domingo, 24 de abril de 2011

Presente de Páscoa...

Uma fábula oriental descreve um ajuntamento de ociosos num pequeno mercado, nos arredores de Jerusalém, em torno de um cão morto que ainda trazia, amarrada ao pescoço, a corda com que o haviam arrastado pelo chão. Todos os que o cercavam, olhavam-no com repugnância...



- Empesta o ar - disse um, apertando o nariz com os dedos e fazendo uma careta de náusea.


- Reparem na sua pele rasgada: nem para fazer correias de sandálias seu couro serve - zombava outro.


Um egípcio corpulento aludiu às orelhas sujas e sangrentas do animal e rematou, com a voz empastada:


- Sem dúvida, foi enforcado por ser ladrão.


Desse grupo de homens aproximou-se um desconhecido que ouvira os diversos comentários. Em seu rosto resplandecia estranha luz e todo seu porte indicava dignidade fora do comum. Pondo seus olhos meigos no animal morto e vilipendiado, disse em seu belo e límpido idioma arameu:

- As pérolas desmerecem diante da alvura de seus dentes.

Todos que ali estavam, em torno do animalzinho, voltaram-se para o desconhecido com assombro e, vendo-o tão sereno e compadecido, indagavam, entre dentes, quem poderia ser aquele homem. E retiraram-se, de cabeça baixa, envergonhados, quando alguém arriscou um palpite: "Deve ser Jesus, o mestre de Nazaré, pois só ele sabe encontrar qualquer coisa digna de piedade e aprovação, até mesmo num cachorro morto."

Página retirada do livro "Lendas do Céu e da Terra", do escritor brasileiro que escrevia sob o pseudônimo de "Malba Tahan"...
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!