sexta-feira, 18 de maio de 2012

Casaquinho em Ecolana


Essa é mais uma "falecida" lã da marca Aslan. Quando foi lançada, no site de compra deles, custava uns 80 reais um pacote com 5 novelos, caro porque é um fio nobre, mistura de alpaca com merino. Babei de vontade de comprar (só porque era caro) e acabei comprando em ponta de estoque, paguei 14 reais. A lã tem uma aparência linda (o casaco em si ficou muito bonito, a foto não faz jus a ele: ficou meio embolado na frente por causa da Nana ter posto a mão no bolso...), mas o toque deixa muito a desejar. Não é o tipo de blusa prá você usar se estiver a fim de uns chamegos - a Lola, que faz parte dos A.A.s (Abraçadores Anônimos) não gostou. "Pinica, mãe! Não gosto...". Mas a Nana achou linda e usa - é só por uma outra blusa por baixo que não tem problema.


Aliás, tem uma vantagem nesse tipo de lã: se você tem um namorado pegajoso, daqueles carentes que te abraça como se você fosse fugir, essa lã é o ideal.  De vez em quando eu vejo uns casais assim pela rua, pelo shopping, o homem tão pendurado na mulher que dá até agonia - Deus que me livre, homem tem que ser o alfa da matilha, forte e autoconfiante, tem que estar com uma mulher porque gosta, não porque precisa desesperadamente dela... Mulher pegajosa idem. 

Bom, filosofias à parte, deixando prá lá os particulares dos outros, a receita peguei da Pingouin (só que lá a lã era Flash). Também nem adianta vocês quererem espantar o chorão com essa lã: como eu disse, é "falecida", não fabrica mais... Mas quem sabe se conversando com o fofo você não corrige esse grude...

Gráfico e receita:

Material

Pingouin Flash: 5 nov. nínive (701); ag. para tricô Pingouin nº 4; ag. para crochê Pingouin nº 3 Tamanho 42/44; 4 botões. 

Pontos empregados

Barra 1/1: * 1 t.; 1 m.*; 1 t.. Ponto meia: direito em m.; avesso em t.. 

Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. meia nas ag. nº 4 = 21 p. x 26 carr.. 

Realização

Costas - Montar 101 p. nas ag. nº 4 e tric. em barra 1/1. A 5 cm do começo, tric. do seguinte modo: 35 p. em p. meia; 31 p. em barra 1/1 e 35 p. em p. meia.A 36 cm do começo, para as cavas rem. de cada lado a 3 p. das bordas cada 2 carr.: 2 p. (4 v.) e 1 p.(8 v.). A 56 cm do começo, rem..

Frente direitaMontar 55 p. nas ag. nº 4 e tric. em barra 1/1. A 5 cm do começo, tric. do seguinte modo: 31 p. em barra 1/1 e 24 p. em p. meia porem distribuindo 4 aum nos p. em p. meia (ficam 28 p. em p. meia).Ao mesmo tempo distribuir 4 casas (2 p. juntos; 1 laç.) a 10 p. da borda direita a 1ª a 4 cm do começo, as outras com 9 cm entre elas. A 14 cm do começo, para o bolso tric. mais 22 p. em barra 1/1 (ficam somente 6 p. em p. meia). A 18 cm do começo, rem. os 22 p. em barra 1/1 para o bolso, deixar o restante dos p. à espera. Montar separadamente 22 p. nas ag. nº 4 e tric. em p. meia. A 13 cm do começo, colocar estes 22 p. no lugar dos p. rem. e continuar tric. como anteriormente (31 p. em barra 1/1 e 28 p. em p. meia). A 36 cm do começo, rem. à esquerda a cava como nas costas. Ao mesmo tempo a 42 cm do começo, para o decote rem. à direita 16 p. e a 2 p. da borda cada 2 carr.: 2 p. (4 v.). A 56 cm do começo, rem..

Frente esquerda Mesmo trabalho da frente direita ao contrário.

MangasMontar 55 p. nas ag. nº 4 e tric. em barra 1/1. A 10 cm do começo, tric. em p. meia. Aum. de cada lado cada 12 carr.: 1 p. (12 v.).A 50 cm do começo, rem. a cava como nas costas.A 59 cm do começo, rem.

CintoMontar 10 p. nas ag. nº 4 e tric. em barra 1/1.A 110 cm do começo, rem. 

Modo de armar

Costurar os ombros. Montar as mangas. Fechar os lados e as mangas. Levantar 92 p. de ponta a ponta do decote da frente com as ag. nº 4 e tric. em barra 1/1.A 8 cm do começo, rem..Costurar as laterais e o fundo dos bolsos. Fazer 2 alcinhas de crochê nas costuras laterais do casaco na altura da cintura para passar o cinto. Pregar os botões.

 Bom final de semana!

Share:

2 comentários:

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!