quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Queijo Cottage


Delícia de queijinho - vocês gostam? Aqueles grãos suaves de leite coagulado, o creminho que os envolve... Sou fã. 


Sabe aquela salada de tomate que a gente faz, cortando o tomate em cubinhos, temperando com um pouco de cebola, um cheirinho de alho socado com sal prá temperar, regada com azeite virgem e vinagre? Pois, na hora de comer, joga uma colher de cottage junto - você vai ver o que é bom...

Mas acho caro demais...

E olhando no Youtube os vídeos de fazer queijos lá estava um ensinando a fazer queijo cottage caseiro - não por algum culinarista famoso, nem por alguém especialista em queijos... Por dois rapazes que praticam musculação, comem proteínas - e tem aquele melodioso sotaque nordestino que eu adoro. Chamam-se "Marombas na Cozinha" - criativo, não é?

Assistam o vídeo clicando AQUI e aprendam com eles a fazer esse delicioso queijo - mas calma!!! Leiam a postagem até o fim e vejam como eu fiz:

QUEIJO COTTAGE CASEIRO

2 litros de água

20 colheres (sopa) de leite em pó (usei Ninho integral, mas pode ser qualquer um)

14 colheres (sopa) de vinagre

1 colher (chá) cheia de sal

1 caixinha tetra-pak de creme de leite leve

Misture bem o leite e a água até ficar homogêneo e leve prá ferver. Quando isso acontecer, vá despejando, uma a uma - sem mexer - as colheres de vinagre. Vai começar a talhar, aglutinando a parte branca do leite e separando-a do soro. Salgue. Diminua o fogo e deixe borbulhar por uns 2 a 3 minutos, mexendo de ve em quando. 

Deixe escorrer bem numa peneira, passe para uma travessa definitiva, misture o creme de leite leve e prove o sal - se gostar mais salgadinho, é à sua vontade...

Caso quiser pode comer sem o creme de leite, também fica bom.

Pode dar uma temperada com azeite extra virgem, azeitonas picadas, cebolinha verde - Hummm!

Eles não usaram leite em pó como eu - mas era o único leite que eu tinha, tentei fazer com apenas um copo - e ficou tão bom que eu fiz logo com dois litros!

Gostoso e saudável - além de bem mais em conta e fresquinho do que o comprado pronto...
Share:

27 comentários:

  1. Ola Rosa!!! Adoro queijo cottage e na salada tbm aprendi a fazer o queijo mas nunca usei c creme de leite vou testar a receitinha e tbm assistir o video...adoro vlogs...videos blogs...vou dar uma olhadinha sim.

    Bjinhos e otimo dia

    Rose jp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Rose! Com creme de leite eu achei que fica mais parecido com aquele comprado pronto... Experimenta que você vai gostar.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Rosa! Que interessante, vi o vídeo e ele diz que pode fazer também com o leite de baixa lactose. Que economia, e com essa facilidade fica perfeito!! Ah, e eu tô fazendo meu leitinho de soja com a sua receitinha, e faço no liquificador e peneira mesmo. Fica delicioso e nem dá tanto trabalho não, é facinho!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei que você apreciou o leite de soja - é uma economia e tanto, não é? Especialmente prá quem comprava as marcas industrializadas - que da soja só tem o nome...

      Fiquei feliz.


      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Rosa...
    É interessante fazer esta receita...sobretudo quando temos visitas à refeição!
    SE no momentos acrescentarmos especiarias a gosto...dobra o sabor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, temperadinho fica delicioso, com azeite, orégano, um dentinho de alho socado e tomate picadinho sem semente - hummm!

      Nessas horas me dou conta que dá prá ser feliz com pouco...

      Beijos, Maria da Graça querida e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Olá minha querida amiga! Obrigada pela receita. Realmente é bem fácil de fazer. Eu não gosto muito do queijo cottage comprado pronto, parece que tem gosto de papel. Mas essa sua receita com as especiarias e temperinhos gostosos, não tem como não ficar saboroso. Vou fazer, com certeza, é muito prático e o mais importante é livre de qualquer tipo de conservante, embutido em tudo que consumimos que seja comprado no mercado. Beijinhos carinhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais natural, melhor - não é mesmo, Ligia querida! Depois me diz se gostou.

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Rosa, gosto muito do seu blog e adorei essa receitinha, vou fazer!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Edir querida! Faz mesmo que você vai adorar...

      Beijos!

      Excluir
  6. Rosa adorei a receita, nao sabia que se podia fazer esse queijo em casa, ador fazer coisas em casa, faço tudo que posso, por economia e por prazer.

    baci

    http://fifiacrocheta.blogspot.it/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse você vai adorar fazer, porque fica pronto rapidinho e é bem gostoso.

      Beijos, minha querida!

      Excluir
  7. Rosa, querida, desculpa a minha ausência. Não é por não me lembrar de ti. É mesmo por falta de tempo. Muito tralha para arrumar, muito assunto para tratar. Porém, consegui uma pausa para espreitar este mundo de coisas lindas e deliciosas.
    Estás uma queijeira (?) de mão cheia! Muitos parabéns!
    Parece uma sugestão bem fácil de concretizar.
    Tem um bom dia, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha um bom dia também, querida Nina, mesmo trabalhando tanto!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Oi Rosa! Adorei o post! N conhecia esse queijo, e tudo o que se faz em acsa, acho que fica mais gostoso! Fiquei com água na boca p fazer! Um beijo e fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o segundo queijo mais consumido nos Estados Unidos - depois do mussarela, sabia? É suave e muito gostoso. Faz que você vai gostar.

      Beijos!

      Excluir
  9. Olá Rosa.
    Ora ai está uma coisa que nunca fiz mas que sempre tive vontade.
    Quem sabe é desta :)
    Beijinhos e boa quarta feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tá mais fácil de fazer, Alice querida, pois o coagulante é vinagre, que todas temos em casa. Experimenta que você vai gostar.

      Beijos!

      Excluir
  10. Que receita ótima Rosa. Adorei, e vou fazer. Obrigada por mais essa dica. bjss

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, que delícia, eu fiz e amei, melhor do que o comprado. Obrigada Rosa por compartilhar.Deus te abençoe.
    Bjss
    Suzy Mendonça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Agora a gente não compra mais...

      Beijão!

      Excluir
  12. Bom dia
    Qual o rendimento do queijo cottage???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não pesei? Mas rende bem mais que um pote daqueles que a gente compra no mercado. Ultimamente eu tenho feito assim: pego um saquinho daqueles leites em pó mais baratinhos, como Itambé ou Piracanjuba, junto 3 litros de água e levo prá ferver. quando começa a ferver eu jogo vinagre no olhômetro mesmo, até ver que tá talhando. Deixo os grumos se formarem por uns 5 minutinhos (fogo desligado) daí coo numa peneira grande. Tempero com sal de alho (um dentinho minúsculo de alho - do centro da cabeça - que eu esmago com sal e uma caixinha longa vida de creme de leite. Rende um vidro daqueles grandões (de azeitona) e mais um tanto, que a gente já detona na hora mesmo. Dura uma semana aqui em casa... Mas você pode fazer sem sal, só com o creme de leite, que daí pode usar em receitas doces, junto com passas, etc. Espero que você faça e goste do sabor e da economia.

      Excluir
  13. Nossa perfeito amei fiz cm um litro de leite em pó 10 colheres de sopa de vinagre uma caixinha de creme de leite batido com sal manjericão e alho ai que delícia .. obrigada por compartilhar ^^

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!