terça-feira, 18 de setembro de 2012

Adeus, amarelão!!!

Já faz um tempo que quero dar essa dica, mas ficava pensando que não iria ter serventia prá muita gente.


Bom, há meses que sou uma "loira a contragosto". Isso mesmo: cada vez que olho no espelho, não me reconheço. Como eu sou muito branquela, tenho olhos claros e quase nunca uso maquiagem, com o cabelo loiro fico me achando parecida com pacote de sabão em pó esquecido no quintal e que vai descorando com o sol - coisa horrorosa! Minhas filhas dizem que estou ótima, melhor de cabelo loiro que castanho e tem horas que concordo com elas - principalmente quando lembro como ficava horrível aquela risca branca no topo da cabeça, uma semana depois de pintar o cabelo. "Cruiz Crédo"! Parecia o rabo daquele gambá do desenho do Pernalonga... 

Se eu fosse a Xuxa, ou a Brunet, era só espatifar a bunda no estofado do salão uma vez por semana, fazer as unhas das mãos e as dos pés e retocar as raízes, fingindo que o tempo não passa prá mim - mas tenho muito o que fazer na vida, prá me dar ao luxo de perder todo esse tempo. 

Então, que venha o "loiro menopausa".

O maior problema são as tinturas: todo loiro na minha cabeça fica alaranjado, amarelão... Eu já tinha feito outras tentativas de ser loira, em diversas fases da minha vida - e em todas elas, me arrependi e voltei pro castanho. As cabeleireiras sempre tem uma desculpa prá isso: o pigmento original do meu cabelo. Não importa o que eu fizer, sempre vai ficar amarelado. 

Eu mesma tive que ir à caça da cura para o loiro vagabundo de farmácia - e encontrei:

Color Intensy da Amend, cor 0.1 - Cinza Intensificador. Maravilha - desde que você saiba como usar.

(Ah, o meu cabelo tá um pouco mais curto que o da menina, mas a cor tá essa mesma - de verdade!!!).

Custa baratinho (cerca de 15 reais- qualquer casa de cosméticos vende, farmácia não tem) e dura uns 6 meses usando da forma que eu uso. 

Primeiro - POUQUINHO!!! O troço é danado de forte. Você coloca o equivalente a uma colherinha de café (a mais pequenininha de todas, mas não meça com ela, não - dê uma apertadinha na bisnaga e só...) junto com a tintura que você usa, pinta o cabelo e pronto! Vai ficar MENOS amarelão.

"Mas, Dona Rosa, não tira o amarelão por inteiro?"

Calma, tira sim, mas é no segundo passo: Máscara de brilho.

Eu pego, depois que pintei o cabelo e sequei, e faço um creme assim:

- 1 copinho (de café) de creme para pentear (eu uso um da Seda);

- 1 copinho de água oxigenada 30 volumes (cremosa);

- 1 espirradinha do Color Intensy cor 0.1 Cinza intensificador;

-Umas gotinhas de azeite de oliva.

Misturo tudo muito bem com uma escova de dentes velha, pego o creme com as mãos (nem precisa de luvas, porque o processo é rápido e, por causa do creme de pentear e do azeite nunca agrediu minhas mãos) e passo por todo o cabelo, empapando bem. Deixo o cabelo encharcado mesmo. 

Daí vou lavar uma louça, fazer alguma coisa por 40 minutos (deixo o celular prá dar o alarme) e lavo o cabelo normalmente no final desse período.

Nem precisa passar condicionador depois dessa lavada, o cabelo fica super macio. 

Detalhes importantes:

- com o passar dos minutos, o creme começa aficar azulado, depois roxo e continua escurecendo. Incrível como uma espirradinha de nada desse troço funciona!!! Não se assuste: seu cabelo (se você usou o tiquinho que eu falei) não vai ficar roxo não.

- O cabelo dá uma leve escurecida, mas nada que decepcione, pelo contrário. Conforme a gente vai lavando o cabelo, com o passar dos dias, a tintura vai indo embora (especialmente por causa do cloro na água...). Se você fizer (como eu faço)  essa máscara na metade do mês, uma a duas semanas antes de tingir de novo, dá uma levantada na cor, fica super bonito, parece que acabou de tingir.

- O mais incrível é o brilho que ele fica: nada de laranja ou amarelo, fica louro acinzentado de verdade e, no sol, o brilho que irradia dos fios é quase platinado. Também fica macio que é uma beleza. 

- Se você usa os cabelos ao natural, grisalhos, fazer essa máscara vai ser a "salvação da sua lavoura": chega daquele amarelado que fica nos fios brancos, que dão um ar de encardido neles...

A Amend tem outros intensificadores (prá quem gosta de cabelos bem vermelhos, tem um que você mistura na sua tintura e intensifica essa tonalidade...), mas todos tem que ser usados com parcimônia.

Vi no site "Reclame Aqui" a queixa de uma moça que teve o cabelo detonado por essa mesma tonalidade que eu uso, simplesmente porque usou 1/3 do tubo junto com a sua tinta normal. Uma pena. Espero que o cabelo dela já tenha crescido e ela esteja feliz de novo, porque se tem uma coisa que estraga nosso dia é estar com o cabelo feio...

Desde que eu comecei a fazer essa máscara, até que não tenho mais achado tão ruim ser loira... de farmácia... O bom é que, onde quer que eu vá, todo mundo (inclusive as cabeleireiras) perguntam qual a cor que eu uso... Da última vez, eu estava só fazendo companhia prá Naninha, que cortava o cabelo, fazendo um crochezinho sentada e batendo papo, e uma cliente pediu prá tingir o cabelo de uma cor que ficasse parecendo o meu... 

Bom demais...
Share:

30 comentários:

  1. Que dica super legal!!!
    Vou experimentar.
    Obrigada por compartilhar...
    Beijinhos Mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta sim, que vai mudar a sua vida (pelo menos,o tom do seu cabelo vai mudar -prá melhor...). Beijos.

      Excluir
  2. Rosa, eu como você, costumo pintar o cabelo em casa e apenas uma vez ou outra eu vou ao salão cortar ou fazer algumas luzes. Nasci loura, ou melhor, nasci com os cabelos bem branquinhos e com o tempo eles foram escurecendo, mas nunca chegaram ao ponto do castanho. Quando eles começaram a ficar brancos (os primeiros apareceram com uns 30 anos!!!!), pelo cabelo ser claro não aparecia muito, mas infelizmente tenho que me recorrer a tintas para ficar mais bonitinha, pois posso perder o tesão,mas a pose, jamais!!! e tinta clara não tem como não amarelar depois de algumas lavagens. Vou seguir a sua dica que achei valiosíssima!!!!
    Ah, vou lá votar em você!!!
    Beijos e obrigada por compartilhar tanta sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como se diz, "conhecimento escondido não serve prá ninguém"... Às vezes, quando encontro na rua uma mulher com o cabelo amarelo, tenho vontade de chamar ela prá um dedinho de prosa, mas acabo desistindo, por medo de levar uma tijolada,ser chamada de maluca. Ou quando eu vejo uma adolescente com a cara cheia de espinha, dá vontade de dizer: "Toma levedo de cerveja que isso some, menina", mas também não me atrevo... Mas, que bom que você gostou, Helena. Espero que você experimente. Beijo.

      Excluir
  3. Rosa, a cor do cabelo fica linda!!! Exatamente da tonalidade que eu peço no salão e nunca sai assim.Tenho certeza de que se eu falar da tua dica a cabelereira vai desconversar rsrsrsrs Vou tentar fazer sozinha em casa. Muito obrigada e beijos para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica linda mesmo - você vai adorar. Agora,se você tem o cabelo maior que o meu, duplica a quantidade. Eu aplico (no mínimo) 2 vezes por mês. Pode fazer sozinha em casa sem medo e, quando fizer, me diz se gostou. Beijos.

      Excluir
  4. Rosa, um bom dia,
    Adorei a dica, brigadão mas, como sei que voce é uma pessoa muito sensata quanto a não desperdiçar... me dá uma informação, por favor... este tubo do Color Intensy da Amend dá para muitas vezes? É o mesmo tubo que voce fecha e volta a usar da próxima vez? Te pergunto isso pois nos salões e em algumas embalagens dizem que depois de aberto não se deve guardar...
    Brigadão,

    Mirian Amorym

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miriam. O tubo de Color Intense, enquanto estiver dentro do prazo de validade, continua fazendo efeito - a mesma coisa serve para as tinturas. As únicas tinturas que, depois de abertas, tem que jogar fora, são as líquidas,tipo Wellaton, porque, como são acondicionadas em uma garrafa, depois que você despeja parte do conteúdo, entra ar na garrafa e oxida o composto. As tinturas de bisnaga tem a vantagem de, quando apertadas, não sobrar espaço para o ar entrar dentro,então isso não acontece. Quer dizer, acontece somente com a pontinha do creme colorante, que, quando a gente aperta novamente a bisnaga, vê que esse creme da ponta está escuro - porque oxidou. É só jogar fora essa pontinha de creme e ocupar normalmente o resto. As cabeleireiras falam isso porque querem a gente gastando mais dinheiro toda vez (e também desconfio que elas usam em outras clientes o resto do nosso creme - sem querer acusar, mas acusando mesmo...). O meu Color Intense já tem, na verdade, mais de 8 meses - e está tão bom como nunca. A tintura que eu uso (Nutrisse) eu sempre uso duas cores misturadas (porque cobre melhor os brancos...), então gasto metade de cada tubo de uma vez, fecho direitinho e depois uso a outra metade, quando a risca branca começa a aparecer. Espero que tenha sido útil. Beijos e obrigada.

      Excluir
  5. Rosa Boa Noite, em primeiro lugar gostaria de agradecer a dica amei!!!Mas minha querida por favor gostaria de saber que cor de loiro vc usa e qual a marca da tintura, pois minha irmã tbm tem o cabelo branco e acredito que do mesmo jeito do seu, passei uma cor 9 nela e nao tapou o branco mesmo usando este produto e nao ficou acinzentado tbm...depois passamos o 7 com o creminho milagroso e tapou os brancos e ficou acinzentado lindo,, mas gostaria de saber se nao for muito que cor de tinta vc usa pra ficar naquela tonalidade da foto, que vc falou que fica daquele jeito mesmo!!Obrigada e parabens pelo blog é ótimo!!saúde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida (não sei o seu nome...). Obrigada por gostar do blog. Respondendo sua pergunta, a tintura que eu uso é a Nutrisse, da Garnier. Parei de usar Koleston e Imédia há muitos anos, devido elas serem muito fortes e arderem meu couro cabeludo, que é sensível. Uso duas cores misturadas: a 80 e a 81. Minha filha fazia ginástica com umas senhoras legais da terceira idade e, quando ela perguntou porque a cor durava tanto no cabelo delas e cobria tão bem os fios brancos elas disseram que tinha esse "macete": tinha que misturar duas cores de tinta. Elas disseram que a cabeleireira que tingia prá elas falava que o fio branco, na verdade, é transparente, precisa de dois tipos de tinta diferentes prá "pegar" a cor: um deles número inteiro (80,70, etc.) e o 9 outro número quebrado (81, 71, etc.). Não sei até que ponto isso é verdade, mas comigo funcionou... Só que eu misturo metade de cada cor mais uma "espirradinha" da tinta que tira o amarelão,da Amend -e aplico uma vez por semana a máscara feita com água oxigenada, creme de cabelo e mais um dedinho da tinta. ah, não ponha demais a tinta da Amend porque é muito forte, escurece mesmo se você não tomar cuidado. Beijo.

      Excluir
  6. Rosa que Deus te abençoe muito querida sempre sempre,,meu nome referente a pergunta acima é Regiana desculpe esquecer de colocar,obrigada por compartilhar coisas tão maravilhosas e ainda responder nossas perguntas.Vou dizer pra minha irmã o cabelo dela também é bem branco no centro da cabeça da testa ate a coroa acho que é assim que se fala.
    Um grande beijo e grata pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, Regiana, sua irmã tá parecendo eu: o único lugar onde o cabelo ainda é castanho é na nuca - de resto, se não pintar, fico parecendo cabeça de algodão... Um beijão prá você e obrigada mesmo por gostar do meu blog.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosa,é Regiana novamente com uma duvida quanto ao amarelão rsrs, tenho uma sobrinha que adorou a dica, mas ela tem muuuuuuuito cabelo como faço este banho de creme,acho que tem que ser dobrado tudo pois um copinho será pouco pra ela, mas fiquei com medo de aumentar e dar errado como sera que aumento?? o creme? a agua oxigenada?? e o creminho milagroso fiquei com medo de aumentar e chumbar!! Pode me ajudar??Um Grande abraço fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Regiana. No caso de muito cabelo, duplica ou triplica tudo. A medida da tintura é assim: quando a gente aperta a bisnaga, não sai uma minhoquinha? Eu uso 1,5 cm de cada vez. Se tiver medo de chumbar a cor, da primeira vez deixa menos tempo e depois vai adequando. Um beijão e fica com Deus.

      Excluir
  9. Muito obrigada Rosa deu certinho bj fica com Deus também!!

    ResponderExcluir
  10. olá rosa pintei meu cabelo com a cor mogno q é um castanho ficou avermelhado ai puxei umas mechas q ficaram alaranjadas to pensando em pintar com a 7.0 da amend e colocar o intensificador cinza e fazer a sua receitinha de creme p finalizar com o intensificador o q acha? eu quero tirar esse laranja sem escurecer as mechas...por favor me ajude atirar esse alaranjado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7.0 da Amend não vai ficar escuro demais? Se eu fosse você tentava só com o cinza intensificador misturado com creme e água oxigenada, como eu faço. Na hora some o amarelão, dá uma leve escurecida e, a cada lavada, vai clareando aos poucos (porque é máscara, não é tintura...) sem voltar ao amarelão de vez. Daí é só repetir a máscara. Mas, se você quer escurecer, tenta de pouquinho - escolhe uma cor não tão escura porque, como fez mechas, a tendência é a cor pegar muito escura porque o cabelo deu uma descolorida e absorve a cor escura como esponja. Qualquer coisa me fala, tá? Beijo.

      Excluir
    2. olá rosa eu esqueci de dizer q meu cabelo ta danificado em função das mechas e ta caindo muito me indica uma solução boa p voltar ao normal e q meu cabelo ta manchado em partes amarelo e em partes laranja e o fundo ta desbotado assim todo laranjao, se eu fizer so a mascara vai funcionar de uniformizar a cor e tirar as manchas?obrigada por responder...

      Excluir
    3. Olha, aconteceu isso comigo uma vez, anos atrás, pensei que ia ter que cortar careca, de tanto que o cabelo ficou ruim. Peguei folhas de babosa, raspei aquela geleinha de dentro, bati no liquidificador com pepino e apliquei no cabelo, prá dar uma força. Mas, mesmo assim, tive que dar uma cortada mais curto. A máscara dá uma corrigida na cor, mas não deixa muito tempo na cabeça e faz com pouca quantidade de cinza e de água oxigenada - capricha mais no creme e procura na loja de cosméticos um creme de boa qualidade, prá dar uma boa hidratada no cabelo. E procura não ficar sem creme em nenhum momento, evita pentear com força o cabelo - especialmente quando estiver molhado, senão parte todo ele. Boa sorte!

      Excluir
    4. Tem uns envelopes que chama "tratamento de choque" são ótimos para dar brinho no cabelo, diminuir a queda e tirar o ressecamento da tintura. Passa com os cabelos limpo. enrole em uma touca ou coloque uma sacolinha plástica enrola a toalha espere uns 15 minutos e enxague. um envelope custa 4,00 dose única se o cabelo for grande, se for curto dá pra dividir em 2x.

      Excluir
  11. olá pntei de loiro clarissmo ficou alaranjado como faço? color intensy serve para essa ocasião, como usa-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar que acaba com o amarelão de verdade. Só não exagera na quantidade de cinza nem deixa tempo demais prá não chumbar o cabelo, daí vai ter que lavar até dizer chega prá tirar a cor cinza.

      Excluir
  12. POSSO MISTURAR NA TINTA OU USA-LO DEPOIS COMO EU DEVO FAZER E OBRIGADA PELA RESPOSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos dois jeitos dá certo, mas lembre: usa bem pouquinho, prá não chumbar a cor.

      Excluir
  13. desculpe tantas perguntas, mas não uso a tinta pra matizar uso pra pintar,e fico de 30 a 40 minutos com ela nos cabelos se eu misturar ele na tinta não tem problema ficar com ele tanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe bem pouquinho: quando espreme o tubo da tinta, põe menos de 1/2 cm da primeira vez e testa a tonalidade que vai ficar. Tiquinho mesmo hein?

      Excluir
  14. Oi rosa socorro meu cabelo está muito amarelo o que faço e me mostra sua foto para ver a cor que fica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá prá mostrar foto porque já mudei a cor prá chocolate... Mas faz do jeito que eu expliquei na postagem que o amarelão vai embora.

      Excluir
  15. Mas mulheeeeer, vou fazer heim! Tomara que eu também arrase.. Uhul \o/ Obg pelas dicas... :D

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!