quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Meus filhos amam!

Batatas! Aqui em casa tem quatro batatólatras - só escapa o Marildo. Fritas, cozidas, assadas no microondas, gratinadas com queijo no forno... Nhoque caseiro (!!!), lazanha de batata, purê de batata recheado com muzzarela e coberto com molho de tomate e parmesão - Ahhh! Podemos comer batatas todo dia e nunca vamos enjoar...


Do jeito que eu vou ensinar fica de gemer enquanto come - e é isso que eles fazem. "Ah, mãe, adoro essa batata!";  "Amo quando você faz essa batata, velhinha"; "Mãe, porque você não fez mais?!"

Primeiro: escolhe batatas bonitas e assa elas no microondas como eu ensinei AQUI. Melhor se assar elas num dia e guardar na geladeira, pro dia seguinte - mas eu acabo sempre esquecendo...

Pica as batatas com casca e tudo em cubos:

Numa panela funda e anti-aderente eu frito na manteiga uma cebola grande picada e pimentão sem pele também picado:

A pele do pimentão é indigesta, então tem que tirar mesmo. Tem gente que assa (mas eu acho que fica molenga...) e tem quem queima na chama do fogão - mas nunca sai tudo e ainda come muito gás. Eu descasco com faquinha, ultra fininho - vocês ficariam boquiabertos com minha capacidade... Tenho essa minúscula faca de legumes sem ponta que eu tô sempre amolando na pedra - fica tão afiada que dá prá descascar a pelinha transparente de um tomate maduro... Corto os pimentões em cubos, sento no sofá com uma bacia no colo e assisto desenho enquanto descasco.

Então, depois que fritou a cebola e os pimentões (usei um amarelo e um vermelho) na manteiga, junta as batatas, mexe e tempera com sal e pimenta:

Não parece grande coisa, mas perfuma a casa e faz a boca ficar cheia d'água....

Ah, a batata da primeira foto (que eu tirei DAQUI) do meu jeito eu faço assim: lava as batatas, corta em pedaços grossos e cozinha por uns 20 minutos em panela normal - com a água bem temperadinha: sal, pimenta, uns dentinhos de alho, um tiquinho de coloral. Prá não perder o ponto, depois que a água da batata começa a ferver eu vou dando uma espetadinha nelas com uma faca pontuda: quando a faca entra fácil, tá cozida. Não pode ficar desmilinguida...  Escorre e frita em óleo quente - elas absorvem menos óleo do que se fossem só fritas, ficam muito mais gostosas por causa dos temperos e ficam lindas!

Ah, mas você gosta de assar? Então espia só:


É de um site de culinária português (Cantinho da Somi). Passa lá e aprende...

Deu fome, né?...
Share:

10 comentários:

  1. ai rosa! eu simplesmente AMO batatas! evito de fazer todos os dias, mas se deixar eu como batata e ovo, todo dia sim! srrsrsrs nunca fiz desse jeito, vou experimentar! ja vi q tem tanta coisa deliciosa aqui, q vou perder um bom tempo bisbilhotando! :D

    bjokas
    sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modéstia de lado tem coisa gostosa aqui sim - aproveita que eu sou boa cozinheira (hi, hi, hi) e detesto complicação...

      Beijos, querida Samantha

      Excluir
  2. Oi Rosa eu sempre passo por aqui e fico encantada com seus posts...Sempre com belas conversas, testemunhos, artes, culinária maravilhosa e lugares lindos..Gosto muito do seu cantinho vc poderia escrever um livro.rsrsrsrs.
    Abraços e muita paz e muita luz na sua vida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra - pelo elogio e pela massagem no ego (hi, hi, hi...). Que Deus abençoe a tua vida também, minha querida.

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Rosinha! DE volta, afogada em roupa para lavar e passar!
    Adoro batata! Aprovadíssima a tua receita.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nina querida, vindo de você (que faz sempre pratos tão apetitosos) o elogio fica ainda mais saboroso.

      Beijos!

      Excluir
  4. Impresionantes las fotos felicides por el blog, es un sueño.
    Te invito a que visites mi blog
    Julia
    Elracodeldetall.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já dei uma vista de olhos ...e parei um pouco para saborear os momentos!
    Parei nas batatas...que são sempre bem vindas à mesa!

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!