sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ecobag de calça jeans

Pois ééééé! Uma calça jeans velha, um tecido encorpado para o forro (assim nem precisa plumante), uns retalhinhos das mangas das camisetas que eu andei customizando (se você tá chegando agora e é a primeira vez que você entra pela minha janela, dá uma checada nos "prá trás" que você vai saber de que camisetas eu tô falando...) prá fazer, de fuxico, as flores, uns botões pros miolinhos... 


Ah, e um pedaço do maravilhoso feltro auto-adesivo da Alecria, prá decorar bonitinho (e esconder a costura das pernas da calça - que foi com elas que eu fiz a bolsa. Com ela e com os bolsos também.

Primeiro: quer fazer? Então pega lá aquela calça que não te serve mais. Corta rente onde começam as pernas (e você ficou com um shortinho - dá até prá usar, só que fica meio pornô, videoclipe de rock, a garota lavando o carro com tudo aparecendo e a camiseta molhada... Aliás, aqui tem um aparte meu: que mulher lava o carro assim, PELAMORDIDEUS? Sem sutiã, encharcando as "meninas", levando sabão de lavar carro nas pernas, sem luvas nas mãos??? Vai ficar com a pele toda ressecada! Ai, sei lá, de repente ela quer mesmo é a platéia, lavar o carro é só um meio prá atingir um fim...).
Essa eu ganhei das Supertalentosas, com agulhas de bordar, linhas e um tecido ma-ra-vi-lho-so dentro, que vou fazer depois um vestido prá mim...

Bom, continuando... Abre as duas pernas da calça e você ficou com 2 retângulos de tecido, né? Pega uma ecobag que você já tenha prá usar como molde: prende com alfinetes, corta com margem de costura. 

Não tem ecobag? Ó, são dois quadrados iguais, 40 x 40 cm cada no tecido da calça (que vai ficar por fora) mais dois outros quadrados iguais pro forro. Usei gabardine cinza escuro. 

Antes de costurar, customizei - fica mais fácil. Cortei dois pedaços do feltro da Alecria, colei escondendo a costura da perna da calça. Passei uma sianinha vermelha prá ficar mais bonitinho.

Cortei círculos com as mangas que sobraram das camisetas customizadas, fiz os fuxicos, costurei todos eles formando as flores (Não sabe fazer fuxico? Aprende AQUI...).Fiz os miolos com botões de strass que paguei uma merréca na 25 de março (2 reais o pacotinho com 25 deles...). Depois de costurar as flores, passei um pingo de cola quente prá reforçar e deixar as pétalas e folhas no lugar que eu queria, sem ter que perder muito tempo costurando demais.

Feito isso, vamos à costura da bolsa:

- Bolsos no forro: sempre é bom, dá prá por carteira, celular, chaves... Usei os próprios bolsos da calça, que cortei com uma margem de 3 centímetros em toda a volta, preguei com zig zag e apliquei tirinhas do feltro auto-adesivo Alecria que usei por fora: 

(Combina e evita que eu perca tempo fazendo arremates nos bolsos).

- Direito com direito da frente, costurei com margem de 1 cm, costura bem reforçada em toda a volta. Aqui tem um porém: o feltro da Alecria tem uma cola superpotente então, na hora de costurar, a máquina não vai muito depressa - mas minha Janome 2008 tirou de letra, e acho que qualquer máquina tira. Melhor usar agulha prá tecido pesado (14 ou 16) - e ah, esqueci de fotografar, mas fotografei o forro: 


- Direito com direito do forro, costurei com uma margem um pouco maior (1,2 cm), que é pro forro encaixar melhor dentro da bolsa.

- Agora, fazer o fundinho quadrado da bolsa. Tem que dar uma abridinha no fundo, marcar com alfinete, alinhavar os cantinhos e costurar - tanto na parte de fora quanto na de dentro:
Abre, dobra e costura cada cantinho...

Fica parecendo umas orelhinhas, tá vendo?

- Alinhava a parte de fora 1 cm para dentro; alinhava o forro 1 cm para fora. Encaixa as duas partes uma na outra, alinhava e costura uma na outra. 

- Faz as alças no tamanho que você quer - se é bolsa de mão, faz com uns 38 cm, se é prá usar no ombro, alças de 65, 70 cm. Largura das alças: 4 cm. Não esquece de deixar 1 cm em todo o contorno das alças prá poder costurar. Costura as alças , vira do lado certo, rebate a costura e - se quiser - enfeita com tirinha do feltro da Alecria que usou no corpo da bolsa. Prega na bolsa (distância entre elas 14 cm) e fiiiim!

Gostaram? Bonita, de baixo custo, dá até prá usar como bolsa, não dá? 

Beleza - então corre fazer a sua!!!

Share:

22 comentários:

  1. Linda,prática e super criativa!!!
    Adorei sua sugestão!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. êta muié porreta, alem de dar a dica , ainda explica tintin por tintin com desenho e tudo pra gente não se perder. Gosto muito das suas dicas, se não comento é por pura falta de tato, estou sempre fuçando por aki. Passa no meu blog tbm, tem coisas novas http://euzinhaporeuzinha.blogspot.com.br/. Bjks e continue sendo nossa fonte de inspiração.

    em tempo comprei as natas de soja, como vc faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui lá, mas não tem como seguir... Quanto às natas: hidrata com água fria por umas duas, 3 horas. Escorre, corta em pedaços e refoga com alho, cebola, tomate, azeitona, cheiro verde... Ou acrescenta no feijão preto depois de pronto, mexe um pouco prá pegar sabor... Pode fazer de todo jeito, na sopa, salada, strogonoff. É delicioso! Obrigada pelos elogios e beijos!

      Excluir
  3. Linda, Linda , Linda!
    Menina, você consegue aproveitar tudo....
    Adoro bolsas de tecido, ainda mais se forem assim ecológicas.
    Não tenho costume de usar acessórios de couro, pois adoro os animais.
    Não consigo nem pensar em matar um bicho para comê-lo ou usar a sua pele. Existem tantas alternativas criativas...como a sua!
    Adorei
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sabe, eu também não comia nada de origem animal, dos onze anos até me casar. Daí, aos poucos, voltei a comer frutos do mar. Mas meus filhos nunca sequer provaram carne de nenhum animal que anda - peixinho a Lola gosta, mas a Nana e o Ike só comem ovo e queijo. Parabéns pelo seu vegetarianismo consciente! Beijos!

      Excluir
  4. Oi Rosa, ainda não li o post porque estou com muito trabalho. Entre uma aluna e outra dou uma espiadinha nos blogs que gosto. Só via as fotos e posso dizer que ficou maravilhosa! Volto depois!
    O que tenho hoje para o jantar? adivinha!
    Bacalhau da Rosa! já está no pirex, prontinho para ir à mesa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Helena, tô numa correria louca fazendo presentes prá dar no Natal - mas também passei lá e deixei recadinho... E tô com inveja do seu jantar - meu marido anda de paixões somente por bolinhos de bacalhau e só ando fazendo isso ultimamente... Beijos!

      Excluir
  5. Rosa a bolsa está linda. Já comecei o xaile, uma beleza. Vou mostra.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Nina e vou ficar na expectativa do xale. Beijos!

      Excluir
  6. Rosa,

    Menina, como você é habilidosa e que paciência em explicar o passo a passo. Parabéns, bela bolsa. Eu iria até no shopping com ela, belíssima!!

    Tenha um ótimo final de semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ✽. ¸ ¸. • * `❀ ✽. ¸ ¸. • ✽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Lígia. Um excelente domingo prá você. Beijos!

      Excluir
  7. Rosa, fico feliz com a aprovação de uma artista da tua estatura.
    Só não fiz o cachecol porque tenho muitos e por outro lado, pude fazer a "TLOCA" para começar o xaile que, aliás, avança a todo o vapor.
    Beijo e bom domingo


    P.S. O que vai ser o almoço? Conta, vá!!!!

    ResponderExcluir
  8. Macarrão com beringela delicioso, torta de atum e salada. ah, e de sobremesa bolo cremoso de côco (este feito ontem...). Acordei 7 da manhã prá fazer os outros. Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. Amei esta ecobag, ótima dica!

    http://artesanatoecriatividade.blogspot.com
    http://viajandonoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rosa!!
    Tô aqui passeando e dando uma espiada pela sua janela...rsrs. Tô vendo que vc "estudou na mesma escola que eu": aprendeu a fazer crochet, ainda criança, com a avó; tem dó de jogar as coisas q podem ter alguma utilidade fora...
    Temos mesmo que lutar pela sustentabilidade do planeta e do nosso bolso também, né?
    Agradeço a visita lá no Ateliê da Maitê. Fiquei feliz com seus comentários.
    Apareça sempre, será um prazer!!
    Abraços,
    Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, estudei mesmo - também adoro reinventar as coisas e odeio desperdício. Obrigada pela visita e espero te ver por aqui mais vezes. Beijos!

      Excluir
  11. Ah!! Adorei a ecobag!! Bjs.
    MaitÊ Rodrigues - www.atelidamaite.blogspot.com

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!