quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bolo de queijo


Sem trabalheira - sem frescura - simples, mas gostoso prá caramba. 



4 ovos no liquidificador - bate bem. Junta 3 colheres (sopa) de manteiga e 20 colheres (sopa de açúcar) - bate tudo. Eu tenho máquina de fazer leite de soja, então sempre sobra uma xícara de okara - a massa da soja crua moída. Bato junto a okara, que é isso aqui:

Se não tem okara pode bater uma xícara de soja cozida junto - fica nutritivo. Então eu corto queijo parmesão em cubos e bato também:

Numa tigela coloca 20 colheres (sopa) de farinha de trigo misturada com uma colher (sopa) de fermento em pó. Pega a mistura do liquidificador, vai despejando aos pouquinhos na mistura de farinha e fermento, mexe bem, despeja na fôrma untada com manteiga e enfarinhada e leva prá assar no forno médio, pré-aquecido, por uns 20, 25 minutos.

Fica cheiroso, queijoso, uma delícia. Pode comer ao natural, como veio ao mundo, ou pode fazer como eu: bolo quentinho, manteiguinha salgada derretendo - Hummmm!


Nessa hora, tô no sítio - talvez me deliciando com um pedação dele, quem sabe... Na frente da lareira, um tricô descansando do lado, no sofá, uma xícara de chá de jasmim com laranja fumegando...

Bom feriado - até segunda-feira!!!


Share:

16 comentários:

  1. Obrigada pela sugestão, querida.
    Aproveite o fim de semana prolongado.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. ola Rosa nunca fiz um bolo que vai soja mas deve ficar muito bom...da vontade de experimentar outros tipos de receita com ingred. Diferentes p ver o sabor...
    Vou testar.

    Bjs rose jp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu tenho a máquina, acabo usando a okara que sobra do leite em muita coisa: substitui ovo em bolo, uso prá fazer torta, farofa, bolinhos fritos... Fica nutritivo e gostoso. Beijos!

      Excluir
  3. Oi Rosa, fiquei curiosa por essa máquina de fazer leite. Eu tenho intolerância à lactose, e só uso leite de soja. E o sabor, é bom? Eu gosto mais do sabor do Ades que das outras marcas. E esse bolo deve ficar delicioso!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luci. Ninguém aqui em casa tem intolerância à lactose, mas meus filhos bebem leite de soja desde pequenos. Primeiro a gente usava Ades mas, com o preço que custa o litro, optamos por comprar a máquina. Valeu muito a pena, pois os leites de soja industrializados (incluindo Ades) na verdade tem uma ínfima quantidade de soja. O leite fica com a cor e a consistência do leite de vaca, no início você estranha o sabor (se estiver acostumada com os industrializados principalmente) mas depois percebe que é melhor, puro (só adoçado), com achocolatado, café e principalmente com fruta. Vou fazer uma postagem bem explicativa. Um beijão!

      Excluir
  4. Rosinha ,você sabe fazer de tudo ,precisava de você cá em casa para fazer-me essas coisas boas...beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas são todas coisas muito simples, Mira querida! Qualquer pessoa faz - e aposto que fazem ainda melhor do que eu... Beijos!

      Excluir
  5. Oi Rosa! Adorei a receita, mas fiquei curiosa com essa máquina de fazer leite de soja.Me conta essa novidade que também quero!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Celia querida, que eu vou fazer uma postagem bem explicada sobre a minha máquina. Beijos!

      Excluir
  6. Adorei a receita do bolo. Mas ao invés da soja náo pode colocar polvilho ou outra coisa mais fácil que a soja ?

    E sáo 20 colheres de açúcar mesmo ? Náo fica muito doce náo ???

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita na qual me baseei levava leite condensado no lugar do açúcar e da soja - ficava delicioso, mas ficava muito mais doce. A soja eu uso prá aproveitar a okara que sobra quando faço o leite... Quanto à quantidade de açúcar, as 20 colheres não são demasiadamente cheias e equivalem a duas xícaras de açúcar, uma quantidade padrão em bolos. Se você tirar a soja e colocar umas 3 colheres de polvilho deve ficar muito bom também... Beijos e depois me conta como ficou...

      Excluir
  7. Obaaaaaa, vou fazer. só não vai levar soja rs
    e só eu gosto, aqui em casa. vou me acabar kkkk

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz que fica delicioso, depois posta a foto e me chama prá ver!!! Beijos!

      Excluir
  8. Oi Rosa! Gostei da receita , mas como a Celia fiquei curiosa com a máquina de fazer leite , conta prá nós , bjs.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!