quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cachecol Jéssica




Esse cachecol leva o nome de uma amiga da faculdade da minha Nana. Não é uma amizade da qual eu faça gosto, pois acho a garota muito negativa, do tipo que tem tudo de bom e do melhor e está sempre se queixando. Sabe, "Que droga! Tá chovendo!!!", "Odeio sol forte", "Detesto acordar cedo",  "Minha mãe isso!" "Meu pai aquilo"... Parece que nunca tem nada de bom prá falar de ninguém nem de nada, o mundo inteiro está conspirando contra ela. 



Em parte, acho que isso é prá comover os outros (no caso dela), prá fazer as amigas fazerem favores sem fim prá ela. E com ela ninguém nunca pode contar, pois ela já está cheia de problemas, "como você se atreve a exigir isso de mim!". Já pisou na bola com a minha Nana um montão de vezes, a amizade nem pode mais ser chamada de amizade mesmo, mas a Nana é boazinha, ajuda sempre que pode, mesmo sabendo que a moça é folgada e poliqueixosa. Mas aquele bicho que eu tranco no porão da minha alma, que está sempre afiando as garras e lutando prá sair, queria muito dar uma sacudida nela, empurrá-la de um barranco e gritar "Acorda!!! Vai procurar tua turma! Para de empatar o tempo precioso dos outros!"... Mas aí, o anjinho que faz piruetas no meu ombro - e brinca de equilibrar meus pensamentos - me lembra que eu sou filha de Deus, que Ele espera mais de mim,que deveria agir e pensar melhor, me faz sentir vergonha de mim mesma quando eu olho direto nos meus olhos, no espelho do banheiro e diz assim: "Deus tem que ter tanta paciência com você... Se a Naninha tem paciência com a amiga, você tem que ter também...".

Então, taí o cachecol pro aniversário dela, feito com o capricho que o meu amor pela minha Nana e pelo Pai do Céu me levou a fazer...

Levou menos de 100 gramas de lã fininha, 2/28, usada dupla. 3 agulhas no trabalho, 6 fora do trabalho, mais quatro no trabalho, regulagem 4, 10 mil carreiras. Marquei cada 1/3 do trabalho com um fio de outra cor, prá saber onde ficava. Depois de pronta a fita, enfiei na lã que sobrou, com a ajuda de uma agulha de miçanga, dois sacos de miçangas (tinha um dedal de pedrinhas em cada saquinho) peroladas na cor da lã. Do lado das 4 agulhas em trabalho fui fazendo uma correntinha de 9 pontos e intercalando uma miçanga em cada 5º correntinha. Depois disso feito na fita toda, fiz o babado do mesmo jeito que o cachecol de plumas branco, o rosa e o cinza e também o preto

A parte mais chatinha é a da miçanga, pois a fita é longa: 10 mil carreiras rendeu 31 metros e meio (haja paciência!). Mas custou baratinho, ficou bonito e a menina vai gostar. Fim!
Share:

18 comentários:

  1. Oi amiga linda e divertida.... vc falando parecia o filminho do tom e jerry... com o anjinho e o diabinho no ombro....rsrsss, ficou maravilhoso seu cachecol.... qdo tiver um tempinho vou tentar faze lo.... beijocas, Tathy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver depois de feito, com seu toque especial, postado numa foto linda no seu blog. Beijão.

      Excluir
  2. Oi amiga linda e divertida.... vc falando parecia o filminho do tom e jerry... com o anjinho e o diabinho no ombro....rsrsss, ficou maravilhoso seu cachecol.... qdo tiver um tempinho vou tentar faze lo.... beijocas, Tathy

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo!Pena que eu não tenho uma máquina para fazer um igual!
    Prometi fazer um pra minha irmã,mas ainda não achei algo com a cara dela,esse ia combinar com o jeitinho dela!
    Seu trabalho tá lindoooo!!!!!!!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio. Estou tentando entrar em contato com umas tricoteiras e ver quais delas se habilitam a fazer a fita ou o cachecol prá quem se interessar. Assim que eu conseguir, te aviso. Beijo.

      Excluir
  4. Bom dia! Agradeço sua visita ao meu blog e também as dicas da trança. Realmente eu não tinha pensado em suspender as agulhas! O casaco é o mesmo que você fez. Depois olhando todas as suas postagens eu o reconheci. A gola dele é chique no úrtimo né? Quando ao seu cachecol achei lindão. Quando olhei a foto pensei que fosse daquelas fitas e depois lendo nem acreditei que foi feito à máquina. Você é muito talentosa (se fosse pianista seria Mozart...risos). Um grande beijo a você e sua filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio mas eu não sou tudo isso não... é só experiência adquirida através do mais antigo método: tentativa e erro. Com o tempo, pelas coisas que você faz, vai me superar tranquilo. Beijão!

      Excluir
  5. Adorei o cachecol mais infelizmente não tenho uma maquina! uma amiga quer um assim mas não sei como fazer nas agulhas :( normais!!! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, nas agulhas normais dá prá fazer sim: você monta quatro pontos na agulha de tricô, daí faz uma correntinha com agulha de crochê (ou como dedo) de umas 5 correntinhas e monta mais três pontos na agulha de tricô (fica um vão entre os primeiros quatro pontos e os últimos três pontos. Daí você tricota normal (eu faria sempre tudo em ponto tricô dos dois lados e, na hora do "vão, daria umas 4 a 5 voltas (laçadas sem ponto nenhum) na agulha de tricô. Com isso é criado aquele pedaço leve da fita. Vai tricotando ida e volta por uns bons metros, depois com a agulha de crochê transforma a fita em babado. Mas eu estou tentando contato com algumas tricoteiras prá ver qual delas se habilita a fazer o cachecol ou (pelo menos a fita). Assim que eu conseguir, aviso. Beijo.

      Excluir
  6. adorei o cachecol mas não entendi direito a parte das micangas e de puxar me explica por favor , ah ! já digitalizei o livro de costura da minha Vó , vc lembra? preciso enviar a você . adorei sua historinha ainda bem que o anjinho ganhou fico feliz, bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Márcia. Se você quiser me mandar o livro digitalizado, manda pro email arosanajanela@hotmail.com que eu vou adorar. Quanto à colocação de miçangas, você passa um pouco de cola branca ou esmalte de unha na ponta do fio (se ele for muito grosso) ou usa uma agulha de pedraria, enfia no novelo todas as pedrinhas e vai, com a agulha de crochê, fazendo o trabalho à mão (pode ser o biquinho ou correntinhas) e intercalando as pedrinhas. No cachecol preto que eu mencionei na postagem acima eu fiz um esquema bem explicado. Beijão e obrigada.

      Excluir
    2. Oi Rosa , coloquei no seu e-mail o livro espero que goste e mais importante que seja util.bjo.
      Marcia

      Excluir
  7. Rosa, meu sogro sempre dizia: "é melhor estar na condição de ajudar do que ser ajudado"!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, querida Helena - seu sogrão não poderia estar mais certo... Essa é uma daquelas verdades da vida que eu deveria saber de cor e salteado, mas que me esqueço às vezes (geralmente quando alguém não trata meus filhos como eu gostaria que eles fossem tratados...). Nessas horas, meu marido diz "tudo bem, você ainda é uma menininha, uma hora você aprende...". Mesmo com tanto chão percorrido, tem coisas nas quais eu ainda tropeço. Obrigada pelo lembrete e um beijão.

      Excluir
  8. Maravilhosa como sempre!!! Quando eu crescer, quero ser igualzinha a você, rsrsrs. Seus trabalhos são lindíssimos, só não consigo saber a que horas você consegue fazer tanto, você não dorme nunca???? Abraço apertado da parte de Jesus em você. Gilmara Gonzalez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, meu amor, sabe aquela coisa de que gente velha acorda com os galos e vai dormir quando escurece? Eu estou quase lá - só que vou dormir muito tarde... E, quanto a ser igual a mim, no meu tempo a gente não tinha tantas formas de se melhorar como hoje - só de ter internet e poder viajar e aprender com o mundo todo, sentada na frente do computador, a geração de vocês já vai ser muito melhor ainda. Beijos.

      Excluir
  9. ESTOU ACHANDO O MÁXIMO TEUS TRABALHOS,VOLTEI PRA MÁQUINA COM TANTAS COISAS LINDAS ME DEU INSPIRAÇÃO.OBRIGADA POR COMPARTILHAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, como eu fico feliz quando alguém me diz que ficou inspirada!!! Manda brasa na máquina, minha querida, aproveita bem esse recurso maravilhoso que Deus nos permitiu possuir. Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!