quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Diferente...






Achei esses trabalhos muito lindos. A Irma é que é especialista nesse tipo de trança russa. Se vocês passam no blog dela tem cada roupinha de bebê lindíssima, feita com esse ponto... Como esse conjuntinho aqui:



 Agora, espia isso:


Essa boina com fio vermelho e lurex é maravilhosa, não é?  São todos da mesma tricoteira, que - aproveitando que ficou craque no ponto... - ainda fez com ele um poncho:

É meio parecido com o ponto do meu xale - Ah, se eu tivesse achado isso antes (não tinha perdido noites de sono tentando desvendá-lo...)!!!

Agora - adivinha só! - eu achei passo a passo prá gente poder fazer esse ponto:
Selecione as agulhas pro seu trabalho e teça algumas carreiras. Neste exemplo ela selecionou quantidade múltipla de 12 e teceu por 12 carreiras.

Então, selecionando no carro da máquina a alavanca de retenção "H", estando o carro à esquerda, deixe na posição de trabalho somente as primeiras 12 agulhas - as outras você puxa o máximo prá frente (por causa do "H" elas não vão tecer). 

Teça 11 carreiras, pare o carro à esquerda novamente e devolva prá posição de trabalho os próximos 6 pontos. 

Teça uma carreira, trazendo o carro da esquerda prá direita e então tire da posição de trabalho as 6 agulhas da extremidade esquerda, empurrando-as o máximo prá frente. A partir de agora, quando você tecer, essas seis não serão tecidas, bem como as outras que estão prá frente do lado direito.

Não se esqueça de SEMPRE colocar pesos na parte que está sendo tecida. Continue fazendo sempre igual: teça 11 carreiras, pare do lado esquerdo, devolva prá posição de trabalho mais 6 agulhas do lado direito, teça uma carreira e tire os 6 pontos da esquerda prá fora do trabalho. Assim, você vai estar fazendo os gomos da trança russa, que é uma trança horizontal, ao invés da trança comum (vertical) que eu mostrei como faz dias atrás...

Vá fazendo isso até o final da peça

E faça o caminho inverso...
Com a peça ainda na máquina, toda esticada e com pesos, tudo o que você vê são buracos...


Mas teça assim mesmo, pois depois de tirada é que a trança aparece. Acabou de tecer essa parte, faça as diminuições para o topo da cabeça: a cada 12 pontos, tire 1, realoque as agulhas para cobrir os buracos

Bonita, não é? E você não precisa ficar presa em 12 pontos. Pode fazer com mais ou com menos. O melhor mesmo é pegar aqueles restinhos de lã que você tem e testar, fazer amostrinhas prá ver do que você mais gosta. 


Esse passo a passo incrível veio deste site russo ainda mais incrível: www.mnemosina.ru - peçam pro Google traduzir a página e sabem o que vai acontecer? Vocês não vão sentir o tempo passar... Tem tanta dica, tanta receita e gráfico que a gente sente até raiva de não entender russo e do Google traduzir tão porcamente... Mas, dá prá ter uma boa ideia...

E, prá completar, tem um vídeo, desta maravilhosa especialista em tricô à máquina aqui: Diana Natters (ou Sullivan...):

No site dela tem inúmeras lições prá iniciantes no tricô à máquina. E, se vocês pesquisarem o nome dela no Youtube, vão achar dezenas de vídeos maravilhosos, ensinando a fazer meias, decotes, costurar o tricô na máquina, etc... Vale a pena conferir.

Taí. Mais preciosidades prá coleção...
Share:

7 comentários:

  1. Em vermelho ficou fantástico! bj e lindo dia pra ti! Nina

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa! Que trabalho maravilhoso este.
    Pena que não tenho uma máquina de tricô.
    Seu blog, tem trabalhos maravilhosos e -
    lindas história, que conta.
    Um grande abração.

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo ponto Rosa������������

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!