sexta-feira, 25 de maio de 2012

Estola Econômica



Tudo o que você precisa é de um novelo de Anne Brilho e um pouquinho de tempo. Sabe aquele vestido preto básico? É uma maravilha... Você faz uma estola (de lã ou linha) e ele fica com uma cara; faz um bolero e ele fica com outra... Faz um xale bem caprichado e ele fica mais lindo ainda.
Esta estola saiu por R$10,68 na Aslan e é uma pena que a foto não lhe faça jus: ela tem um brilho lindo, fez um tremendo sucesso no casamento que eu fui.


Molde prá um vestido preto básico? No CORTANDO E COSTURANDO tem (se não for do seu tamanho, manda um email e compra do jeitinho que você quer, acho que está custando 6 reais atualmente...). 
Faz a estola rapidinho, põe um broche e pronto - sem drama. 
Sabe o que eu não gosto? Gastar dinheiro com uma roupa que eu nunca mais  (ou raramente) vou usar. Acho desperdício. Por isso sou adepta de vestidos básicos, em cores clássicas, que - dependendo dos acessórios - podem ser usados em vários lugares.
Eu sei, não dá prá ir na cerimônia do Oscar nem no casamento do príncipe da Inglaterra (do próximo, o sapequinha...), mas já vi gente cheia da grana e da fama usando cada coooooisa!
Receitinha de mãe:


Ó, faz de lã que fica mais quentinha, faz inteira de crochê se você não tem máquina... Faz sem brilho nenhum que dá prá usar até no dia a dia, com um broche mais discreto. Não quer fazer o barrado embaixo? Põe uma franja que também fica lindo.
Faz, "muié", que do céu só cai chuva e sujeira de passarinho... 
Bom final de semana!
Share:

23 comentários:

  1. oi Rosa tudo bom,adorei essa encharpe ,vou atras de um novelo de anne brilho que esta perdido por aqui,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Dani. Depois de pronta quero ver no seu blog. Beijos!

      Excluir
  2. Uma estola simples com efeito surpreendente.
    Como sempre, fazendo coisas lindas!!
    Adorei!
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, agora ganhei meu dia... Obrigada e aparece sempre que me faz feliz. Beijos!

      Excluir
  3. Olá AMO AMO AMO seu blog suas histórinhas e suas receitas afinal
    AMO AMO AMO VOCÊ
    Presente de Deus pra mim!!
    Me ajuda e muito
    sou iniciante em trico a maquina e aprendo com vc!!!
    ah sim vc tem uma receitinha de um bolerinho em ponto liso pra minha bebê de des meses??? meu email laodiceiasantos@hotmail.com e gostaria de ter o seu email... abraços

    25 de maio de 2012 10:14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, meu amor, não mereço tudo isso - mas agradeço do fundo do coração... As receitinhas dos meus bebês já se foram, perdidas no tempo - e o meu "neto de contrabando" é recém nascido, também ando caçando receitinhas prá fazer prá ele. Mas não vou te deixar ir de mãos vazias: entra neste álbum Picasa que tem muita coisa de tricô à máquina:

      https://picasaweb.google.com/marli.lace/TricoAMaquina

      E, só por curiosidade, checa estes vídeos de como usar o carro verão e fazer uma blusa (esse é o vídeo número 1, tem mais 8 até a blusa ser concluída):

      http://www.youtube.com/watch?v=r2XtOM3lqIs&feature=plcp

      O email prá falar comigo é arosanajanela@hotmail.com. Beijos.

      Excluir
  4. Amo tudo do seu blog r visito sempre, muito obrigada querida por compartilhar tantas coisas maravilhosas.Você é muito inteligente

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosa sou a mesma do comentário anterior, não consigo deixar postagem usando meu nome aí entrei como anônimo e consegui, eu sou Maria AParecida e amo demais tudo que vc faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Aparecida... Continua aparecendo que eu vou continuar tentando fazer coisas legais. Beijo.

      Excluir
  6. Comprei a linha ontem por 10 reais e vou fazer uma dessa para dar de presente a uma amiga, mas antes preciso da sua autorização, não se preocupe que seus créditos serão preservados.Onde encontro esses briches?Achei lindo o desse que vc postou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Aparecida. Nen precisa de autorização prá fazer a estola, é prá isso que eu posto as receitas: prá fazer mesmo! quando aos broches, presta atenção na próxima postagem. Beijos.

      Excluir
  7. Poxa... amei o que escreveu no topo do seu bloguinho.
    É bem por aí... sempre que compartilhamos algo, as coisas se multiplicam pra nós.
    Parabéns pelos belos trabalhos. Não é minha praia, mas amo admirar e tb usar.
    Que Deus te abençoe.

    Ótima semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é mesmo, Bruxinha: a gente recebe o que dá. Quanto mais a gente é generoso, quanto mais amor a gente espalha ao nosso redor, mais coisas boas acontecem na vida da gente. É a matemática da vida. Beijo.

      Excluir
  8. Amiga fui fazer essa stola, e acho que minha maquina é diferente da tua, a minha é uma elgim 840.a minha com a quantidade de pontos da tua ficou mais estreita e se um rolo só não dá para fazer as 600carreiras. ficou muito comprida.Ela tem que fechar toda ou seja por completo? at^0 tentando fazer com mais pontos e menas carreiras. Como meço para saber a largura exata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Aparecida. A minha máquina é Elgin 840 também e eu, na verdade, nem usei um novelo inteiro de Anne - era uma sobra de uma blusa de crochê que eu postei, e ainda me sobraram 2 metros de fio no final... Você fez do mesmo jeito da receita? Deixou as agulhas vazias no meio das faixas tricotadas? São sempre 4 agulhas no trabalho e três vazias, na regulagem 10 - com isso, a linha tem que dar... Minha estola ficou medindo 32 cm de largura por 1,25 m de comprimento (sem contar o crochê). Se você não conseguir, nem sei o que dizer, talvez a regulagem da sua máquina seja diferente da minha... Espero que dê certo. Beijo.

      Excluir
  9. Fiz do jeito que tá explicado na receita, para ficar com os 32 cm de largura tive que aumentar mais duas colunas de 4 pontos, ficando com 15 barras de 4 pontos.Agora o comprimento eu diminui pois a minha chegou a 1,18 com 400 carreiras. Pois se eu fizer mais algumas para completar 1, 25 a linha não vai dar para fazer o barrado, eu tô achando que o pouco que sobrou da linha ainda corre o risco de não dá pois tem muito ponto alto e este ponto come muita linha.pedi a minha irmã para comprar outro já que ela foi na cidade vizinha, unde compro só tem uma loja e não tinha mais da cor cinza. Eu tenho um novelo fechado mais preto, vc acha que se eu fizesse o barrado de crochê com preto daria certo? Será que o rolo que comprei tem menas quantidades de linha que a sua? a minha tem no rótulo 500 metros. Fiquei triste pois a minha amiga já completou ano e e eu ainda não terminei. Eu tenho outro rolo lilás. Me dê sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Tô de queixo caído... Sabe, quando eu comprei a minha máquina, não tinha toda essa facilidade de internet, então eu telefonava pro SAC da Elgin e uma professora muito boazinha me disse que a mesma peça, feita em duas máquinas iguais (tipo duas 840) teriam diferença, porque cada máquina tem sua particularidade. Até a mesma blusa, feita uma em lã preta e outra em lã branca, ficariam diferentes, devido ao tingimento. Mas acho que eu nunca pensei que a diferença seria tão grande... Olha, toda Anne tem 500 metros (e, como eu te disse, o meu novelo nem estava inteiro...); se a Anne preta que você tem é Brilho também, acho que vai ficar lindo o acabamento em preto. Por que você não tenta fazer um acabamento diferente do meu? Tipo: faz umas flores de crochê (miolo em cinza) e as pétalas em preto, depois junta uma na outra até dar o comprimento da estola, faz um acabamento em preto em volta e põe uma flor preta no centro do peito? Se você pretende usar um broche de strass, a flor do peito pode ser inteira preta e depois o broche faz as vezes de miolo... Mas não use o lilás: vai ficar muito apagado, lilás e cinza são muito próximos. Beijos e depois me diz se deu certo.

      Excluir
    2. Obrigada, você tá sendo muito gentil te agradeço demais, vou ver como faço e claro você vai ver sim só não sei como te mostrar porque por aqui não dá. A não ser que coloque no grupo. Você tem orkut? me procure como Aparecida Leão e me adiciona.fica com Deus

      Excluir
    3. Ah, orkut eu não tenho, só o facebook do blog. Mas meus filhos tem, vou falar prá eles fazerem isso. Beijo.

      Excluir
  10. Que blog legal! Tô rindo demais com as suas postagens. Fazia tempo que não me divertia assim lendo blog. Ainda bem que te achei! Beijão e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Esta estola esta linda tinha salvado e não sabia qual blog, agora estou compartilhando. obrigada por tantas coisas lindas.BJOS.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!