terça-feira, 12 de junho de 2012

Poncho diferente




Era prá ser um xale, feito com sobras de lã... Mas aí, no decorrer da viagem virou um poncho...


Feito assim: sobras de lã beeeem fininha, daquelas que a gente compra por peso em lojas que enrolam. Fiz 3 rolinhos (usei 6 fios - 2 fios em cada rolinho) de 3 tons de verde e os usei juntos. Agulha 8 de tricô, comecei com 4 pontos, direito em ponto meia, avesso em tricô, aumentando um ponto de cada lado a cada 1 carreira, até dar os 8 pontos da trança. Daí continuei aumentando do mesmo jeito, só que coloquei quatro pontos tricô de cada lado (avesso do ponto meia - para ressaltar a trança) e daí em diante fiz tudo em ponto arroz. Fiz o cruzamento da trança a cada 12 carreiras. Quando ficou do tamanho que eu queria, arrematei folgado, fiz os acabamentos em crochê. Na base do triângulo (a parte que a gente costuma enrolar o xale no corpinho...) fiz 3 correntinhas, 3 pontos altos no mesmo lugar de onde a correntinha saiu, daí prendi com um ponto baixíssimo. Nos dois lados pontudos do xale carreiras de leques. Coloquei as franjas, fiz um cordão prá fazer o amarrado da frente. Rápido de fazer (porque a agulha é grossa e os pontos simples); super econômico (porque só usei restos de lã...) e ninguém pode negar que é lindo. 
Faz um você também: brinca com misturas de cores de lãs e linhas - vale tudo! Mistura Família com Cristal, joga uma Suzy ou uma Cléa no meio! Aproveita prá não jogar nada fora que, além de não desperdiçar nada, você ainda sai ganhando um agasalho lindo e inusitado,  ninguém tem igual!
Ah, faz na máquina assim: começa com 4 pontos, bem no canto direito, próximo ao carro e vai aumentando do lado esquerdo 1 ponto a cada 2 carreiras. Faz umas florzinhas no transportador, de vez em quando, prá dar um charme. Quando você tiver enchido a máquina inteira, tiver ocupado todas as agulhas, faz o retorno, diminuindo um ponto do lado esquerdo a cada duas carreiras, até chegar onde começou. Daí é só fazer os acabamentos. Ou faz de crochê, mulher! Ou aproveita um belo pedaço de tecido e cria um na base da costura... Faz que fica lindo e uma mulher sabe o quanto é bom vestir uma roupa e se sentir linda...
(E por falar em linda... Lola, chega! 
Pára com isso! Não exagera!!! Deixa um pouco de beleza pro resto da humanidade!)
Até mais!
Share:

4 comentários:

  1. Rosa,

    mais uma lindeza de encher os olhos e alegrar a alma.
    Sou uma frequentadora assídua deste teu cantinho tão acolhedor e sempre surpreendente. Obrigada por compartilhar. parabéns pelo talento e generosidade!

    Te convido a participar desta brincadeira valendo mimo:

    http://www.supertalentosas.com.br/index.php?page=publicacao&codigo=69

    Um beijo carinhoso!

    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui e já tô voltando - agora só falta minha filha chegar e participar comigo... Obrigada pelo convite e pelo comentário lindo, fiquei feliz com as duas coisas. Beijão.

      Excluir
  2. Bom dia!!!


    Sou seguidora, recebo as atualizações do seu blog. Queria que você soubesse que AMO muito tudo o que é postado aqui.
    Leio, aprendo e me encanto com as poesias, com tudo que você escreve.
    Tenho a impressão de que, além de muitooooo talentosa, você é sim, uma pessoa especial, doce, dinâmica e generosa.
    Muito obrigado por suas postagens, pela doação do seu tempo, por muitas vezes alegrar o meu dia com trechos de livros maravilhos que divulga. Eu agradeço sinceramente!
    Uma maravilhosa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, lindeza. Adoro fazer o blog - prá mim, é como se eu deixasse pegadas no cimento fresco ao invés da areia... Dura um pouco mais do que só cantarolar pela casa (o que eu tô sempre fazendo) e deixar rabiscos de receitas em agendas velhas. Mas de especial eu não tenho quase nada, só as pessoas que me rodeiam (pela graça de Deus) e que são o motivo de eu me esforçar prá fazer o meu melhor. Obrigada de novo e apareça sempre. Beijos.

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!