sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pirão Suave de Atum

Receita premiada - acredite se quiser! Com ela ganhei um microondas e uma cesta de produtos Knorr, num desses concursos passados. Peninha - só fiquei entre as cem finalistas: as 10 primeiras ganharam fogão e geladeira e a campeã ganhou também 10 mil reais!!! Genial - a ganhadora: fez coxinha de feijão preto com recheio de catupiry (prá fazer os netos comerem feijão...). 


Eu - com meu pirãozinho moleza de fazer - nem achava que tinha chance... Dei sorte.

Vamulá:

PIRÃO SUAVE DE ATUM (5 pessoas)

Ingredientes:

2 latas de atum light (pode usar o atum em óleo, mas fica oleoso demais... Não use o atum ralado, é um lixo, parece uma gosma cheia de pedaços de cartilagem. É atum em "lomos", como tá escrito na lata.);

2 tomates bem vermelhos picados ou passados no processador;

1 cebola pequena picada bem miudinho ou ralada;

2 colheres (sopa) de óleo ou azeite (se você usar o atum no óleo, use esse óleo);

1 colher (chá) rasa de sal;

Pimenta e cheiro verde à gosto;

1/2 vidro de leite de côco;

12 colheres (sopa) rasas de farinha de milho amarela.

Modo de fazer:

Frite bem a cebola no óleo, acrescente o tomate, refogue bem. Junte o atum em pedaços e mexa, mas sem desmanchar muito o atum. Jogue o leite de côco, salgue e deixe aquecer um pouco o leite, sem ferver (+/- 1 minuto e meio). Vá despejando as colheres de farinha de milho aos poucos, mexendo à cada adição e, por fim, junte o cheiro verde. Pronto!

Sirva com agrião refogado e arroz integral que tá bom demais. Ou como tá na foto, arrumadinha numa travessa com vagens fritas alho e óleo - do jeito que o patrão gosta...

É uma maneira prática de fazer principalmente crianças comerem um prato à base de peixe sem dar trabalho, ficando gostoso e custando pouco. E se você nunca experimentou prato salgado com leite de côco - tá na hora de abandonar esse preconceito que é uma delícia!


Quando fui classificada entre as finalistas do concurso, uma moça da Knorr ligou prá minha casa querendo saber como foi que eu criei esse prato. 

Eu disse a ela que, um belo dia, estando eu atarefada passando roupa depois de já ter preparado o almoço com antecedência, liga prá casa o "Marildo" perguntando se eu tinha feito peixe pro almoço, que ele tava morrendo de vontade de comer peixe - isso 11 e pouco da manhã, faltando menos de 1 hora prá ele chegar (só homem prá pensar que a gente torce o nariz como "A Feiticeira" ou pisca como a "Jeannie é um gênio" prá fazer aparecer comida assim, do nada...). 

Inventei o prato na inspiração divina, só pro pobrezinho não passar vontade...




Share:

12 comentários:

  1. Gostei da inspiração divina!
    Deve ser muito bom. Gosto muito de atum.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Rosa, que bom que você gostou.
    Estou pensando fazer grupos de 4 squares remetados com 4 voltas em ponto alto, nas mesmas cores.
    Lindo, lindo, ficaria se fizesse grupos de squares diferentes. Estou a investigar tentando pôr a ideia em prática. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que você está fazendo já vai dar um visual maravilhoso. Acho o seguinte: simplicidade é sempre mais fácil de fazer e o efeito é sempre lindo, agradando todo mundo. Beijos e parabéns pelo trabalho.

      Excluir
  3. Humm, parece delicioso!! Também adoro atum, e com essas vagens acompanhando então, fica perfeito!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É gostoso mesmo, e também é prático: sabe quando bate aquela fominha? Uma latinha de atum light, umas 3 colheres de maionese (também light), mexe e faz um sanduba com pão integral - acabou a fome! Beijão!

      Excluir
  4. Olá Rosa!
    Vc me salvou hoje! Estou olhando pra umas latas de atum no armário, já uns dois meses sem "inspiração" pra fazer nadinha, rsrsrsrs...
    Dona de casa sofre mesmo, meu marildo também é assim...E quando ele liga dizendo que vem almoçar, coisa que ele não faz quando está trabalhando, e ainda diz se pode trazer o coitadinho do amigo que tá morrendo de fome coitadinho, rssrrsrsrs... E eu ? Eu tenho que me virar nos 30 kkkkkkk, haja inspiração!
    Bom final de semana , Rosa !
    Mil beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você já pode se virar nos 30 e surpreender o maridão com um pirãoinho - modesto, mas muito gostoso... Beijão e obrigada!

      Excluir
  5. Menina que lindo teu blog, ameii e gostaria muito da tua amizade, sou sua seguidora de num. 379 !!rsrsrsr
    meu blog é: http://re-aprendendotricroche.blogspot.com.br/
    venha ficarei muito feliz em te ver por lá!!! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nadir. Adorei te conhecer e adorei também o teu blog. Beijo.

      Excluir
  6. Que Deus abençoe e restabeleça a saúde da sua mãezinha, cara Rita. Espero logo ver você aqui. Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosa
    Obrigada pela visita
    Estou sempre visitando seu blog, você é maravilhosa, seus comentarios me inspira e me anima. Que Deus lhe abençoe sempre.

    Josy

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!