sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Musse de Limão

Tem sobremesa mais rápida de fazer? Aqui em casa todo mundo adora, principalmente se feita com o limãozinho do sítio...

É esse limãozinho caipira, também chamado limão-rosa ou limão-cravo ("o cravo brigou com a rosa?"...):

No Globo Rural um velhinho mandou uma foto pro programa, ele todo lindinho ao lado do limoeiro, dizendo que tinha um montão de pés dele na fazendinha, perguntando do valor comercial da fruta. Sabe o que o apresentador respondeu? Que não tinha valor comercial... Gente, que sacrilégio! Limão Siciliano é nada perto desse limãozinho modesto!!! O sabor, o cheirinho, a quantidade de suco por fruta!!! 

Mas eu sei porque não tem valor comercial: a aparência. Ela não é homogênea e brilhante, como a dos limões que a gente encontra por aí: a casca é feinha, enrugada, o limão não tem casca grossa (tem a espessura mais fina que casca de mexerica), então, pela carinha dele, o pobre é rejeitado...

Graças a Deus, aqui na minha maravilhosa Penha, tem dele nas modestas barraquinhas das feiras - daquelas em que o vendedor traz pimentas e limões do próprio quintal prá vender... E tem - de vez em quando - no sacolão onde faço compras. De resto (Mercado Municipal, hipermercados) - nadica de nada. 

Pena... Tem gente que nunca vai saber o seu delicioso gostinho...

Eu faço um macarrão com azeitona preta, tofu e limão que fica fantástico, tempero salada - limonada então!!! E chá de jasmim com esse limão? Começa pelo cheirinho, enquanto o aroma do chá sobe quentinho pro seu rosto - convite à felicidade.

Quando eu comprei o sítio já tinha esse pé - feio de dar dó, os galhos retorcidos, de madeira verrugosa... A fruta? Pensei que era mexerica - por dentro ele é amarelo! 

Mas como esse pé rendeu!!! Fiz tanta gostosura com ele, trouxe toneladas dele prá tanta gente!!! 

Mas, ano passado começou a morrer, cair folhas, não deu mais fruta. Durante um tempo tivemos que nos socorrer dos vizinhos - todo mundo ali tem desse limão.

Felizmente, como Deus é bom - e mais previdente do que nós, que esquecemos de plantar um novo pé... - fez nascer, de um limão caído e carregado pela chuva (que foi desmanchado pelo tempo e engolido pela terra) um filho desse nosso querido amigo...

Olha ele aqui, seco-esturricado, só o tronco sem vida:



Eis o buraco no chão onde ele ficava, ao lado da casinha antiga do sítio, hoje um depósito:

Virou lenha, prá aquecer as noites frias no meu fim de mundo favorito.

O filho dele? Tá aqui - firme e forte e, nestas férias, aproveitamos seus primeiros frutos:

O musse? Pega uma lata de leite condensado, a mesma medida de suco de limão (não tem desse? Que pena... Faz com o que tiver que fica bom também...) e uma caixinha pequena de creme de leite leve e bate tudo no liquidificador, por uns 3 minutos:



Distribui nas tacinhas (usei xícaras...):

Não parece grande coisa, não é? Molenga...

Mas, depois de duas horas de geladeira, pode comer que tá assim:


Aerado, cheio de furinhos, macio e cremoso...
 ... o azedinho do limão casado com a doçura do leite condensado... 
 Firme como um musse deve ser!

Tão vendo a covinha no meio dele, depois de tirar uma colherada? 

Deu água na boca, não deu não? 

Ah, e sabe aquela torta que a gente faz esfarelando biscoito maria ou maizena, misturando com margarina derretida, forrando o fundo da assadeira, colocando o recheio já pronto e levando prá gelar? Fica deliciosa usando esse musse como recheio de torta...

Faz pro Dia dos Pais - adoça a boquinha do velho, prá fazer ele sorrir de alegria por ter ajudado Deus a te trazer pro mundo...
Share:

20 comentários:

  1. Oi Rosa, esse seu post me deu uma certa nostalgia, pois na casa em que morava quando criança tínhamos várias árvores frutíferas, e o limoeiro era uma arvore grande, onde fizemos um balanço em um de seus galhos, tomei tanta limonada daqueles limões....Quando eu entrei na adolescência, ele ficou doente e acabou morrendo. Curiosamente, logo depois a casa foi vendida e nos mudamos.
    Lendo seu post me vi criança balançando embaixo do limoeiro e sentindo aquele perfume, até hoje, quando espremo um limão, aspiro o aroma que sai de sua casca e fico feliz.
    Não preciso dizer que mousse de limão é uma das minhas sobremesas favoritas...
    Bjs querida e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também tinha meu balanço, mas era num gigantesco pé de abacate. Como são boas essas lembranças da infância, ainda mais quando tem um cheirinho bom de fruta prá nos ajudar a viajar no tempo e relembrá-las, não é mesmo, Doutora querida?

      Um beijo e um lindo final de semana!

      Excluir
  2. Que delícia! Tenho uma velha receita que fazia muito quando adolescente! Em breve vou postar!bjs Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora - me deixou curiosa!

      Beijos e bom final de semana prá você, Nina querida!

      Excluir
  3. Olá Rosa, você sempre nos surpreendendo com sua histórias. Sabe, aqui na minha casa tenho um lindo pé do limão cravo (ou rosa ou francês, como queira), que é a minha paixão. Desde menina conhecia este tipo de fruta, pois há décadas esse limão fazia parte das plantas dos quintais. Hoje não se encontra mais, só em algumas feiras ou sacolões. No sacolão aqui perto de casa eu compro, quando meu limoeiro está sem frutos. Mas nesta safra de frutos, o limoeiro exagerou, está carregadíssimo. Eu apanho as frutas, espremo o sumo e congelo em formas de gelo, porque não consigo consumir tudo de uma vez. Muitas vezes distribuo a fruta, mas nem todas as pessoas dão muito valor, então para não ficar decepcionada acabo dando para alguns somente. Vou aproveitar a sua receita e fazer esta musse deliciosa para o dia dos pais. Vou almoçar na casa da minha filha e levarei este doce tão gostoso. Meu genro adora musse de limão e eu também. Sabe que meus netos chupam limão? Nunca vi crianças gostarem tanto do sabor azedo da fruta, até limão galego (que também tenho no quintal) eles chupam! Coisas de criança.
    Obrigada por você compartilhar conosco as suas coisas. Grande abraço, beijos e um abraço também para o marildo, pelo Dia dos Pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, agora que você falou, me lembrei que adorava chupar limão quando era pequena - coisa de criança mesmo... No meu quintal, infelizmente, não tenho de limão (acho que tenho que criar vergonha e plantar um...), só de cereja, manga e jabuticaba. Você é uma sortuda - limão dá o ano todo.

      Beijos e um lindo final de semana!

      Excluir
  4. Rosinha, meu amor, que saudades de vir aqui! E lá se vai minha dieta porque agora eu quero musse...mas vou comer pensando em vc com um imenso carinho e sorriso no rosto. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tava com saudades, Cacau querida!

      Pode comer o musse sem medo - é só comer só um potinho por dia, como recompensa por comer todo o resto de comidas saudáveis.

      Um beijão e bom final de semana!

      Excluir
  5. Olá amiga, achei essa sua receita
    o máximo! Um dos meus filhos adorado gelado de limão e vai de certeza gostar desta mousse de limão. Fiquei sim com água na boca! E quem tem árvores assim para poder usar frutos biológicos uma maravilha. Beijinhos e feliz dia dia pais. Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ailime, pela visita, pela gentileza...

      Beijos!

      Excluir
  6. Rosinha, que receita mais gostosa, vou fazer, embora não
    tenha limões em casa, bom fim de semana e beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz com qualquer limão que fica bom, Mira querida!

      Beijos.

      Excluir
  7. Huuum, adoro musse de limão, e essa fica boa demais mesmo!
    Aqui em casa não falta limão, meu marido é louco por frutas azedas, principalmente limão, então ele sempre compra ou ganha de amigos e conhecidos. Vive chegando do trabalho com sacoladas de limão. Também tinha um pé de limão rosa no quintal em que morava com minha vó Rosa, Rosa. Ahh, as Rosas... sempre alegrando e perfumando minha vida!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das melhores frutas, você não acha? Uma só já faz uma diferença, numa limonada, uma raspa num bolo - até no chá e no café...

      Beijos, Luci querida!

      Obrigada pelo carinho...

      Excluir
  8. Ai que delícia Rosa.....vou fazer....bjos ... Elaine

    ResponderExcluir
  9. Rosa, querida...
    Que delícia esse limão! é feio mas gostoso!!! Passei a minha infância tomando limonada desse limão. Chamávamos de limão-china! Nunca congelei o suco, mas li nos comentários que dá para congelar! Fica bom?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bom, sim: muito prático na hora da limonada, que já fica geladinha...

      Beijos, Helena querida - como vai de São Paulo?

      Excluir
  10. Que alegria receber sua visita, querida Rosa.
    Linda semana para vc e para os seus.
    Volto durante a semana para saber das novidades com calma, pois adoro ler seus textos.
    Fiquem com DEUS.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!