quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tomatinhos secos

Tomatinhos assados, inspirados nos que a Rose, do blog Life-Vida fez... Olha como os dela ficaram lindos:


Os meus não eram tão cerejas assim... Tavam mais prá ovinhos de galinha caipira, daqueles pequenininhos... E também nem deu tempo de pensar em fazer vidrinho lindo decorado - um enxame de gafanhotos sempre passa pela minha cozinha quando tem coisa gostosa, é impressionante!!!

Mas é muito fácil de fazer:

Lava os tomates (pode fazer com qualquer tomate, desde que maduro e firme). Se forem tomates cereja, só lavados já está bom; se for um pouco maior, tem que tirar as sementes e a geleinha que fica no meio: tem muita água, vai demorar a vida toda prá assar. Corta eles ao meio e, com uma colherinha de chá ou café, esvazia eles. Você pode peneirar essa geleinha e usar a água do tomate prá fazer arroz. As sementes joga no jardim - vai que pega, você vai ter pé de tomate no quintal...

Pega as metades vazias dos tomates, arruma elas com a casca prá baixo numa assadeira untada com azeite (mesmo se for anti-aderente). Salga um pouquinho (eu faço sal com alho socado, assim fica temperadinho sem pedaços de alho...). Joga um pouco de azeite por cima.

Leva prá assar em forno médio pré aquecido por uns 15 minutos (dependendo do tamanho e da "carninha" que tem os tomates será preciso mais tempo...). 

Tira do forno e, com o auxílio de dois garfos, vira os tomates com a casca prá cima. Tá vendo como eles começam a desidratar com o calor? Devolve pro forno, deixa mais 15 minutos e pronto.

Ah! Uma delícia! Dá prá comer assim mesmo, abre um pãozinho francês, coloca meia dúzia dentro e manda brasa.

Ou então tempera: Enquanto eles estão quentes tempera como salada: azeite, um tantinho de vinagre, cebola em rodelas, orégano - cheiro verde, manjericão também fica excelente. Tempera do teu gosto. 

Sabe o que fica delícia? Cozinha um espaguete "al dente" e derrama sobre esses tomatinhos. Daí é só esbanjar parmesão ralado que todo mundo vai lamber o prato - um molho delicioso de última hora prá você ter reservado na geladeira...
Share:

14 comentários:

  1. Oi Rosa imagine que eu ficaria chateada de forma nenhuma, fico feliz que bom que vc gostou do tomatinhos e tbm do vidro ... Ficou lindo aqui no seu post, e eu que agradeco de coracao por compartilhar aqui meu blog...

    Hummm gostei dessa ideia do macarrao com tomates...ja pensei em faze-los alho e oleo e espalhar uns tomatinhos encima,,,otima dica..ja que ando buscando inspiracoes nos blogs amigos.

    Bjinhos e lindo dia

    Rose jp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz e posta no blog, prá eu ver e me deliciar com o teu... Beijos!

      Excluir
  2. Olá Rosa.
    Ficaram muito bem. Pelo menos o aspeto é ótimo.
    E o vidrinho também não ficou nada mal.
    Se os gafanhotos passam por ai e porque sabem que vai ter algo delicioso. Então parabéns à cozinheira.
    Beijinhos grandes e uma quinta feira cheia de coisinhas boas para vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alice querida, um ótimo final de semana prá você também! Beijos!

      Excluir
  3. HUm gosto tanto de tomate seco! Muito bom , obrigada! bjs Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É delicioso mesmo e o feito em casa é mil vezes melhor que o comprado pronto, que tem um gosto muito forte e enjoativo. Do caseiro a gente não cansa. Beijos!

      Excluir
  4. Rosa, você me deu o mapa do tesouro!
    sou louca por tomates assados!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! São maravilhosos só jogadinhos em cima de um arroz branco, você não acha? Beijos e um lindo final de semana, doutora!

      Excluir
  5. Rosinha, quase me escapava esta receitinha divina.
    Beijo e obrigada, dona Rosa. A senhora é demais!

    ResponderExcluir
  6. Anotei , que delicia...
    Beijo
    Decorehouse

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!