terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Diferente, mas parecido...

Se vocês conseguiram fazer o ponto desfiado da blusa ferrugem (desta postagem AQUI) vão tirar de letra o ponto desta outra blusa, pois é muito parecido:





Me digam se não ficou linda?


Três novelos de linha Ibiza (que não fabrica mais...), nos quais paguei 6 reais cada um - então essa blusa me custou apenas 18 merrécas. Aliás, nem isso: sobrou metade do terceiro novelo - então se vocês tem essa linha perdida nos seus guardados, tá na hora de usar.

Lindíssimo fio, 100 % viscose, macio e brilhante - na loja me disseram que pararam de fabricar porque as pessoas só compram as linhas mais baratinhas e essa encalhou, dando prejuízo. Pena.

Bom, sem xurumelas, taí a receitinha de mãe prá vocês fazerem - ela é manequim 46/48 (por isso tá grandona na minha Nana, que veste 40/42. Usei regulagem 10 na minha Elgin 840:



Dica importante: passar à ferro antes de costurar. Vejam como a manga era antes de ser passada à ferro:



E depois:


Reparem que não fiz desfiado até a borda, só no centro - fica mais fácil fazer as diminuições e os aumentos... 

Nas laterais também não desfiei até a borda, espia só:




Na hora de passar tomem cuidado com o bico do ferro: se ele engancha nos desfiados acaba desmanchando um pouco o ponto e dá um trabalhão consertar depois... 

Espiem o decote - parei de fazer os desfiados carreiras antes de começar o decote, que é prá não me atrapalhar na hora H:



Costurei tudo com agulha fininha e linha comum, de costurar - a linha é muito preciosa prá desperdiçar em costuras...

Acabamentos super-básicos, em crochê - e super econômicos também. Além do mais, com tanto rendado na blusa, não precisava desperdiçar talento e tempo com um acabamento mais elaborado, não é mesmo?

Tem três diferenças básicas entre o ponto desta blusa e o da ferrugem:

Primeiro: quando começava a outra eu escolhia 2 pontos centrais (que eram centro do losango desfiado), ia transportando os pontos laterais a cada duas carreiras E TINHA 16 PONTOS entre cada centro de losango. Neste ponto tem 17 pontos de distância de um centro de losango ao outro.

Segundo: no ponto da blusa ferrugem eu só fazia os buraquinhos na hora de fechar o losango, usando o transportador de 2 pontos. Neste eu fiz buraquinhos também quando fui abrindo os losangos, formando assim dois tipos de pontos: os losangos desfiados e os losangos contornados por buraquinhos. 



Terceiro: no ponto da blusa ferrugem eu não desfiava até o final o losango e neste, como fiz losangos de buraquinhos, desfiei até o fim.

Então façam - não tem Ibiza, façam com Glam ou Anne, façam com Brisa... Vai ficar lindo de qualquer jeito.

Ando meio sumida - meu bebê viajou prá Brasília prá fazer um treinamento pro trabalho (primeira vez longe de casa...). Fiz um montão de roupas prá ele levar, montei uma mala gigante com tudo que ele ia precisar prá "sobreviver" e mais uma tonelada de coisas (a Lola me ajudou a encher cada peça de roupa com um bilhetinho, prá cada minuto ele se sentir amado...) e eu tô borocoxô de fazer dó. Cheguei a uma conclusão nesta altura da minha vida: sou uma aberração da natureza. Acho que sou meio planta, do tipo que definha sem sol, sabe como é? Só que meu sol são as pessoas que eu amo, se fico longe delas eu não sou nada. 

Um dia desses, nos livros de psiquiatria, vão ter que incluir um transtorno superlativo da Síndrome do Ninho Vazio e vai ter minha cara estampada nessa página...
Share:

7 comentários:

  1. Rosa, essa também ficou linda. Parabéms pelo caprichol.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Rosa, querida, cada uma mais linda que a outra! Não saberia qual escolher.
    Tenho sentido a tua falta, agora explicada ... mãe galinha como eu!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Diferente mas igualmente linda!
    Um belo esquema e uma belíssima cor!!!
    Um síndrome que irá superar---se Deus quiser!!!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
  4. Ai Rosinha, seu bebê vai se virar muito bem! Deixe-o voar…
    Além do mais, um dia ele vai ter sua própria casa não é? A gente precisa ir se acostumando.

    Adorei a blusa, a cor é linda, e a modelo idem.

    Olha querida, concordo com tudo o que você disse lá no blog a respeito do filme, é melancólico mesmo, as pessoas preferem ficar no mundo virtual, onde têm a ilusão de controle, por que não querem lidar com o trabalho que dá ter um relacionamento real. Nós discutimos esse filme no grupo de estudos e a discussão foi tão rica que quis compartilhar.
    Bjs querida, vá fazendo suas arteirices que o tempo passa mais rápido e seu filho logo chega.

    ResponderExcluir
  5. Ficou linda Rosinha, cor também gostei, beijo amiga

    ResponderExcluir
  6. Lindíssimas! Rosa tu sabes nê que estou em obra e não posso nem montar minha máquina. Q saudades e com todas tuas receitinhas fico babando. Abraços amiga em breve tudo estará pronto e vou montar meu cantinho.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosa estou voltando pra máquina. Mas minha mais linda peça foi a blusa de coração desfiado que ensinasses . Lindas todas elas mas não sei se conseguirei fazer algum dia como esta e a branca. dos triângulos desfiados. São maravilhosas não sei dizer qual a mais linda. Abraços com saudades.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!