quarta-feira, 25 de junho de 2014

Emborrachando

Qual crocheteira não sonha com essas agulhas importadas, poderosas, ergonômicas, coloridas e escandalosamente caras?







Pois é: marcas famosas, como Clover e Addi, cada uma delas custando entre quarenta e cinquenta reais (a unidade). Salgadinho o preço, né?


Um dia desses, passeando por blogs em busca de uma inspiração, lá caio eu num blog de uma crocheteira que estava exultante de alegria, pois tinha acabado de chegar o seu estojo completo dessas agulhas. 

Daí, só porque eu sou xereta, fui atrás do tal estojo no Bazar Horizonte (prá comprar também, invejosa que só a preula...) - o site onde eu mais compro, pois tem bons preços, parcela no cartão e ainda tem um excelente atendimento ao cliente - e quase tive um piripaque! O kit da tal moça, com dez agulhas, custava quinhentos reais!!! 

Gente do céu, nessas horas eu fico totalmente em dúvida quanto a mim mesma: será que eu sou sovina mesmo ou o mundo tá "virado na coréia"? Que preço é esse??? Mas nem se eu ganhasse na loteria eu comprava um negócio desses, acho abusivo, desrespeitoso, um assalto a mão armada... E olha que eu tenho artrose nos polegares, fazer crochê é um exercício de amor e dedicação da minha parte - eu bem que preciso de agulhas como essas...




Há um tempo atrás eu comprei duas agulhas de crochê com cabo de bambu - uma da Barroco e outra da Duna. São muito boas, custaram menos de dez reais cada uma e achei que valeram super a pena. Comprei dos dois números que eu mais uso, então não tinha planos de comprar mais nenhuma - por enquanto e até que meu pé de dinheiro floresça no quintal. 

Daí, assistindo ao programa Arte Brasil semana passada, tinha uma moça (Márcia Nunes) ensinando a fazer um chaveiro muito fofo de corujinha, com biscuit. 

O programa foi este AQUI (é só clicar no amarelinho que você assiste). 

Adorei a aula, especialmente porque ela foi extremamente generosa: sabendo como os moldes de silicone (prá uniformizar as pecinhas do biscuit, como asinhas e pesinhos) são caros, a moça ensinou a fazer molde de silicone caseiro, usando silicone e maisena. 

Resumindo prá quem não consegue assistir vídeo no computador: ela fazia uma única asinha ou pesinho, esperava secar, daí fazia uma bolinha com o silicone de bisnaga e maisena (em partes iguais), amassava bem até formar uma bolinha. Colocava a asinha no meio da bolinha e deixava lá, afundada no meio - e quando a bolinha de massa secava, era só tirar a asinha e ficava com o molde caseiro, macio e maleável, prontinho prá novos usos!

Vasculhando o Youtube pelo nome dela, achei um vídeo de um ano atrás no qual ela já ensinava a fazer esse molde caseiro:



Quem sabe esse você consegue assistir?

A massinha me pareceu tão mágica - na mesma hora pensei em revestir agulhas de crochê com ela. Fiz assim:



Maisena - que todo mundo tem em casa - e custa baratinho;



Silicone em bisnaga - daqueles que a gente usa prá vedar vãos e frestas nas pias da cozinha e do banheiro, quando as mesmas são instaladas. Custa barato (menos de dez reais uma bisnaga dessas) e funciona mesmo quando está vencida (estando ainda molinha dentro da bisnaga, como a minha, vencida desde dezembro de 2013...), pois não é comida (prá fazer mal prá gente quando esgotou a validade...).

Uma colher de chá de cada, em cima do pires:



Amassa, amassa, até não grudar mais na mão e ficar parecida com massinha de modelar.




Nessa hora dava até prá colocar corante nela, assim cada agulha ficava de uma cor... Corante em pó, alimentício, que custa baratinho - já pensou? Eu só pensei depois, então as minhas ficaram todas branquinhas mesmo...).

Ah, e não esquenta com a sujeira: depois de seca, retira do pires igual uma película, fácil demais...




Faz uma minhoca com a massa (se precisar de um pouquinho a mais de maisena na hora de enrolar, não tem problema) do tamanho que vai encapar na agulha (uns dez centímetros). 

Encaixa a agulha dentro dessa minhoca:




Fecha e modela, com delicadeza. Se precisar, corte com uma faquinha - mas faça tudo rápido, pois a massa seca rapidinho, por causa da maisena. Em cinco minutos não dá mais prá modelar nada, em dez minutos tá pronta prá uso.

Aí lá fui eu caçar minhas agulhas pela casa - não achei nem metade, mas também eu não tinha muito silicone...



Assim sendo, gastando uma ninharia, fiz prá mim mesma o MEU kit de agulhas, ma-ra-vi-lho-so:



Vi num outro blog uma mulher que fez a mesma coisa com suas agulhas, só que usando massa de biscuit. Ficaram ótimas, mas com silicone é mil vezes melhor: fica parecendo que elas estão com capinha de borracha de apagar lápis, dessa aqui:



Muito confortáveis de usar, deliciosas ao toque. 




DICA EXTREMAMENTE IMPORTANTE: faça prá uma agulha de cada vez. Não pense em economizar tempo, fazendo toda a bisnaga de uma vez, pois você vai acabar com apenas uma agulha emborrachada e o restante de massa vai pro lixo.

Tem um cheirinho meio esquisito no começo, meio vinagrado, que é o cheiro do silicone - mas esse cheiro some com o tempo, é só deixar as agulhas na janela da sua casa quando não estiver usando. 

Acredito que não dê prá pintar: como é uma massa que permanece macia depois da secagem, se for pintada, vai rachar a pintura, ficar craquelada e soltando caquinhos de tinta seca na mão da gente. 

Taí a dica preciosa: façam seu próprio kit, gastando pouquinho!

Dinheiro custa muito a ganhar, então podem me chamar de mão de vaca - que eu sou mesmo. Mas sou uma mão de vaca muito esperta e que cuida de seus preciosos dedinhos artísticos e artríticos com muito amor e carinho - sem levar jamais o Marildo à falência.

E à querida Márcia Nunes meu muito obrigada - graças a você, minhas agulhas estão "requipimpadas", como dizia minha sogra...
Share:

75 comentários:

  1. Bom dia!
    Adorei a postagem, não conhecia estas agulhas e vou compartilhar o blog com um grupo de amigas crocheteiras...beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Cláudia querida! Espalhe mesmo esse jeito de emborrachar as agulhas, assim as crocheteiras não precisam mais ficar sonhando com as agulhas caras... Beijo e obrigada!

      Excluir
  2. Muito legal! Fiz as minhas com biscuit mesmo, faz uns 2 ou 3 anos, e gosto bastante, mas realmente parece que essa fica mais macia, né? Um dos meus maiores arrependimentos é não ter comprado as agulhas da Clover quando morava no Japão, lá é baratinho, tem uma outra marca chamada Hamanaka, que também tinha essas agulhas e era mais barato ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Aposto que no Japão deve ter coisas incríveis, que nem chegam aqui ou - quando chegam - custam além das nossas posses... Mas, de outra vez, não perca a oportunidade...

      Beijos, Dani querida!

      Excluir
  3. Rosa, adorei a aula de economia e criatividade! Simples assim! Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. ´Rosa, muito obrigada pela aula. Também tenho artrose, inclusive nos polegares e sei o quanto é sofrido. Sonhava com essas agulhas "mágicas" mas, nunca teria coragem de comprar (muito caras!!!), sendo assim, você me deu um presente. Agradeço do fundo do coração a sua generosidade em partilhar. Um grande beijo e fique com Deus e com todos os Espíritos de Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marili querida! Espero que você melhore da artrose e faça bom uso das agulhas. Beijos!

      Excluir
  5. Oi Rosa!
    Também acho abusivo o preço dessas agulhas, nem que eu tivesse dinheiro pra jogar fora eu comprava,pois acho um desaforo!
    Sendo assim também revesti minhas agulhas, só que com biscuit que minha filha comprou para fazer pokemons,rs.
    Aprovei o resultado.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Márcia querida! Mas uma hora dessas experimenta fazer com essa borracha, fica ainda mais gostosa de usar...

      Beijos!

      Excluir
  6. obrigada pela generosidade de dividir boas idéias Marcia e d. Rosa, amo pessoas que compartilham o que da certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Maria Aparecida. Espero que você aprecie suas agulhas com essa borrachinha. Beijos!

      Excluir
  7. D. Rosa, a senhora é o máximo!

    E só pra acrescentar, eu comprei uma dessa da Addi, super cara, e ela faz o mesmo crochê das mais baratinhas e nem é assim muito mais confortável. Aposto que a sua ficou bem mais confortável!

    Beijos!

    Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou mesmo, experimenta fazer que você vai ver, vai adorar. Beijos, Letícia querida e muito obrigada pelo carinho.

      Excluir
  8. A criativa Rosa sempre compartilhando com sua generosidade!Sabe Rosa, estive pensando e se você fizesse o molde da capinha da agulha com cabo de bambu e fizesse o revestimento das outras agulhas a partir desse molde? Também é uma possibilidade,né?
    Bs e obrigada!
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei em fazer, mas sabe o que acontece? Deixando a borracha redondinha em volta da agulha ela fica mais fofinha, mais gostosa do que o formado do cabo de bambu...

      Beijos, Nina querida, e muito obrigada!

      Excluir
  9. Rosa querida, domingo comentava com meu marido que a Rosa sabe fazer de tudo!!! ele pergunta: "quem é essa Rosa que você sempre fala?" Aquela, daquele blog que aprendo tudo, inclusive foi lá que aprendi a fazer aquele bacalhau que você adora!!!
    Rosa, sabe fazer dinheiro dar em pé de capim? aposto que sabe!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei não, infelizmente... Se soubesse eu já teria feito tanta coisa...

      Beijos, Helena querida, obrigada pelo carinho de sempre.

      Excluir
    2. Ela pode não saber fazer da dinheiro em pé de capim mas ensina a tampar o ralo pra ele não ir embora rsrsrs

      Excluir
  10. ADOREI!!!! OBRIGADA. VOU TENTAR FAZER. BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mesmo, Isinha querida! Você vai adorar, tenho certeza. Beijos!

      Excluir
  11. Olá Rosa querida!
    Amei a aula de cabinhos para as agulhas!!!!!!Vou fazer!
    Sabe...eu tenho um estojo de 9 agulhas Clover que meu filho me deu de presente no ano passado!São maravilhosas!De fato não são baratas as minhas custaram R$155,90 no Mercado Livre.Mas se pudermos fazer os cabinhos com certeza nossos maridos agradecerão rsrsrsrs!
    Tudo de maravilhoso na sua vida e de sua família!
    Beijos doces..................Cristina Peres RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cristina querida! Parabéns pelas tuas agulhas Clover - e pelo filhão carinhoso, que te deu elas de presente. Que Deus abençoe vocês.

      Beijos!

      Excluir
  12. Genial, Rosa!!! Concordo: nem que eu tivesse ganho na Mega Sena pagaria 500 reais...
    Tenho feito pouco crochê, mas vou anotar a dica. Obrigada pela partilha!
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro! Dá prá fazer tanta coisa melhor com quinhentinhos, não dá? Concordo plenamente. Beijos e muito obrigada, Vanessa querida!

      Excluir
  13. Amei suas dicas todas com muito carinho e amor tive a impressão de ouvir você falar de tão natural suas explicações , agora posso ter as agulhas que eram apenas, sonho de consumo, obrigada por tudo beijos e o que é bom e verdadeiro esteja sempre presente em sua vida. Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, minha querida. Espero que você faça bom uso das agulhas, tenho certeza de que elas vão tornar o teu crochê mais fácil de fazer. Beijos!

      Excluir
  14. Rosa, querida,

    Pra falar a verdade, nunca ouvi falar dessas agulhas tão caras.

    Bem....eu nunca comprei agulhas de crochê. Tenho uma pequena coleção que foram da minha avózinha ( que fazia trabalhos rendados de cair o queixo ) e outras tantas da minha mãe.

    É verdade que já estão meio enferrujadinhas...(até saiu na foto do pano de prato...hehehe....mas, ninguém reparou..kkkkk)

    Uso elas...mas, achei interessante isso que você fez com as agulhas...personalizando e deixando-as mais grossas.

    Achei bonitas as agulhas coloridas. Vou perguntar nas lojas por aqui.

    Se eu achar assim bonitas, quero uma! hehehe...(mas...será que são tão caras assim??? - puxa...vou ver as nacionais!)


    Rosinha, beijinhos,

    Fique bem e vc não é mão de vaca.,,você é uma dona de casa que pensa na família, na econômia para o bem estar de todos (igual minha mãe)

    Lígia e =^.^=


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas ficaram deliciosas de usar, se eu fosse você não procurava nas lojas não: fazia em casa, só prá ter o gostinho...

      Beijos, Ligia querida e obrigada!

      Excluir
  15. Estive lá e adorei, Suze querida! Se tivesse visto antes, talvez tivesse comprado, mas as que eu fiz ficaram tão gostosas de usar... Mas já coloquei o site nos favoritos, prá futuras comprinhas.

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Oi Rosa, estou indo para o sítio e passei aqui para conferir seus posts de agulhas, não resisti, ainda mais se são agulhas de crochê…
    Adorei a massinha! vou usar para outras cositas também, já comecei a ter idéias…
    Eu comprei uma dessas agulhas importadas há um tempo atrás e não me dei bem, minha mão é pequena e não me acertava com o cabo, quem sabe fazendo um sob medida fique melhor?
    Vou ficar um tempão sem internet, sentirei falta dos seus posts.
    Bjs querida e até a volta!

    ResponderExcluir
  17. coisas de jozeza
    Oi Rosa, gostei muito da dica,tambem tenho artrose...
    Vou fazer tambem.
    Maria jose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, espero que faça e goste. Beijos!

      Excluir
  18. Oi Rosa muito legal teu blog , sempre colocas novidades , acho o máximo. Obrigada por compartilhares.bjinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rose Mary querida. Eu adoro compartilhar. Beijos!

      Excluir
  19. Ficaram maravilhosas... vou passar pra minha irmã qie adora fazer croche e fica com ps dedinhos cansados.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Rosa, adorei seu post. Gostaria de saber se você deixa as agulhas prontas secarem dentro do saquinho, como o vídeo diz, ou nesse caso não é necessário.
    Um abraço e parabéns!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixei secarem em cima de um pires mesmo, ao ar livre. Mas acho bom, de vez em quando, aplicar creme de mão na superfície delas, prá hidratar - a mulher que inventou a passinha diz que elas ressecam e devem ser guardadas em sacos plásticos...

      Obrigada!

      Excluir
    2. Fico grata!
      Abs.
      Ana Maria

      Excluir
  21. lucila mara lobão da silva30 de novembro de 2014 às 16:46

    amei a dica, mas vou tentar com durepoxi, pois é o que tenho aqui em casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica mais caro... Mas também vai ficar bom, o importante é ficar gostosa de segurar na mão e não forçar os dedos...

      Beijos!

      Excluir
  22. Olá,
    Seu blog é delicioso D+. Há quase uns dois anos que o acesso, mas só agora comentei. Lindo! Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  23. Rosa adorei o seu jeito divertido de passar a dica pra emborrachar nossas agulhas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Ameeeeeeiiii! Queria fazer coloridas.. o que seria melhor pra misturar, a guache, o pigmento culinário ou outra coisa?
    Obrigada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que guache deve ficar ótimo... As guaches são umas tintas bem grossinhas... Melhor ainda: sabe aquelas aquarelas que a gente compra prá criança, que parece uma cartolina com as pastilhas coloridas e secas, que a criança molha o pincel na água e esfrega na pastilha? Talvez se você moer uma dessas fique bom, bonito e barato...

      Excluir
    2. Boa ideia ^^ será q tb presta com o corante alimentício que vc sugeriu?

      Excluir
    3. Acho que qualquer corante serve... Uns devem ter cor mais forte que outros, resta fazer experiências até achar o que agrada mais...

      Excluir
  25. Obrigada Rosa pela dedicação! Vou tentar fazer! Bjus

    ResponderExcluir
  26. Olá, tentei fazer mas não deu certo,a cola grudou tda na minha mão, o q será q houve de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que você colocou pouco amido de milho? Porque comigo não aconteceu isso... Você tem que colocar o silicone num pratinho, por bastante amido sobre ele e em volta, ir pressionando e fazendo o silicone absorver até que não grude... Eu fiz com silicone vencido mesmo e deu super certo...

      Excluir
  27. Que benção divina encontrar pessoas tão maravilhosamente generosas e com um alto-astral tão delicioso !!!
    Estava tristinha, e de repente encontrei este blog, acho que foi mais uma de Deus, pois conseguí rir muito com seu texto ( rsrsrsrsrsrsrsrsrs )
    Obrigada minha linda pela descontração deste momento e pela dica do emborrachamento das agulhas .
    VOU TESTAR

    Super beijo no coração

    ResponderExcluir
  28. Eu coloquei 1 colher se amido igual vc descreveu no vídeo.Vc foi dando o ponto na mansinha com os dedos msmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, o amido protege os dedos e não deixa grudar. Se você reparar ainda sobrou amido no pires... Como o meu silicone já tava vencido, talvez tivesse uma umidade diferente do teu... Coloca mais amido e vai mexendo com o dedo até não grudar mais, o amido que sobrar você deixa no pratinho prá fazer a próxima agulha.

      Excluir
    2. Brigada linda,vou tentar novamente tomara q de certo dessa vez,bjaooo

      Excluir
  29. Eu tenho agulha de crochê mas não sei fazer tenho dificuldade em segurar a agulha q acho muito fina e a linha na outra mão. Mas os detalhes q vc deu de como fica a textura cheguei a sentir apertando a borrachinha branca rsss acho q vou tentar fazer mesmo não usando muito talvez me ajude a querer tentar aprender crochê. Bjs e agradeço por compartilhar vou marcar a página como preferidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Experimenta fazer a massinha que daí, mesmo a agulha sendo fininha, não machuca mais a mão... Beijos.

      Excluir
  30. Oi Rosa! Que beleza de dica! Também namorei as agulhas caras mas não resultou em casório. Vou experimentar a massinha. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz que você vai adorar, tenho as minhas até hoje e estão ótimas e muito confortáveis. Beijão!

      Excluir
  31. Olá Rosa!
    Procurei aqui em BH um lugar que vendesse a agulha Soft da Círculo mas não encontrei (precisava da número 3)
    Estava fazendo um tapete russo e minha mão enchendo de calos. Comprei o silicone e resolvi fazer do jeito que ensinou. A primeira massa não deu certo. Da segunda vez fiz o processo mais rápido e o resultado: a agulha ficou PERFEITA....ainda bem que não achei a Soft pois tenho certeza que a minha ficou melhor!
    Muito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Aline! Olha, as minhas são todas ótimas, já acostumei... Tenho da Soft e nem uso mais, as minhas ficaram tão gostosas e macias, adoro. Beijos!

      Excluir
  32. Muito bom! Dicas ótimas! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  33. Ameiiiiiii meu pai fez p mim, coloquei anilina rosa ficou linda e deliciosa p fazer croché. Muito obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Bom.....essa massa de Maizena com Silicone, há um canal Italiano no youtube que ensina fazer essa massa e no caso de cor. Há como pintar sim, no caso de ser uma massa com cor única é só colok tinta para acrílico na massa.....bom...procure la no youtube. Eles fazem até case para celular!!! Canal do youtube -> FimoKawaiiEmotions

    ResponderExcluir
  37. Fiz e adorei! Muito obrigada pela dica! Dor nos dedos nunca mais !!!!!����

    ResponderExcluir
  38. Uauuu! Maravilhosa essa receita.mãos à obra. Vou procurar por aqui o bendito silicone, maizena eu sei que tem rsrsrs. Grata por nos ensinar.

    ResponderExcluir
  39. Oie voltei pra dizer que encapei 2 agulhas e vou encapar as outras. Muitíssimo obrigada pir dividir conosco essa maravilha. Deus abençoe. ��

    ResponderExcluir
  40. Muito boa a sua dica, e não acho que vc é mão de vaca, muitas de nós não tem coragem de dar tanto dinheiro em uma agulha, mas com essa receita podemos ter várias agulhas emborrachadas, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!