sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vitral de Orelha


"Ai, lá vem a Dona Rosa com mais uma impossibilidade...".




Impossibilidade vírgula, que a maioria das coisas que a gente julga impossíveis é porque nunca fez! Um vitral prá usar na orelha, por exemplo: totalmente possível e, se não fosse feito de lacre de latinha de refrigerante, seria extremamente chique. Talvez em algumas daquelas centenas de lojinhas na 25 de março, onde a gente acha peças prá montar bijuterias, exista alguma pecinha que se possa usar prá fazer esse vitral (já pensou: um coração delicado de metal, prá ser preenchido com a miçanga vitrificada que você quiser?)...

"Mas, Dona Rosa, como que faz prás miçangas ficarem assim, presas dentro do metal, parecendo vidro?"

Cola de isopor. Já usou? Ela é assim: parece cola (quente) de silicone transparente derretida, bem molinha. Só que, diferente da cola quente, ela demora mais pra secar. E - também ao contrário da cola quente - ela continua transparente e brilhante depois de seca.

Faz assim: separa dois lacres de latinha bem bonitinhos e limpos, posiciona eles sobre um pires. 

Escolhe a miçanga de sua preferência. Com uma pinça (eu usei dois alfinetes...) você vai posicionando as miçangas dentro dos vãos do lacre e, depois que estiver tudo preenchido, joga com cuidado (prás miçangas não saírem do lugar) uma gota ou duas de cola de isopor. 

Fez isso nos dois lacres? Então cobre o pires com filme pvc e deixa por 3 a 4 dias até secar. É provável que, passado esse tempo,  tenha grudado um pouco no pires, então, com um estilete, raspa delicadamente o lacre por baixo até soltar. Se ainda estiver úmido por baixo, deixa o lacre virado ao contrário por mais um dia, terminando de secar.

Aí pega um preguinho ou uma tachinha, faz um furinho delicado e coloca o anzol de brinco. Ou então faz vários lacres vitrificados e, em cada um deles, um furinho de cada lado. Aí une um ao outro com argolinhas e faz pulseira, cinto... 

AQUI VAI UMA DICA PRÁ LÁ DE BOA: você pode usar caco de vidro!!! É assim: sabe aquela garrafa com uma cor linda - um azul profundo, um verde luminoso, que tá vazia e você tem pena de jogar fora? Pois então: enrola uma parte dela num tecido velho e grosso, um pedaço de jeans, por exemplo, e quebra com um martelo. Vê o tamanho que os cacos menores ficaram e, se você os quer mais delicados, quebra mais. 

"Mas eles ficaram muito cortantes, Dona Rosa! Vou me machucar toda!!!"

Vai não! Pega os caquinhos mais bonitinhos, que vão caber no lacre, de preferência com uma pinça e coloca eles dentro de uma garrafinha com um pouco de água e areia (dessas de construção) e chacoalha bastante. A areia vai aparar as arestas dos cacos: as bordas vão ficar macias e aí pode pegar na mão que não machuca. 

Agora quer uma dica melhor ainda? Fazer um prato decorado com cola de isopor e cacos de vidro (esse eu tirei deste site AQUI). Quebra a garrafa toda (ou quebra duas, uma verde e uma azul...) sem estilhaçar demais, deixando cacos mais ou menos do mesmo tamanho. Tira a "maldade" deles dentro de uma garrafa maior com água e areia (chacoalhando bem...) e depois cola todos num prato raso transparente. É um serviço mais demorado, tem que fazer por partes, mas você pode até fazer um prato-mosaico, lindo toda vida e totalmente pessoal, inédito. Vai fechando os buraquinhos com cola de isopor e, quando ela secar, vai incorporar no vidro. Fácil de limpar - pode até lavar - mas não pode usar nem álcool nem removedor, tá bom?

Ou faz uma luminária (já pensou?)! Olha só que lindezas:


Essas vende no Elo7, bem AQUI. Se você quisesse fazer dessas, não ia ser com cola de isopor, mas também não é difícil... Agora, faz uma bem caseira assim: compra no vidraceiro perto da sua casa quatro pedaços de vidro barato, transparente. Ajeita eles sobre um local fixo, enfeita com cacos de vidro, miçangas, strass, cola tudo com cola de isopor (mesmo se escorrer um pouco prá fora não faz mal, é só cortar com o estilete depois...). Quando tudo estiver seco, volta no vidraceiro,pede prá ele colar um vidro no outro com silicone (ou faz você mesma isso, comprando a cola própria em casa de materiais de construção) e ajeita essa luminária sobre uma base de abajur...

E já que eu comecei a falar de cacos de vidro, espia só este abajur aqui:


Veio deste blog AQUI, que até ensina como fazer. 

E este monte de vasos, porta velas, arte em vidro vindas DAQUI





Demais, né?

Pois é... Lacres de latinha, cacos de vidro... Tem gente que acha que é tudo lixo...
Share:

5 comentários:

  1. Que giros os brincos! Boa ideia!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaa,estou paralizada!!!...Estes vasos com cacos,me deixaram sem palavras!!! Maravilhosos,,,!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o bom é que pode fazer com cacos de garrafas, ou pedir retalhos de vidro colorido no vidraceiro... Beijão e obrigada!

      Excluir
  3. Amei, vou fazer uma luminária, quantas opções maravilhosas. Obrigada

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!