segunda-feira, 11 de maio de 2020

Preparando um lindo Natal já em maio



O Natal é uma época mágica, especialmente prás crianças. Eu me lembro quantos Natais passei sem ganhar nada, nem uma boneca de plástico. E, se para uma criança, ganhar um brinquedo usado já é melhor que nada, ganhar um brinquedo novo é um sonho que muitas carregam por toda a infância...

Esta boneca meu irmão achou entre as bagunças na garagem da minha mãe. Era de uma colega dele da faculdade, que havia pedido prá ele levar no Hospital de bonecas prá consertar. 

Ele levou e disseram que ficaria tão caro arrumar que daria prá comprar um carrinho cheio de bonecas e ela assim ia pro lixo.

Também olha o estado:


O corpo de pano estava irrecuperável: rasgado, manchado, fedido... Joguei fora, fiquei apenas com a cabeça e as mãos. Fiz isso antes mesmo de entrar em casa, pois o acúmulo de micróbios podia significar doença, alergia, sei lá o que. Também cortei os cabelos, que eram apenas um círculo ao redor da cabeça, pois a careca ficava escondida debaixo de uma touca também deteriorada pelo tempo.

Não sei por que resolvi salvar a coitada. Talvez a menina dentro de mim tenha sentido pena do estado dela, das sobrancelhas mal feitas de Frida, das sardas tortas feitas com caneta retroprojetora.

Gastei semanas dando banhos de sol nela, com peróxido, com vanish e água oxigenada 40. E, no fim, ainda sobraram manchas cinzentas e o rosto ficou descorado na frente.

Mas eu não desisti. Usando um primer a base de álcool borrifei com aerógrafo o rosto todo, transparente, apenas prá preparar para a pintura.

Tentei diversas pinturas: espanei o rosto com giz pastel seco, com tinta pva, nada dava certo.

Então peguei outro primer, branco, da marca Gato preto, diluí meio a meio em água, misturei gotículas de tinta amarela e vermelha até acertar o tom da pele original e pintei o rosto todo com o aerógrafo, em várias camadas finíssimas, até dar cobertura total ao rostinho. Se você não tem aerógrafo pode pintar com uma esponja embebida nessa solução de primer com tinta, desde que use pouquíssima quantidade de produto e não fique repetindo as passadas nem deixando escorrer. Daí espera secar bem e repete as camadas quantas vezes forem necessárias.

Depois pintei sobrancelhas decentes, lábios mais infantis e simpáticos e olhinhos verdes, pois os azuis antigos eram meio bobos.

Nos cabelos usei uma agulha grande de tapeceiro e um novelo e meio de linha susi

E o rostinho ficou assim:


Todo rosto fica mais bonitinho corado, com sardas. E um sorriso com dentinhos aparecendo cria um semblante muito mais infantil e fofinho. Eu acho.

Fiz um corpo totalmente novo, com malha atoalhada nova e limpinha, enchimento novo, fiz as perninhas com tecido listrado pra serem perninhas com meias. Com Corino cinza fiz os sapatinhos. Inseri as mãozinhas, meu filho prendeu bem forte a cabeça, com um agarrador plástico.


(Reparem na minha máquina de costura nova, cheia de adesivos infantis. Qualquer semelhança entre eu e uma menina de oito anos não é mera coincidência... A outra máquina eu doei e a nova dona está fazendo muitas e muitas máscaras protetoras e doando. Gente boa é outra coisa. É por isso que um meteoro ainda não arrebentou com a Terra...)

E olha que gracinha ficou, com o vestidinho florido que eu fiz (por baixo tem calçola):


Olha as madeixas atrás:


Uma linda menininha...


Dá prá acreditar que ainda é a mesma boneca?

E fiz prá minha Nana, a cirurgiã mais amada do meu coração, a recauchutada do  boneco repolhinho comprado no Mercado Livre de segunda mão - era um menino:


Agora é uma menina, com sardas e dentinhos. Preguei os fios de lã da mesma maneira, com agulha de tapeceiro, fazendo os cachos enrolando o fio no meu indicador conforme subia e descia dentro da cabeça.



Tenho várias bonecas prá reformar e continuar preparando o Natal - em maio, junho, julho...

Cada vez que surgir a vontade de brincar de bonecas - coisa que eu aprendi a não dar valor na infância, por força da situação, mas que hoje aprecio muito - eu mexo nas minhas caixas, vou em busca de inspiração nos meus tecidos, nas minhas linhas e no coração de menina que ainda carrego no peito.

E então? Vocês acham que algumas menininhas vão ficar felizes ganhando minhas bonecas?


Share:

4 comentários:

  1. Ficaram lindas Rosa e com certeza vão alegrar o natal de uma criança.

    ResponderExcluir
  2. Lindas, Rosa!! Parabéns! Até imagino a alegria que você vai proporcionar! Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. A senhora me inspira e sempre que passo por aqui meu coração se alegra em ver que ainda existem pessoas pensantes e de bom coração,e dessa inspiração vou fazer começar a pensar no natal aqui tbm,,muito obrigada e fiquei muito feliz com o retorno,,beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que as menininhas que ganharem estas bonequinhas vão, sim, ficar muito felizes.

    A Rosa fez um trabalho extraordinário! Parabéns!

    Fique bem!
    Beijinhos
    Liliana

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!