quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Customizando com... furinhos?


Éééé....! Fácil, fácil, você abre uns buraquinhos na camiseta - e ela não vai desfiar, não!


Do começo: outra camiseta quase nova do bambino que transformei prás bambinas. Arranquei toda a golinha, fiz o decote canoa como elas pediram, diminuí o comprimento das mangas e cortei toda a lateral da blusa, ajustando e acinturando. Diminuí o comprimento também. Ela era assim:

Mas, antes de costurar (com o ponto elástico da minha Janome 2008), aproveitei que ela estava aberta e abri os furinhos redondos nas mangas, dando esse ar "punk-rendado" que vocês estão vendo:

É muito fácil de fazer os furinhos nas mangas: tesourinha pequena e afiada (eu usei uma daquelas que a gente aperta, que geralmente usamos prá desmanchar costuras e cortar fios, que parece um bico de passarinho. Demorei prá caramba, mas era a única coisa que cortava com delicadeza e que tinha fio...). Dobrei a manga no meio seguindo a linha do ombro e fui cortando meios-círculos pequenos, um do lado do outro, deixando 1/2 cm de distância entre eles, sem chegar até a barra. Depois dobrei paralelamente a essa primeira linha de círculos e intercalei outros. Fui fazendo isso até a manga estar toda furada. 

"Mas aí, Dona Rosa, quando eu usar a camiseta, os furinhos não vão abrir mais, desfiar e estragar a camiseta toda?"

Não, colega, porque você vai "segurar" a malha deles com cola de tecido.

Assim: compra uma bisnaga de Cola Pano (paguei 2 reais na Tricolândia) que vem com biquinho aplicador (se você fosse fazer com pincel ficaria louca).

Depois que abriu os buraquinhos na blusa, arruma ela na mesa bem ajeitadinha sobre uma superfície plástica (o bom mesmo seria uma radiografia, mas pode cobrir com filme PVC um jornal dobrado mesmo...) e aí, com delicadeza, contorne com cola cada um dos furinhos - NO AVESSO DA CAMISETA, NÃO DO DIREITO. Não esquenta a cabeça porque a cola é esbranquiçada - ela fica transparente depois de seca. Eu vou fazendo um pontinho de cola atrás do outro e achatando ele com o próprio bico aplicador - assim tenho certeza que está penetrando na fibra, sem empapar. É só olhar como eu fiz nesta foto:

Espera uma meia hora prá secar mais ou menos (a secagem mesmo leva dias, mas depois de meia hora já dá prá soltar do plástico - senão gruda na camiseta). Arrume um lugar prá deixar a camiseta descansando, secando direito. Quando secar, costura.

Você pode fazer coraçõezinhos que fica lindo! E - quer outra ideia? - que tal passar a cola do lado direito, mas cola com glitter ou metalizado? Ou mesmo tinta prá tecido, que também vai segurar a fibra...

Agora pronto: você tem uma camiseta que parece punk, mas é meiga como você!

(Agora - pausa prá feriado. Se alguém quiser deixar comentário, vou a-do-rar, mas só vou poder responder na semana que vem... Bom final de semana!).
Share:

12 comentários:

  1. Vou passar esse post para minha filha que agora deu para customizar tudo, embora já tenha estragado muito shortinho, blusinha...
    Dou o maior apoio, naturalmente, mas que esse negócio está me saindo caro, está.
    O bacalhau ficou divino e acabei de almoçar as sobras agorinha mesmo. Ficou melhor no dia seguinte. Faço uma casquinha de siri muito gostosa e esse bacalhau ficou bem parecido. O marido e filhas pensaram que eu tinha servido as casquinhas de siri no pirex. O que eu gostei é que dá para fazer com antecedência, guardar na geladeira e só na hora de servir levar ao forno! Acrescente aí na sua receita: "e com a água que ferveu o bacalhau, aproveite para fazer o arroz". Fiz o arroz com a segunda água, acrescentando mais água fervente ao arroz. Ficou divino!
    Quando tenho visitas para jantar, gosto de deixar tudo prontinho, pois não sei cozinhar e conversar ao mesmo tempo.
    Obrigada pela receita e todas as vezes que for fazer lembrarei, com certeza, de você!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha pensado em fazer o arroz com a água, mas dois dos meus filhos não comem peixe. Vou fazer para os que comem e um outro separado, prá ninguém ficar triste... Fico feliz que você gostou - é como tudo que eu faço, bem simples. Pode deixar que vou acrescentar sua dica na receita. Beijão e obrigada.

      Excluir
  2. Você sempre nos surpreendendo, hein?! Ficou muito legal,mesmo. E a ideia de fazer em outros desenhos e contornar com glitter deve ficar muito bonita também.
    beijos e bom feriadão!!
    Luci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Luci. Ainda não esgotei essa mania de cola - acho que ainda vou fazer mais algumas experiências com ela. Obrigada por ter gostado e continue aparecendo. Beijão.

      Excluir
  3. Olá Rosa!

    Você é d + !!!!!!!!!!!!!!

    Pessoas como você sabem fazer a diferença, né????

    Que Deus continue te abençoando para poder nos alegrar com e entusiasmar com suas invenções.
    Bjs no seu coração

    Renae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Renae! Nossa, seu comentário é que me alegrou e entusiasmou, espero que você continue aparecendo e recarregando minha pilha desse jeito! Beijão!

      Excluir
  4. A-M-E-I vc sabe que amo essa coisa de customizar e dar cara nova a uma peça esquecida no armário e essa sua dica da cola é M-A-R-A, pois podemos usar em outras peças. Não sabia mesmo essa da cola, vou comprar aqui no RJ, depois vc podia fazer um post sobre essa cola hein....Ensinando e dando mais dicas de como usar, obrigado por ter me avisado sobre seu post, bjs ate mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, lindeza: vou fazer uma postagem não somente sobre essa cola,mas sobre duas outras que eu também uso em tecidos. Beijão!

      Excluir
  5. muito legal a dica adorei!

    ResponderExcluir
  6. Você é mesmo muito criativa! Suas filhas são abençoadas tendo uma mãe como vc, porque estão sempre com roupas novas. A dica do feltro da postagem anterior também foi ótima. Eu nem sabia que existia aquele feltro.Parabéns e bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Célia querida. Vou te contar um segredo: minhas filhas não usam tudo o que eu faço: tem coisas que elas não gostam e eu acabo passando adiante. Na verdade, muitas vezes tenho que adequar minhas ideias ao gosto delas e deixo de fazer muita coisa porque sei que elas não vão usar, então vai ser desperdício. Pena, né? Mas, fazer o quê, é prá elas que eu faço... Obrigada por gostar e continue aparecendo que vou usar mais desse feltro. Beijão.

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!