terça-feira, 12 de março de 2013

Bombons na caixa de ovo


A Páscoa tá virando a esquina, logo taí. 

Você vai, como sempre, comprar aqueles ovos de chocolate que prometem tudo em embalagens grandes e brilhantes e que dentro vem uma mixaria de chocolate? 


É, porque,  afinal de contas, Páscoa tem que ter chocolate! 

Me lembro que uma vez, quando eu ainda trabalhava, comi 2 quilos e meio de chocolates que o "Marildo" me deu: uma caixa de um quilo de castanhas de caju enormes e torradinhas, cobertas de chocolate meio amargo, mais dois ovos trufados e uma caixa de bombons - tudo isso devorei em menos de duas semanas - sozinha! Vem falar de chocólatra prá mim que eu te digo o que é uma chocólatra... Durante duas semanas e meia praticamente só me alimentei de chocolate - e nunca mais... O patrão ficou chocado, assustado, passado! Ô mulher exagerada! Nunca mais ele me mimou desse jeito - agora só de pouquinho. Mas eu me viro: compro escondido - ou faço...

Tá aqui uma receita maravilhosa, testada e aprovada pela maior especialista em gostosuras - EU: 

Primeiro: Caixas de Ovos.

"Mas o quê que ovo de galinha tem a ver com bombons, dona Rosa?" - você vai me perguntar. Eu te digo: forminhas grátis! Fazer bombons sem ter forminha de silicone, usando caixa de ovos. 

Precisa de espaço prá cinquenta bombons, então calcula de acordo com quantos ovos cabe na caixa. Nos meus bombons uso a tampa da caixa, que é de plástico. Lavo bem, seco e reservo. Não precisa untar com nada. Se as caixas de ovos que você vai usar não tem essa tampa, usa da normal - só que forra bem com filme pvc. 

Segundo: O Recheio.

Você pode inventar o recheio que quiser: beijinho, brigadeiro, cajuzinho, doce de leite. O meu é um beijinho mais molhado, feito assim: 1 lata de leite condensado, 1/2 vidro de leite de côco, 1 colher (sopa rasa) de manteiga ou margarina sem sal, coco ralado fresco (300 g) ou 6 pacotes de 50 gramas de côco desidratado (nesse caso, acrescentar 1/2 medida da lata de leite condensado de água, para hidratar o coco) e abacaxi em calda picado em pedaços pequenos. No lugar do abacaxi pode usar cereja em calda - fica maravilhoso.

Leva todos os ingredientes (menos o abacaxi) ao fogo até ferver, mexendo sempre (de preferência em panela anti aderente) até incorporar bem tudo, mas sem perder a umidade e o brilho. Desliga o fogo, espera esfriar e faz bolinhas do tamanho aproximado de ovinhos de codorna, com um pedacinho de abacaxi dentro. Deixe do lado uma tigela com água prá molhar as mãos - facilita enrolar as bolinhas sem deixar as mãos colentas. Reserve as bolinhas. 

Terceiro: A Cobertura

Usei chocolate meio amargo - 1 kg. Pica o chocolate em pedaços com uma faca frande, sobre uma tábua de madeira. Coloca o chocolate em uma travessa redonda de vidro, leve ao microondas por 3 minutos na metade da potência. Tira, dá uma mexida, volta pro microondas por mais 3 minutos na metade da potência. Mexe. 

Arrume o local onde vai fazer os bombons: de preferência forre a mesa com papel (eu sujei a toalha - mas lavei depois sem problema, os sabões hoje em dia são ótimos...). 

Coloque sobre a mesa uma panela com um pouco de água fervente, sobre ela deixe a travessa de vidro com o chocolate derretido dentro - assim ele não endurece. 

Com o auxílio de duas colheres de chá vá pingando um pouco de chocolate derretido em cada cavidade da caixa de ovo. Faça somente uns 10 por vez. Após pingar 1 colher de chá de chocolate derretido nessas cavidades aloje dentro delas a bolinha de recheio, dando uma giradinha. Faça mais 10, recheie e assim por diante até acabarem as bolinhas de recheio. 

Agora, com as duas colherinhas vá cobrindo os bombons com chocolate, pingando aos poucos, cobrindo todos os buraquinhos por onde ainda se vê o branco do recheio. 




Feito isso em todos os bombons arraste as caixas de ovos com cuidado até a extremidade da mesa, deposite-as sobre uma bandeja e leve até a geladeira. Arrume lugar para todas as caixas. Deixe por uma hora. Após esse tempo eles podem parecer firmes, mas não se engane: se você tentar soltá-los eles vão espatifar nas suas mãos - o recheio é molinho. Cobre tudo com pvc e deixa por mais 2 a 3 horas. 

Daí pode soltar tudo, um por um. corte as rebarbinhas de chocolate que ficam unindo um bombom ao outro (se quiser), embale-os em papel chumbo ou ponha naquelas sainhas bonitas de celofane, acomode numa caixa e presenteie alguém importante. 

Rendeu 50 bombons enormes e deliciosos.


Olha só que coisa magnífica: casquinha de chocolate meio amargo, recheio molhadinho de coco e um pedacinho de abacaxi no meio - uma perdição...

Nem é Páscoa ainda, mas levei meia dúzia prá minha médica no sábado, prá adoçar a boquinha bondosa dela... Ela sempre cuida tão bem de mim... Adora chocolate meio amargo - e adora tudo o que eu faço - é um anjo na terra...

Depois você ainda pode usar as caixas de novo, e de novo... Ou manda prá reciclar - não se esqueça: não faça deste nosso lindo mundo uma lixeira...

Share:

12 comentários:

  1. Oh! Meu Deus do Céu!
    Afasta de mim essa tentação... ou não. Não sei que peça, não sei que diga, sei que estou salivando. Tenho uma dependência mórbida por chocolate. Nada a fazer.
    E vens tu, assim como quem não quer nada, mostrar essa delícia.
    Obrigada, querida!
    Deve ser ótimo e tenciono experimentar depois de passada esta orgia de chocolates.
    beijinhos, querida.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Você nem imagina... e todo mundo me controlando, só me deixando comer um por dia - e fui eu que fiz...

      Excluir
  3. Adorei boa idéia parabéns e devem ter ficado uma delicia

    bjô

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Estou com duas caixas destas na geladeira

    ResponderExcluir
  5. Rosa

    Que receita fácil e gostosa!!
    Adoro chocolate mas não sou chocólatra.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Rosinha, foi um prazer!
    Gostaste da acutilância da minha amiga portuguesa?
    Parece-me impossível ficar indiferente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei. Como dizem aqui no Brasil, no nordeste, "Eita mulher arretada!" Obrigada por tudo, Nina querida!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!