninguém morre deixando tudo pronto, tudo arrumadinho. Sempre ficam coisas inacabadas, palavras não ditas, projetos incompletos. Faz parte da vida.

Política ainda te revolta? Pior que nunca vai deixar de revoltar, eu sei. Mas continua respirando fundo, colocando Deus na equação e lembrando que você é só uma velha - consegue mudar algumas coisas no teu cantinho, mas nem nele consegue mudar tudo (que fará no mundo?).

Se por acaso algum filho te deu netos comprovou o que você sempre soube: você jamais vai amar qualquer pessoa mais do que ama teus filhos. Fato. Você ama o Marildo, ama sua mãe, seus irmãos, ama os netos - mas os filhos estão num patamar inatingível para qualquer outro amor. Aliás os filhos elevaram em muito a escala de amor a todas as outras pessoas, te ensinaram a amar como você nem sabia que era capaz. Parabéns: você conseguiu ser uma boa mãe e sabe muito bem disso - mas eles te obrigaram a isso, pois sempre mereceram teu máximo.

Espero que você esteja se alimentando bem, comendo bananas e maçãs e melancias e uvas (e também ocasionais bolos com creme e chocolates e sorvetes com tudo que tem direito em cima - Aleluia!). Que arroz com feijão tenham saído da Lista Negra na tua casa e você possa se deliciar com esse manjar dos deuses duas vezes por dia, sete dias na semana - Assim-seja-Amém.

Se por acaso a Nasa estava certa e os ETs realmente estão entre nós e se mostraram convence a família a ir morar no sítio. Já é difícil lidar com os seres humanos, avalie se aparecer gente de fora antes da gente resolver nossas pendências aqui na nossa casa...

Enfim, viva bem.     

Tenha sempre muitos projetos - esteja sempre produzindo coisas boas prá tua família, prás pessoas que estão carentes do básico que você consegue produzir com amor em cada ponto. Ter um propósito é sempre o melhor motivo prá acordar de manhã.

Costure, tricote, cante no Smule, ouça música com o Marildo e também sozinha, assista desenhos coloridos e filmes engraçados.

E pinte quadros. 

Te encontro em cinco anos.

(Lição de casa da Priscila, minha super terapeuta)
Share:

2 comentários:

  1. Que os cultivos diários nos permitam ter eternas colheitas! <3

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida, que saudade de você! É uma pessoa iluminada, quando conta de sua vivência, da sua história, da sua vida. Seja sempre muito abençoada pelo Senhor. Amo ler suas postagens! O tempo que você ficou afastada fez muita falta. Grande e forte abraço e beijo com carinho.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!