terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A inexorável passagem do tempo...


Minha mãe teve sete filhos antes de mim.

Alguns nasceram e morreram depois de minutos, alguns nasceram mortos. Minha irmã mais velha nasceu e durou um dia inteiro antes de morrer - era linda, minha mãe conta, tinha bastante cabelo bem pretinho e olhos azuis. 


Eu sou a número oito - minha mãe fez tratamento durante dois anos prá eu conseguir nascer com saúde. 

Nasci prematura e fui muito festejada - a primeira que vingou. Muito desejada, muito amada e acho que isso influencia a gente, desde o momento que a gente abre os olhos pro mundo. Desde antes, aliás: acho que o bebê sente que está sendo esperado com amor.

Meu pai me levava no bar que tinha na esquina da nossa casa, me colocava de pé em cima de uma das mesas e me pedia prá cantar - todo mundo se admirava como eu cantava qualquer música do rádio direitinho e eu decidi que seria cantora quando crescesse...

Aos quatro anos me apaixonei pela primeira vez, pelo meu primo que tinha sete. Estávamos no cinema com minha mãe, assistindo Bambi e eu comecei a chorar de tristeza porque a mãe dele morria e meu primo me abraçou e disse que era tudo faz-de-conta, que a mãe do Bambi tava fingindo porque era artista e os artistas fingiam nos filmes - como não se apaixonar? Decidi que ia ser médica, porque ele dizia que ia ser médico e nós seríamos médicos juntos...

Não durou muito - eu também quis ser bombeira, cientista, escritora, bailarina... Quis ser tanta coisa!

Nunca quis ser mãe. Cresci dando banho nos meus irmãos menores, ajudando-os na lição de casa, fazendo comida. Todas as minhas tias e primas traziam suas crianças pequenas prá eu cuidar - já tinham crianças demais na minha vida...

Incrível, não é mesmo? De todas as coisas que eu quis ser, não fui nenhuma e justamente aquela com a qual eu nem sonhava Deus me deu de bandeja - e é justamente o que eu mais gosto de ser: mãe. 

Nunca mais fui a pessoa que eu era antes de trazer esses filhos ao mundo. Abandonei vaidades, desejos, sonhos e abracei sonhos e desejos ainda maiores, abracei o mundo e o carreguei nas costas com a maior alegria que já senti na vida - nada se compara. Acho que cada pessoa está destinada a fazer algo muito bem, algo que ela vai fazer porque gosta e vai querer fazer prá sempre e comigo é ser mãe...

Hoje o mundo completou mais uma volta na minha vida e meus três filhos, que estão em casa hoje, resolveram me dar um "Dia de Rainha": vão cozinhar, limpar, fazer tudo enquanto eu deixo meu burro na sombra...

O que eu queria de presente de aniversário? Prá mim nada, tenho mais do que preciso. Mas... Um gênio da lâmpada e alguns desejos, nem tanto prá substituir os que abandonei - já nem lembro deles... -, mas prá estender os desejos que tenho pros meus filhos pro resto da humanidade...

Eu queria que ninguém nunca se sentisse só. Queria que cada pessoa, quando fechasse os olhos, sentisse a presença de Deus em sua vida, amando, cuidando, encaminhando o rumo dos acontecimentos, apesar das aparências das coisas...

Queria que existissem árvores de mortadela, de presunto, linguiça, salsicha... Pés de bife, arbustos de onde brotam coxinhas de galinha - já pensou? Vasinhos de torresminhos... Nunca mais ninguém ia precisar judiar dos bichinhos prá se alimentar! E esse tipo de árvore nem tinha que ser plantada: suas sementes seriam leves como plumas e, carregadas pelo vento, brotariam em qualquer pedacinho de terra, em qualquer rachadura - e ninguém nunca mais sentiria fome na vida. Dariam seus frutos o ano todo. 

Pé de pão também seria bom...

Queria que todo mundo gostasse de ouvir e de contar histórias - histórias lindas, cheias de lições de bondade, perdão, misericórdia. Nada de tons de cinza: tons de todas as cores do arco-íris. E queria que todo mundo tivesse paixão por aprender, que ler fosse um hábito como escovar os dentes ou tomar banho - a coisa mais natural a se fazer, diariamente.

Queria que envelhecer fosse encarado como uma coisa boa: que os cabelos branquejassem, que as carnes não continuassem tão firmes, que o tempo bordasse a vida que levamos em traços finos no nosso rosto - como já bordou a ruguinha de preocupação no meio das minhas sobrancelhas e os risquinhos nos cantos dos meus olhos a cada risada que dei na vida... - mas que a saúde continuasse intacta, que é prá gente nunca se sentir um fardo e continuar trabalhando e servindo aqueles que amamos até o dia de nossa partida.

Queria que todo mundo tivesse certeza que a morte não é o fim - as despedidas seriam menos dolorosas. A gente choraria cada morte somente pela momentânea saudade, nunca mais pela incerteza...

E - por fim, mas não menos importante - eu acabaria com todo o mal do mundo, com um desejo simples e muito eficaz: câimbra. Eu tenho câimbras, de vez em quando - no meio da noite elas me atacam de surpresa, numa das pernas... É uma dor excruciante, imobilizadora, absurda! O pobre do Marildo acorda assustado e faz o que pode, todo sonolento, massageando até a dor passar...

Pois bem: eu desejaria que toda pessoa que pensasse em cometer uma maldade - assaltar, matar, estuprar, trair, enganar (e todas as outras variantes sujas e medonhas que a falta de Deus no coração faz o ser humano cometer) tivesse a câimbra mais violenta e sofrida que pode existir, mas não na perna ou outro lugar do corpo: câimbra no "orifício de saída dos nossos dejetos sólidos". Pensa bem: o pedófilo tá indo atacar uma criança e nessa exata hora sente uma câimbra bem no "fiofó" - ele cai no chão e se torce de dor por meia hora, faz até xixi nas calças: vai pensar duas vezes antes de sequer pensar em fazer o mal de novo...

Então tá: se alguém de vocês tem um gênio da lâmpada e não quiser me emprestar, pelo menos dê umas desejadas nos meus desejos - vocês viram que eu não pedi prá ganhar na loteria nem prá ganhar plástica grátis no corpo inteiro, só pedi coisas das quais todos nós podemos tirar proveito. Mas, se quiserem me emprestar, prometo que devolvo, depois de fazer bom uso.

Obrigada Paizinho do Céu por mais esta volta que a terra deu em torno do sol, por mais este dia que nasceu e no qual eu vou comer bolo, pastel, beber Coca Cola - ainda mais agora que disseram que o rato era de mentira... - e pelas oportunidades de dizer coisas boas, dizer besteiras, amar muito e ser amada. Amém.


Share:

45 comentários:

  1. Rosa, Rosa, você me emocionou muito com suas lindas palavras de vida. O aniversário é seu e quem ganha presente somos nós. Todos temos bondade dentro de nós, mas alguns a trancam a sete chaves para que ela não saia nunca e vivem fazendo as maldades, porque "acreditam" que assim serão melhores que os outros. Depois que fechamos os olhos, somos todos iguais e acabaremos da mesma forma. É tão bom e simples sermos bons, não custa nada e vale muito. Obrigada sempre por suas sábias palavras e histórias de vida. Já foi cuidar das cãibras? Coma alimentos com potássio, assim como a banana, sem bem não faz, mal não vai fazer. Que o Senhor e Nossa Senhora a cubram de bênçãos para que continue a ser essa pessoa e mãe maravilhosa que você é. Sabe, minha amiga, parece que já a conheço há muito, muito tempo. Nossa afinidade aflora a cada dia. Parabéns novamente, muitos beijos e abraços carinhosos e afetuosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, Ligia querida: eu fico abrindo o coração daqui, você vem e abre o teu também e a gente se conhece, não é mesmo? Obrigada pelas palavras tão lindas!

      Eu como bastante banana - adoro! Mas as câimbras não me abandonam, a vida toda foi assim, vá entender...

      Beijos e obrigada mais uma vez pelo carinho!

      Excluir
  2. Parabéns querida Rosa! Quanto desejo lindo! Desejo que Deus conceda todos eles! Seria tão bom ver esta felicidade espalhada pelo mundo!

    Gostaria que vc desse uma passadinha lá no blog pra ver o que fiz. É coisinha simples, mas por sua causa tentei e consegui. Espero que seja só o começo de muitas outras coisas que irei conseguir fazer!

    É seu aniversário, mas quem ganha presentes somos nós, todas as vezes que passamos por aqui e lemos seus textos!

    Deus te abençoe muito querida Rosa! Milhões de beijocas!!

    Eliane (Mundo da Casa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eliane querida! Que Deus te abençoe em dobro!

      Fui lá e adorei teu trabalho, muito alegre e lindo - tá de parabéns!

      Beijos!

      Excluir
  3. Parabéns Rosa, que Deus te abençoe muito e te faça feliz por muitos e muitos anos. Sem te conhecer te gosto muito e sinto no meu coração que, na realidade, o presente é você. Muitos beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marili - fico muito feliz de te receber aqui no meu aniversário e receber teu carinho, minha querida. Beijos!!!

      Excluir
  4. Rosa

    Parabéns por teu aniversário. Que você tenha sempre muita saúde, felicidades e que seus desejos se realizem!! Por que não? afinal são desejos bons e necessários para um mundo melhor.

    Meu desejo é que neste planeta existam muitas outras Rosas como você, que tem sentimentos edificantes, amor incondicional pela vida, felicidade de poder acordar todos os dias, prazer em viver cada experiência necessária, passar os teus ensinamentos...nossa!! são tantas coisas boas a serem enumeradas de sua pessoa!!

    Deus abençoa todos os dias à você, a mim, a todas e todos nós, afinal somos filhos dEle e nós somos todos irmãos e irmãs.

    Felicidades minha irmã querida. Parabéns por este lindo, por mais um ciclo completo e vamos para o próximo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou muito certo, Fatinha querida: Deus nos abençoa sempre, mesmo que a gente não se dê conta...

      Obrigada pelo carinho, minha irmã - que Deus te faça feliz em dobro!

      Beijos!

      Excluir
  5. Rosa, parabéns pelo teu aniversário! Muitos anos de vida e que vc continue sendo sempre essa pessoa maravilhosa e especial!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Edir querida! Fico muito feliz em receber você aqui, sempre tão gentil. Que Deus te abençoe.

      Beijos!

      Excluir
  6. eita sagitariana forte, com muita vontade de viver e mudar o mundo, ( eu também sou sagitariana rsrs) que deus continue lhe dando muita saúde, paz, alegria, amor e tudo mais que for bom. aproveite, celebre cante dance , aproveite a família e logico depois poste a foto do bolo rsrsrs
    parabéns bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elisabete querida - você sempre cheia de palavras boas prá mim, uma gentileza sem tamanho. Obrigada mesmo.

      Beijos!

      Excluir
  7. Rosa...parabéns por tudo e sobretudo por nos dar a conhecer a sua capacidade para uma escrita divertida...de fácil leitura e interpretação!
    E um VIVA bem gritante...para gente maravilhosa como a Rosa!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria da Graça - fico feliz que você apareceu prá me trazer teu carinho. Beijos!

      Excluir
  8. Parabéns, Rosinha, muitos, muitos parabéns e que os teus desejos se concretizem.
    1000 beijos

    ResponderExcluir
  9. Rosa querida, muitos parabéns minha linda!! Quem deveria receber presentes, nos presenteia com esse lindo texto!! Quantos desejos maravilhosos esses seus. Vou desejá-los também , com toda a força do meu coração, viu! Que Deus te abençoe com muita saúde e paz!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deseja mesmo, Luci querida - e pede prá mais gente desejar a mesma coisa: vai que um mundão de gente desejando a mesma coisa faz acontecer, já pensou?

      Obrigada pelo carinho de sempre, minha querida! Beijos!

      Excluir
  10. Parabéns Rosa!!!

    Que Deus continue te abençoando; que o gênio da lâmpada atravesse um dia o seu caminho e você possa pedir que realize estes desejos e mais outros tantos (que você é muito boa nesta coisa de desejos, caramba!); que você não tenha mais estas terríveis caimbrãs; que a gente conte mais umas 60 voltas da Terra em torno do sol (tá bom?); e finalmente desejo muitas, muitas alegrias!

    Que sorte a minha ter conhecido este blog e estar descobrindo o quanto você é especial.

    Receba meu abraço muito carinhoso,

    p.s. como um pastel por mim, dispenso a Coca-Cola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais 60 voltas tá ótimo - vou ultrapassar minha bisavó em dois anos (e isso não é pouca coisa, ela viveu até os 104...). Obrigada pelo carinho, minha querida - comi 4 pastéis, um foi por você...

      Beijos!

      Excluir
    2. Valeu!
      Rumo aos 106 então!

      beijo

      Excluir
  11. Parabéns Rosa...Que Você Continue A Nascer Em Nossos Jardins Por Muitos E Muitos Anos..Pois és A Rosa Mais Bela Dos Nossos Jardins...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Zeth querida! Obrigada por todo esse carinho.

      Beijos!

      Excluir
  12. Parabéns! Que Deus te abençoe ainda mais. você faz aniversário e quem ganha presente somos nós, teus leitores. Obrigada. Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga anônima! Que Deus abençoe você também! Beijos!

      Excluir
  13. Parabéns, adorei o texto, sou fã do seu blog, vc tem uma maestria em escrever, que nos prende do começo ao fim rssrs, muito sucesso, saúde e sonhos realizados, NAMASTÊ _/\_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por gostar do blog e do que eu escrevo, fico feliz! Muitas felicidades prá você também, minha querida. Beijos!

      Excluir
  14. Parabéns minha linda Rosa!
    Ahhh mais uma primavera enfeitando o meu jardim.
    Muito sucesso, tudo de maravilhoso para vc.
    Beijos
    http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carla! Tudo de maravilhoso prá você também, minha querida!

      Beijão!

      Excluir
  15. Muito bela tua história, sábias palavras digna de uma filosófa da vida. Te admiro muito e gostaria muito de poder te conhecer pessoalmente, pois mesmo de longe e tão distante transmite uma luz maravilhosa e que essa luz resplandeça cada vez mais. Sou tua fã. Paraabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a bondade no teu coração que te faz ver tudo isso em mim, Maria Aparecida - eu sou só uma pessoa bem comum, que gosta de compartilhar histórias...

      Beijos e muito obrigada, minha querida!

      Excluir
  16. Parabéns Rosa! Que Deus te dê ainda muitos anos nesta terra para que possa continuar compartilhando tuas histórias conosco!
    Bjus!
    Liege

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Liege querida - eu também peço a Deus prá viver muito, viver é bom demais, né? Beijos e obrigada pelas palavras sempre lindas que você deixa aqui prá mim...

      Excluir
  17. Rpsa, somos do mesmo mês!!!! apenas com os números invertidos!!!
    Que continue sendo sempre essa mãe maravilhosa!
    Muitos felicidades.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você é do dia 30? Minha irmã Cida é do dia 31 de dezembro - quase que vocês nascem no outro ano, né? Obrigada, Helena querida, você é sempre muito carinhosa comigo. Beijão!

      Excluir
    2. Isso mesmo! Quando pequena não gostava de fazer aniversário nesse dia porque não tinha parabéns na sala de aula (e nem presentes) e nem em casa porque já havia ganho no Natal. As pessoas vinham com essa desculpa: "vou dar um bom presente no Natal para valer para as duas datas!" Achava isso tão injusto... Hoje não me importo (e às vezes até gosto), pois sempre estou viajando. Eu, como você, o maior presente que eu quero ganhar é ter a minha família junto, unida, minhas filhas felizes... Isso é tudo, não é?
      Beijos

      Excluir
  18. Rosa Boa noite!
    Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.
    Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
    Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para mim,pois as poucas coisas que sei de costura eu aprendi com voce e sempre que posso passo aqui em seu blog para ver as coisas lindas que voce faz e nos ensina,só tenho a agradecer a Deus pela amiga maravilhosa que eu fiz na net e que hoje mora em meu coração.
    Felicidades pelo seu aniversário.
    Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.

    Parabéns por hoje, mas felicidades sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rose querida! Nossa, você não sabe como fiquei contente de saber que você aprendeu alguma coisa de costura comigo!!!

      Espero sempre poder ajudar. Beijos!

      Excluir
  19. Olá Rosa, parabéns pelo aniversário! Que Deus lhe dê muita saúde, paz, amor, muitas histórias para contar para todos nós e receitinhas deliciosas para compartilhar (adoooro suas histórias). E os seus desejos são ótimos, adorei, também desejo muito deles e se tivesse uma lâmpada mágica com certeza desejaria alguns deles para todos nós!

    Muitos beijos e abraços para você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então deseja! Quanto mais gente desejar a mesma coisa, mais chances tem dela acontecer, não é mesmo?

      Obrigada pelo carinho, por ter aparecido e por gostar das minhas historinhas. Beijão!

      Excluir
  20. Meu Deus, que post mais lindo! Que desejos que desejo... nunca tinha pensado em arvores de comida... amei!!
    Sua trajetória de vida até hoje foi impar, adorei cada linda dela; felicidades sempre:)

    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso em árvores de comida sempre - já pensou, só esticar a mão prá uma gostosura e comer uma atrás da outra, sem sujar nem panela nem fogão, sem lavar a louça nem gastar dinheiro? Mesmo se eu não encontrar o gênio da lâmpada, quando eu morrer peço prá Deus inventar essas árvores...

      Beijos e obrigada pelo carinho, Ká querida!

      Excluir
  21. Ai minha linda aniversariante, eu não vi seu post ontem! Puxa, desculpe..
    Menina, adorei a parte da cãimbra para quem quer fazer o mal….ia ser demais!
    Bjs querida, que você continue com sua luz brilhando e iluminando nossas vidas por muitos e muitos anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Doutora querida! Eu imagino como sua vida deve ser ocupada, adorei que veio agora. Beijos e obrigada!

      Excluir
  22. Que coisa linda o seu texto, conheci seu blog ontem e hoje já estou apaixonada : por você, pela maneira leve como escreve e suas comidinhas então....Parabens, orte abraço.
    Rosi (rosi.bonfim@uol.com.br)

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!