segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Máquina sem frontura vale a pena?

Essa é a pergunta do milhão: adianta comprar somente a máquina, sem a frontura? Seja por medo de investir nas duas (que, convenhamos, é um BELO gasto...)  ou pelo receio (bem normal...) de se a gente vai se adaptar ao uso, se vai gostar, se vai valer a pena - muita gente quer saber a resposta. Tem inclusive gente que tem máquina em casa, comprada a tempos, mas que desanimou do uso por pensar que ela só cumpre realmente seu papel se tiver uma frontura acompanhando. Bom, eu (sabiamente, aliás, como sempre, pois não tenho esse cerebrão à toa...) sei a resposta: vale sim, MUITO a pena. 


É só olhar as seguintes montagens: eis aqui algumas peças nas quais a frontura foi usada. Se vocês repararem, ela só foi utilizada nas barras - o restante do trabalho foi feito somente na máquina.

Agora vejam estas peças - todas elaboradas sem o uso da frontura - só a máquina, nua e crua:

Modéstia à parte, todas as peças são lindas. A frontura, como se vê, se prestou bem para fazer barras sanfonadas, o que confere elasticidade às peças, no quadril, nos punhos e no decote. Contudo, sem a frontura também se fazem barras, chamadas de BARRAS DOBLES, executadas retirando-se do trabalho algumas agulhas, formando canaletas no trabalho que atuam quase como os pontos executados pela frontura. Perde um pouco da elasticidade na hora de usar, pois, como o nome diz - DOBLE - ela é feita e depois dobrada sobre o trabalho, para então continuar o tricô - o que faz com que ela fique meio durinha. Isso pode ser facilmente remediado se, ao invés de dobrá-la, ela for feita (por exemplo, pretendendo-se fazer uma barra doble de 20 carreiras, executa-se 40 carreiras em uma regulagem menor, e, ao término, preenchem-se seus espaços vazios com o uso do transportador para dar sequência ao trabalho) e, quando a peça é retirada da máquina, dobra-se a barra ao meio e prende-se a primeira carreira na última à mão, com ponto de malha e agulha de tapeçaria. Assim fica elástica... Contudo, na maioria dos meus trabalhos, depois da peça feita, apelo pro acabamento de crochê (se for feminina) ou deixo sem acabamento nenhum, enroladinha mesmo, que fica lindo e original...Outro uso da frontura é na hora de fazer tranças ou cordas - a frontura faz a divisão entre uma corda e outra. Só que, sem a frontura, tendo somente a máquina, deixando 1 agulha fora do trabalho entre uma corda e outra o efeito é quase o mesmo.

Assim, colegas, depois de tanta verborragia, o resumo do filme é este: não pensa muito, não... Compra uma máquina de tricô sem frontura mesmo, que você vai fazer coisas lindas até cansar. Quando Sua Majestade comprou a minha, lá pelos idos de mil novecentos e tralalá, veio com tudo: frontura, trocador de cores, etc., e eu praticamente só uso a máquina. E tem mais: portabilidade. A máquina sozinha vem em uma maleta, você acomoda na mesa que quiser, leva prá onde for, etc, etc. Com frontura tem que comprar uma mesa própria, pois a mesma tem que ser aparafusada em um local definitivo. 

Complementando: todas as receitas das fotos (e muitas mais) você encontra aqui no blog, GRÁTIS! é só ter o trabalhinho de xeretar minha janela, que está sempre aberta...

Bons tricôs!   
Share:

26 comentários:

  1. Olá Rosa!tenho visto que vc faz muita blusa com linha Cléia.Minha pergunta é: não fica torcida? Há muito tempo tentei fazer uma mas ficou deformada. Me disseram que fio de algodão puro não fica bom na máquina, mas seus trabalhos parecem perfeitos.Pode me contar o segredo?
    Em tempo: reabri minha máquina de trico, graças ao seu incentivo.Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi, Célia. As linhas de algodão não deslizam tão bem na máquina quanto as acrílicas, especialmente nas primeiras carreiras. Contudo, é só acertar na regulagem do ponto, manter a máquina lubrificada e limpa e, depois de prontas as partes da peça, antes de costurar, passar a ferro COM CUIDADO PARA NÃO DEFORMAR. Aí é só costurar e fazer o acabamento. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. continuando- amanga-101 pts depois do aumento-121.diminuir 6,2,2x=8 de cada lado;mais 10 mais10=56 dos dois lado.restam65 e não41,foi o que eu entendi...desculpe minha ignoranci, aprendi o nada que sei na raça e na net graças a pessoas como vc que compartilha o que sabe,as pessoas que conheço pessoalmente não gostam de ensinar...nem pagando...bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Elvira, querida, me perdoa. Na hora de fazer a receitinha no Paint, falhei esquecendo de mencionar mais duas diminuições. A manga fica assim: quando chegam os 121 pts, diminui, de cada lado, 6, 2 (2x), 1 (10x) - tudo isso a cada DUAS carreiras; mais 1 (10 x) a cada UMA carreira, e, por fim, mais 5(2x) até dar 41 pts. As linhas de algodão são meio trancadas nas primeiras carreiras, mas se a máquina estiver limpa e lubrificada, depois melhora. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. olá rosa!!eu anotei.eu agradeço muito por vc ter me respondido!!LINDA E ABENÇOADA NOITE PRA VC E FAMILIA!!!BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prá você também, querida, tudo de bom. Espero que agora dê tudo certo e, se precisar, é só falar. Beijos.

      Excluir
  6. Adoro tudo que faz e não fique triste porque sempre leio suas histrinhas viu? sou leitora assidua, pode acreditar. Acho você o máximo, muito criativa e faz tudo com perfeição. Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Gostei do comentário sobre a frontura me ajudou muito !tanks!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosa ! amei teu blog ,sou viciada em blog,até agora foi o que mais gostei,pois me tira gargalhadas.Preciso de uma ajuda,encomendei uma Elgim 840 sem frontura ,nunca usei maquina de tricô ,tu acha que consigo fazer polaina e toucas sem a frontura,desculpa a ignorância ,mas tenho que perguntar pra alguém ,desde já agradeço.bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana! Seja bem vinda! Com a Elgin 840 você consegue fazer muita coisa, incluindo polainas e toucas. Tá cheio de vídeos no Youtube ensinando, tanto na nossa língua quanto em inglês e russo - as imagens são boas, nem faz falta entender o idioma. No Facebook também tem um montão de artesãs e no grupo de tricô à máquina do Yahoo tem um arquivo enorme de receitas grátis:

      http://br.groups.yahoo.com/neo/groups/trico-a-maquina/info

      Se você não faz parte ainda, é grátis e muito fácil.

      Qualquer dúvida, estou a disposição. Beijos e obrigada.

      Excluir
  9. Olá,Rosa ,procurando pelo site sobre a Elgin840 ,vi seu blog e gostei ,eu tenho uma ,só que não sei nada e realmente porque eu não tenho a frontal ,mais vc me deixou animada ,vendo o que se pode fazer sem frontal ,realmente são lindo seus trabalhos ,será que eu vou conseguir ?rsrrs,um abraço bjo e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que consegue, Ivanda querida! Tudo na vida é questão de prática, tudo a gente começa devagarinho e, aos poucos, acaba fazendo até sem pensar, automaticamente.

      Excluir
  10. Olá Rosa ,encontrei seu blog na net e vi ,coisas interessante ,pois eu tenho a Elgin 840 mais não tenho a frontura ,e gostaria de começar a trabalhar ,mais não sei ,e gostaria de fazer aquelas calças feminina de lã ,será que eu consigo e qual fio eu devo usar para confeccionar ,se puder me ajudar eu agradeço e parabéns pelo seu trabalho bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor lã prá começar é a Cristal, da Pingouin, pois já vem enrolada em cones. As mais fininhas tem que ter enrolador, enrolar dois fios juntos, é mais complicado.

      Entre no Youtube, pesquise "Máquina de Tricô" e assista os vídeos. Traduza para o inglês e para o russo a expressão "Máquina de tricô" e, no youtube, assista os vídeos que tem nessas duas línguas também. Dá prá entender direitinho, mesmo sem falar os idiomas.

      Beijos e muito obrigada pela gentileza.

      Excluir
    2. Olá,obrigada pela atenção e dicas e até incentivo , eu já fiz gorros,até que ficou bom ,agora quero ir além ,vou tentar fazer a calça de lã .Beijos e muito obrigada .

      Excluir
    3. Olá,obrigada pela atenção e dicas e até incentivo , eu já fiz gorros,até que ficou bom ,agora quero ir além ,vou tentar fazer a calça de lã .Beijos e muito obrigada .

      Excluir
  11. olá ,Rosa eu fui até o site que você sugeriu a Juliana ,só que eu não completei ainda ,por estar em duvida,é realmente gratuito ?Posso ficar sossegada caso eu aceitar a política de privacidade do yahoo?Mais uma vez obrigada ,se puder me esclarecer bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar tranquila que é gratuito sim, eu faço parte há anos. Tem arquivos de montão, com as peças feitas pelas participantes, voc~e vai adorar. Beijos!

      Excluir
    2. Rosa ,boa tarde ,eu não estou conseguindo ,entrar para o grupo ,ou eu não estou conseguindo fazer a coisa direito rsrrs ,no meu email ,quando vou acessar o link ,pede para aceitar a politica de privacidade ,só que não estou conseguindo ,você poderia me explicar como faz ?

      Excluir
    3. Obrigada mais uma vez ,me desculpe o incomodo bjo

      Excluir
    4. Você já clicou em aceitar a política de privacidade? Se não clicou, clique que vai dar tudo certo, eu nem sei porque eles pedem isso... Mas se clicou e mesmo assim não entrou, tente outra hora - o site do yahoo, às vezes, fica congestionado, demora até prá acessar o email... Continua tentando que uma hora vai. E no Facebook, você já tentou? Se não, cria um perfil - nem precisa colocar dados pessoais demais, o meu não tem nem meu nome verdadeiro, só o nome do blog. Daí peça ingresso nos grupos de tricô à máquina, que volta e meia as artesãs disponibilizam receitas também.

      Qualquer coisa, me avise, tá bom? Beijo.

      Excluir
  12. Estou interessada em comprar uma máquina de trico e gostei muito dos seus comentários. Qual máquina sugere para quem está começando e onde posso adquirir já que estou tentando vários sites e não encontro por exemplo a lanofix Sk321.

    ResponderExcluir
  13. Na máquina de tricô lanofix sk 326 simples ( sem frontura), é possível tricotar um xale intercalando 1 carreira em tricô e 1 em meia?

    ResponderExcluir
  14. oi, legal suas dicas!! eu faço tricô manual, e estou pensando em comprar a Brother 840, pois notei q ela é bem requisitada né? terei q aprender a trabalhar com ela, pq estou acostumada com tudo a mão.. mas a gente vai em frente!! :D então sem frontura tbm dá, vc disse.. bacana!! entendi q a frontura é para as bordas e acabamentos né? mas tenho uma dúvida.. e as lãs e linhas? são os mesmos q usamos qdo tricotamos a mão com agulhas? ou tem marcas especiais próprias para a maquina? pq qdo vejo uma blusa a maquina, de inverno, blusa de frio, noto q parece ser uma lã fina, diferente!! bjos!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Carla. Na minha Elgin Brother eu uso lãs grossas também, como Família, Nina, Premium, Desejo... Até mesmo aquelas lãs peludas prá fazer colete, cachecol - no caso de todas elas eu uso as agulhas intercaladas, uma agulha com fio, outra vazia e por aí vai. Somente na máquina, sem frontura. Já fiz muitas blusas, coletes e toucas com essas lãs na máquina, iniciando com uma barra de trico 1x1 com agulha manual e depois transporto para a máquina uma agulha sim, outra não.
    Uma dica que eu te dou é assistir os vídeos do Youtube do canal Tricotando com o Zé, do José Lancelotti. Ele entende de todas as máquinas e dá dicas e receitas imperdíveis. Beijo.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!