sexta-feira, 17 de maio de 2013

Calcinhaaaaaa!

É isso mesmo: é hoje que você aprende a fazer essa nossa amiga!

"É fio dental, Dona Rosa?"

Quê? Tá brincando? Um troço daqueles, "infincado" no miolo da gente - já usei, machuca prá caramba, judia muito do corpinho, Deus me livre... É calcinha normal, de gente mesmo.


Vamulá: Tirar o molde.  
Uma placa grossa de isopor é uma ferramenta barata e prá lá de útil: a minha tá velhinha, já levou muita alfinetada, então não reparem...

Prende com alfinetes o papel que vai ser o molde (emendei com durex encarte de farmácia...).  Depois que o papel ficou bem esticado, estica a calcinha por cima dele e alfineta bem: vamos tirar o molde da parte de trás da calcinha.

Ô, gente, por favor, não reparem na calcinha: tá velha, mas tá limpinha - "quiném" eu...

Dá prá enxergar os riscos? É só copiar o contorno de toda a parte de trás, parando onde começa o forrinho do meio das pernas... Detalhe celebridade: a Grazi Massafera tá no molde do bumbum da minha calcinha!

Tira aquele papel, coloca outro prá tirar o molde da parte da frente: Estica bem e esconde a parte de trás por baixo da parte da frente, prendendo com alfinete: assim você só copia o que interessa.

Agora faz o mesmo prá tirar o molde do forrinho.

Aqui está: moldes separados para trás, para a frente e para o meio. Tudo rente, então, na hora de cortar, tem que dar uma margenzinha de costura. Lembre-se sempre: melhor sobrar que faltar. É a primeira calcinha que você vai fazer? Faz uma margem de 1 cm em toda a volta e costura somente 1/2 cm - se ficar larga, a próxima você faz menor...

Estica o tecido sobre a placa de isopor, posiciona o molde, alfineta...

E corta - taí a parte da frente cortada.

Faz o mesmo com o forrinho...

e com a parte de trás...

Parte de trás cortada...

Posiciona o forrinho (parte de fora da calcinha) sobre uma malha de algodão branca para o lado de dentro. Alfineta.

Corta do mesmo tamanho.

Hora de costurar: faz um sanduíche com a parte de trás da calcinha, a parte de fora do forro e a parte de dentro (a parte de trás da calcinha no meio). Repare bem em avesso e direito do tecido: a parte de fora da calcinha e a parte de fora do forrinho tem que estar "direito com direito".

Depois de alfinetado, costure usando o ponto elástico da sua máquina. Prá saber qual é experimente num pedaço de malha: se esticar bem sem romper o fio da costura, é elástico. Normalmente o ponto elástico a gente encontra nas calcinhas e sutiãs comprados prontos: um zig zag grande, todo pontilhado, ou um ponto que parece casinhas de abelhas...

Costurado fica assim do avesso...

e fica assim do direito...

Olha a parte de dentro como deve ficar...

Agora tem que pregar a parte da frente da calcinha. Posicione ela dando continuidade à calcinha dessa maneira.

Eu dou uma dobradinha nas duas beiradas do forrinho, prá dentro...

Encaixo a parte da frente da calcinha no meio dos dois forrinhos com as beirinhas viradas...

é assim (mais ou menos) que vai ficar depois de costurada. 

Pego por dentro os três tecidos (forrinho de fora, parte da frente da calcinha no meio e forrinho de dentro e desviro, prá poder costurar...

O tecido ajuda: não fica escorregando e dá prá ver como devem ficar justinhos...

Tá vendo só? Bem encaixados...

Alfineta ou alinhava...

Costura com ponto elástico...

Desvira e fica assim.

Tá vendo que sobrou um pouco de tecido do forro? É como eu digo: melhor sobrar que faltar: corte sempre a mais...

Daí você acerta, tirando essas rebarbinhas...

Não tá bonitinha? Já tá ficando com cara de calcinha... Ajeita as duas laterais prá costurar (com ponto elástico, TU-DO).

Já tá costuradinha dos lados...

Agora, prá ficar mais bem acabadinha, vire as beiradas e alinhave, prá poder por elástico e não aparecer...

Se você for usar elástico rendado, decorativo, como eu fiz nesta aqui, vire a beirinha do pano prá fora e alinhave. Daí faça uns pontinhos iniciais (numa das laterais da costura da calcinha) prá prender o elástico e, conforme for costurando, dê uma leve puxada no mesmo, prá franzir. Se você não fizer isso a calcinha vai ficar escorregando quando você vestir...

Depois que prendeu o elástico da cintura, prenda o das pernas. O tecido tá virado prá dentro e alinhavado e o elástico vai ser pregado por dentro. Esses elásticos são chamados "bico de pato" e tem um monte deles, de modelos diferentes, no mercado. Costumam custar 1 real o metro, mas se comprar peça inteira na 25 de março, com 50 metros, você paga em torno de 10 reais... Dê também uma esticada no elástico: cada 3 centímetros dele você transforma em 5, espichando com jeitinho...

E pronto! Taí uma calcinha bem feita e bonitinha! Ficaria melhor se eu tivesse linha laranja prá usar na bobina, assim a costura do elástico não aparecia tanto no lado direito, mas, "fazer o quê", né!!! Foi feita de retalho - tem um lugar, em Guarulhos, onde eu compro retalho de malha a 5 reais o quilo - o tecido dessa calcinha deve ter custado uns 5 centavos!!!

Outra dica do elástico "bico de pato" é que ele tem um lado aveludado bem fofinho, que é feito mesmo prá ele ficar em contato com a pele e não machucar. Na hora de costurar preste atenção nisso...

E fim! 

Não sei se alguma de vocês vai se interessar (ou precisar, como eu, nesta postagem AQUI)em fazer uma calcinha - provavelmente vocês compram aquelas lingeries caras, todas rendadas, maravilhosas - que Deus multiplique... Mas saber fazer uma coisa a mais é sempre bom, "saber não ocupa espaço" - como dizia minha avó...

E a dica do isopor serve prá tirar molde de qualquer outra peça, porque mantém ela fixa no lugar e você pode ir ajeitando com alfinetes...

Sábado passado, quando fomos no sacolão comprar frutas e verduras, eu e o "Marildo" demos uma passada numa loja que fica em frente, comprar umas camisetas prás meninas usarem por baixo, agora que tá esfriando... A loja se chama "Mil Malhas", na Av. Cangaíba - muito boa, tem de tudo e só coisa linda. 

Eu parava perto das blusas de linha e ele vinha: "Quer prá você?" e eu respondia "Não, chefe, tô olhando como é feita prá fazer uma igual prás meninas...", e cada roupa que eu parava olhando ele perguntava se eu queria. 

A vendedora então ficava me trazendo coisas e mais coisas prá mostrar e ele, todo orgulhoso, respondia "Minha mulher fez um casaco mais lindo que esse por menos de 30 reais!"; "Minha mulher sabe fazer vestidos mais bonitos que esses!", "Minha mulher costura", "Minha mulher tem máquina de tricô e faz blusas lindíssimas" - a vendedora ficando de saco cheio (coitada), porque não queria escutar, queria vender. 

Numa certa altura ela ofereceu me vender calcinhas - e ele, orgulhoso, falou que eu fazia as minhas próprias... Ficou perseguindo a coitada, ela dobrando as peças, ele me elogiando... Parecia criança, se gabando pros amiguinhos que sua mãe é a melhor do mundo... Bom toda vida.

Então vocês já sabem: se o mundo acabar em barranco, nada de morrer deitada, toda esparramada, mostrando os "particulares" - calcinha é gênero de primeira necessidade e, ensinando vocês a fazer as suas próprias, acabo de me tornar um blog de utilidade pública... 

(Hi, hi, hi!)

Share:

31 comentários:

  1. Rosinha, estou aplaudindo em pé e rindo muito!
    Já aprendi e assim não mostrarei os particulares!
    Fio dental é tortura chinesa, sim!

    Gostou do meu passeio pelo Porto medieval!?É lindo, sim!
    Nunca imaginei que, do outro lado do mundo, conhecessem Camilo e ainda mais a sua obra.
    Sabe que o enredo do Amor de Perdição se desenvolveu aqui mesmo.
    Teresa foi encerrada no Mosteiro de Monchique, sobre o rio Douro, e da sua janela viu Simão partindo, desterrado para a Índia.

    Camilo foi encarcerado na cadeia da Relação como punição pelo seu romance adúltero com Ana Plácido, uma senhora casada e também ela presa.

    Quem sabe, uma dia o marildo te oferece uma viagem a Portugal para conhecer a santa terrinha dos antepassados! Era bom, não era!?

    Beijinhos, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Nina, li tanto livro que até perdi a conta... Do Camilo li "Amor de Perdição", "Amor de Salvação" e "Coração, Cabeça e Estômago". Lindo espiar os ambientes da vida dele e de suas histórias. Seu blog é uma viagem. Beijos!

      Excluir
  2. Ahhh Rosa, adoro suas postagens. Tem de tudo! Passo-a-passo perfeitos, dicas de economia, historinhas de família, e muito humor !! Esse selo de qualidade foi demais, hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do selo, Luci querida. Adoro fazer - pena que o tempo é curto. Espia um na próxima postagem... Beijos e obrigada pelos elogios!

      Excluir
  3. Oi Rosa...amei suas explicação das calcinhas vou fazer...só que gosto das calçinhas bem altas para disfarçar a barriguinha..vc deve ser um encanto e muito divertida...bom fim de semana!!! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito de fazer as calcinhas é o mesmo - com a placa de isopor fica fácil copiar o molde. Obrigada pelos elogios e um lindo domingo prá você. Beijos.

      Excluir
  4. Rosinha ,você é um amor ,seu jeito simples ,encanta-me ,
    nunca fiz calçinha mas agora você despertou a vontade
    de me estriar ,só que não sei o que é a placa que usa para
    cortar ,bom fim de semana ,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí em Portugal chama esferovite, Mira querida, e é uma ferramenta muito boa prá copiar a forma de uma roupa pronta. Beijos e um lindo domingo prá voc~e.

      Excluir
  5. Rosinha querida, você é demais!
    Adorei essa calcinha, e achei até fácil de fazer...
    Bjs e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris - acho que paguei mico com a postagem, mas ninguém tá me vendo corar mesmo, então tá tudo bem... Beijos.

      Excluir
  6. Olá ...tudo bem?
    Vim desejar um ótimo final de semana e agradecer pela visita no meu cantando,obrigada mesmo .
    Já estou te seguindo bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gisela, é um prazer ter você aqui. Beijos.

      Excluir
  7. Adorei o seu PAP!Sempre tive curiosidade,mas nunca procurei fazer!Agora vou me animar a fazer também!Afinal,saber não ocupa espaço e ainda dá para economizar ou até vender e ganhar um dindim extra,Obrigada,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fácil, não é? E dá um gosto prá gente se saber autossuficiente... Beijos!

      Excluir
  8. Rosinha ,querida ,obrigada por explicar-me que é
    esferovite ,isso já conheço ,beijocas

    ResponderExcluir
  9. ADOREI! seu blog já era de utilidade pública muito antes de ensinar-nos a cobrir os particulares! :D

    Um parabéns imenso pela disponibilidade de ensinar Rosa! Seu galardão é grande! (maior ainda depois do passo a passo da calçola - assim que se fala em Maceió :D)
    bjo

    ah, vou linkar seu post de costura da camiseta no meu post de costura em malha, ok? estava deixando um comentário lá e o computador me deixou na mão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha sogra chamava de calçola também... Que bom que você gostou, Elisana querida. Pode linkar o que você quiser, é um prazer. Beijos!

      Excluir
  10. Esse teu PAP tá demais de bom da conta!
    Vc viu o cabelo da boneca Lalaloopsy no meu blog,o cabelinho dela:fiz roletês de tecido de tamanhos variados,passei por dentro vários fios de lã,tentei com um monte de coisas para rechear e não deu certo!kkkkkkkkkkkkkk,depois fui costurando na cabeça da boneca,com linha de bordado e dando volta para formar as listinhas!Foram exatamente 4 horas de trabalho só pra costurar os cabelos na cabeça.Eu só invento pra "MINHA CABEÇA"haahahah!!!!!!!!!!!Fiquei doidinha,mas valeu a pena,virou a boneca preferida da minha netinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Depois de saber o trabalhão que deu a boneca ainda ficou mais linda! Parabéns! Você tem um talento enorme e uma boa vontade proporcional a ele. Sua netinha vai amar a boneca por toda a vida. Beijos!

      Excluir
  11. Rosa tô adorando teus paps! Menina como você costura bem! Sempre quis aprender a costurar , mas nunca tive oportunidade de conseguir um curso bom. Mas acho que o que faço com patchwork me dá a chance de aprender certos macetes básicos e isso sempre sozinha, sem professora e tentando sempre! Sempre aprendi sozinha, ia me aventurando quietinha e fazia até sair do jeito que queria...tricô, croche aprendi com minha mãe mas costura, patchwork, e outras coisas , vou atrás!
    Agora calcinha, vou guardar essa , +porque é boa demais!
    Obrigada amiga pela visita, venha sempre!
    bjs Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você vai ser uma paraquedista, melhor ainda que eu... É metendo a cara e fazendo que a gente se melhora, então não pode desistir! Vou procurar fazer cada vez mais paps, também pensando em você, tá bom? Beijos e obrigada por vir.

      Excluir
  12. Olá Rosa, quero te agradecer muuuuito esse PAP.
    Tava doida procurando um blog que ensinasse a fazer calcinha, minha filha queria que eu fizesse para ela, fiquei orgulhosa e admirada dela me pedir para eu costurar as suas proprias calcinhas, ela tem só 18 anos!
    Querida amiga, obrigada pela visita ao meu cantinho, e pelo recadinho, e quanto ao tapete, espere pelos netos que com certeza eles irão adorar.
    A minha filha fez 18 anos e me pediu de presente o tapete, ela é fã do Pokemon até hoje, acredita?
    Bjus e tudo de bom para você e sua linda família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo sua filha ainda gostar de Pokemon!!! Minha Nana nunca vai parar de gostar de bichinhos de pelúcia, mas Pokemon eles três deixaram de gostar conforme foram passando as temporadas do desenho (disseram que os produtores perderam a mão...). Quanto às calcinhas, você vai ver: ela vai adorar! Um conselho: compre elástico de boa qualidade, assim não corre o risco de lacear com o uso. Beijos!

      Excluir
  13. Que postagem divertida e super útil !E quanto a pagar mico ,que nada !
    Abriu um leque de possibilidades .
    Mais uma vez obrigada por alegrar nossos dias .
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua dica, estou começando no mundo da costura e acabei de adquirir minha primeira maquina, vou tentar me aventurar kkkk. mas ainda to cruazinha.. lindo seu blog. Otima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, amor, perdão! Deixei escapar teu comentário... Mas parabéns por adquirir tua primeira máquina e que ela te faça tão feliz quanto a minha primeira (usadinha...) me fez. Beijos e obrigada!

      Excluir
  15. eu faço minhas próprias calcinhas... adorei a dica .. beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Talita! Adoro gente que se vira. Beijos!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!