quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vestido de malha pro inverno



Ai, que trabalho que me deu!!! Não fazer o vestido, mas tentar fazer um molde básico, que desse prá qualquer pessoa fazer (mesmo em um pedaço de papel pardo ou jornal), sem ter que imprimir nem nada... Bom, se você não fugiu da escola e sabe usar uma régua, acho que dá prá fazer tranquilo.


O custo do vestido foi menos de 28 reais (comprei 2 m de malha florida, mas sobrou - isso porque eu faço malabarismos na hora de cortar, viro, torço, e ZÁS!... Mas, se você ainda não tem prática, compra 2,20 metros, que, com o que sobrar, você faz um top). Peguei um retalhinho de malha fria preta prá fazer a pala. 
É um vestido sóbrio, nada de decote escandaloso que eu sou uma balzáquia de respeito. A modelo é a Nana, minha clone mais jovem e mais magra, então eu dei uma prendida atrás com alfinetes, só prá deixar mais na medida dela. "O quê, dona Rosa, tá engambelando a gente??? O vestido não fica desse jeito?" Fica. Só que, em mim, como eu estou mais preparada pra próxima Era do Gelo, o vestido não fica tão bonito quanto fica nela. Imagina se as modelos das passarelas fosse mulheres que já viraram o Cabo das Tormentas - e não magrelas jovens e esfomeadas... Mas ele pode ficar assim em você: é só, depois que você fizer o vestido, vestir em você, reparar na frente do espelho quanto tem que ajustar e costurar dos lados - não demais, porque senão ele não vai entrar na hora de vestir, hein?
Usei minha Janome 2008, tudo no ponto elástico "D". Moleza.
Aqui vai o jeito que eu costurei a pala:

SÓ QUE TEM QUE ALINHAVAR, tem que fazer com capricho... Costura não é difícil: é só prestar atenção e alinhavar tudo, sempre, que aí dá certo. 
Ah, e não esquece de cortar um arremate para a parte das costas, usando o mesmo molde. Assim, ó:
Coragem, mulher! Não é nenhuma operação de cérebro - se você errar, compra outro tecido e faz de novo, procurando não cometer o mesmo erro de novo - "Experiência é o nome que a vida dá aos nossos erros". 
O molde da manga é curto, mas é só encompridar até o tamanho que você quer.
Faz de malha fria como eu, faz de viscolycra, viscoelastano, faz de malha de veludo cristal. Até de moletom, se não for muito pesado e tiver uma boa elasticidade, dá prá fazer. 
Olha o molde aqui:

Faz, faz, faaaaaz, e sai toda linda, estilosa, podendo.

Boas costuras!!!
Share:

14 comentários:

  1. Ai que coisa mais linda, até doeu... essa estampa de florzinha miuda eu amo, com fundo preto então é meu sonho mas na minha cidade não acho; vou ter q procurar na cidade vizinha, amei seu molde tá bem chique, tá parecendo de revista, vc tá de parabéns, vc é linda e inteligente! Só q vou tentar primeiro num lençol velho, dps faço no tecido de malha, vai ser melhor, eu acho...
    Bjs Fica com DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliana. Espero que você ache a estampa... Se você for tentar num lençol primeiro, tem que ser lençol de malha: esse molde só funciona com tecido elástico. Um beijão!

      Excluir
  2. Oi amada, faz tempo que não deixo um comentári, não? É que tive um monte de cosas pra fazer mas sempre via o que você estava aprontando e você aprontou de vez agora, esse vestido tá divino, sou suspeta pois amo vestido e florido então, nem se fala.
    Bjoks, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa, como disse uma leitora que me apresentou seu site, somos mesmo muito parecidas, pois é assim mesmo que faço. Lendo seu texto parecia eu incentivando outras a costurar. Gostei demais do detalhe em preto, pois dá para usar sobras de tecidos. Para as alunas eu faço no ponto elástico D na Janome, igual você, mas para mim, que sou aflita demais, faço na overlock, pois é só sentar com os retalhos na mão e levantar com a roupa pronta.
    Parabéns porque ficou lindo, lindão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que inveja: você tem alunas! Você deve ser craque nos assuntos que eu só arranho a superfície... Bom, eu adoro a minha Janome, especialmente porque ela encara várias camadas de tecido... Obrigada pelos elogios, você é que os merece de montão! Beijo.

      Excluir
  4. Oi Rosa, notei que você costuma responder em seu próprio espaço, por isso não havia lido suas respostas, pois sou incapaz de lembrar em qual post comentei, voltar nele, ler a resposta. Então vou apenas ler seus posts, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que lindo. Parabens..Adoraria costurar, mas não tenho o menor jeito. kaka .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu sempre digo: está nos nossos gens costurar - você só não se deu conta disso ainda, não se permitiu esse prazer... É só ter na mente as mulheres das cavernas, esperando os companheiros voltarem com a caça e usando sabiamente os couros pra vestir todo mundo (se dependesse da maioria dos homens, acho que a humanidade andaria toda pelada...). Mas a gente se ajeita, seja com panos ou linhas, não é mesmo? Beijo.

      Excluir
  6. achei esse vestido lindíssimo parabéns

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Que bom que você gostou! continue aparecendo. Beijo.

      Excluir
  8. És uma pessoa especial por gostar de compartilhar o que sabe, ensinando quem precisa de ajuda. Parabéns, vou tentar fazer o vestido, está perfeito com todas as medidas,obrigada. Rosi.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!