terça-feira, 24 de junho de 2014

Inspiração retrô





Alguém já passou os olhos por uma revista de tricô antiga, da Burda? Pois eu tenho uma, velhiiiiinha, comprada em sebo por uns trocados, cheia de blusas multicoloridas em tricô, parecidas com esta... 


Um monte de alemãs muito lindas, de rostos sorridentes, usando blusas grossas de lã - a maioria multicolorida como essa. 

Só que lá as cores vinham de padronagens feitas em jacar, técnica que a maioria das tricoteiras iniciantes (e algumas experientes..) não domina. 

Isso porque se amedrontam com a imagem, com a aparente complicação do desenho e imaginam que é um bicho de sete cabeças - o que não é verdade, pois jacar é tremendamente fácil. E se tem um tricô que cresce rápido é esse: não sei se é o fato da atenção da gente estar presa na troca das cores dos fios, mas a verdade é que deslancha na agulha - e o único trabalho é deixar sempre o fio por trás do trabalho, nada mais...


Mas esta blusa não é jacar - é muito mais simples. São apenas listras feitas com diferentes cores - todas sobras de fios que eu tinha em casa. Verdade seja dita: é ótimo fazer acessórios, mas quando o frio "pega" mesmo, nada melhor que um casaco quentinho...

Esta fiz prá mim, prá aguentar o frio do sítio quando chegarem as férias, quando eu tiver que sair prá longe da lareira e guardar um pouco do calorzinho dela junto de mim... O fio-base é uma sobra, deste casaco (cuja receita está AQUI):



Lindo, né? Minhas meninas adoram... 

Agora, no casaco de hoje, o charme está nos relevos dos pontos: a parte branca é feita bem plana, em ponto meia no direito (assim como a parte mescla). Já a parte azul marinho é feita de forma oposta, tricô no direito e meia no avesso, gerando uma listra saltadinha prá fora. E por fim a parte vermelha, uma listra mais grossa na qual distribuí pipocas.

O "Marildo" queria a blusa prá ele, pois adorou - mas, por causa do relevo, ela é feminina (pelo menos na minha concepção...). Tadinho, fica olhando prá ela de "olho comprido"... Vou ter que fazer uma masculina prá ele, uma hora dessas... Mas vou fazer nos moldes em que essa foi feita: assistindo televisão, do lado dele, um tiquinho por dia, sem pressa - talvez pro ano que vem, que ele já tá cheio de blusas...

Receitinha de mãe:


Como eu fiz os pontos:



Share:

13 comentários:

  1. Olá Rosa
    Gosto muito de seus trabalhos e de sua criatividade...admiro sua capacidade de fazer coisas lindas gastando pouco !!
    Um abraço
    Nilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nilda querida! Posso te garantir que eu adoro criar coisas lindas com pouca coisa, me sinto muito bem...

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Rosa, bom dia minha querida!
    Adoro ver seus trabalhos, como são tão bem feitos e com tanto capricho, as meninas tem mesmo que agradecer por ter uma mãezona assim amiga. Posso te dar uma dica? Faça uma blusa com fio Jacard da Cisne, vc vai amar o resultado.
    Beijos e boa 3ª

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E u já usei essa lã, realmente ela é linda. Mas o desenho fica abstrato, eu geralmente gosto de fazer coraçãozinho, algo geométrico - arrumo sarna prá me coçar, sabe como é...

      Beijos!

      Excluir
  3. Rosa...as duas peças são bem lindas...no seu estilo diferente!
    Mãos habilidosas as suas!!! Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosa, ahhh que bom que vc fez.
    Pode amiga, faça como desejar, o link está ótimo.
    Claro que nunca vou achar ruim com vc amiga.
    Afinal estamos aqui para compartilhar o que sabemos.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carla querida! vou ver se faço a postagem prá quinta ou sexta feira. Beijos!

      Excluir
  5. Oi Rosa, adorei as duas, e o seu casaco está muito elegante!
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Rosa, querida, ainda gostava de saber se existe algo que não saibas fazer!!!!
    Ficou lindo o casaco de riscas. Esse é um trabalho de que gosto particularmente, pois além do efeito fantástico, permite despejar gavetas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando faço biscoitos ficam horrorosos - e isso é apenas uma das coisas que não sei fazer, Nina querida... Mas agradeço por tua bondade.

      Beijos!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!