Generosidade...

v Ensine a outros o que você sabe: não importa se é a receita de um cachecol, do maravilhoso prato de família, aquela dica infalível para sair do aperto... Quando a gente é mesquinho, vive pequeno! Seja generoso, mesmo se o segredo compartilhado é parte do seu sustento, afinal, sempre vai ter quem prefere comprar pronto e - com certeza - sempre vai ter quem precisa da sua dica para por o pão de cada dia na mesa. Viva grande!

Mostrando postagens com marcador dica boa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dica boa. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Revista de tricô à máquina

Xeretando na internet olha só o que eu encontrei:

Maravilhosa, nunca vi uma revista com tantas roupas feitas em tricô à máquina - são mil!!! 

Dá uma espiada em alguns modelos:




 E ainda tem as cartelas!


Pena que não publicaram no Brasil uma assim - se a gente não fala chinês (ou será japonês?) fica boiando...

Mas serve de inspiração, não é mesmo? Até prá quem tricota à mão, dá umas ideias bem boas...

Peguem ela lá no meu álbum Picasa, bem AQUI.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Inspirações!!!

Estes são chamados "hoodies" - capuz, igual ao do Robin Hood... Lindos, não tem frio que vença eles... Muito fáceis de fazer: São cachecóis bem largos, às vezes curtos, que você puxa sobre a cabeça quando quer protegê-la, geralmente feitos em pontos bem simples e usando lã grossa:
Ponto alto de crochê e duas cores de lã...

Cordões de tricô, costurado em ponto de malha (prá não aparecer a costura. ) Experimenta fazer assim: Agulha 10, usando 2 novelos de lã família ao mesmo tempo, 64 pontos, 128 carreiras. Monta com fio de cor diferente, arremata com fio de cor diferente, depois costura com agulha de tapeçaria no ponto de malha...

Este precisa de agulha mais grossa: acho que agulha 20, 4 fios de lã família, barra 1 x 1. uns 80 pontos e depois de umas 25, 30 carreiras arremata costura prá fazer cachecol infinito e enrola na cabeça e no pescoço

Ponto alto, duas correntinhas...

Ponto alto, uma correntinha...

Ponto alto

Ponto alto

Ponto alto

Ponto alto em relevo

Tricô com agulha grossa

Tricô com agulha grossa

Tricô com agulha grossa


Ponto alto: mais estreito, mais longo e costurado num dos cantos, fechando um pedaço do cachecol prá fazer o capuz

Ponto baixíssimo em crochê com agulha super grossa ou com o dedo, usando também lã grossa

Mesma coisa: ponto baixíssimo em crochê com agulha super grossa ou com o dedo, usando também lã grossa

Lã grossa, cordões de tricô...

Ponto baixíssimo de crochê

Ponto alto

Barra sanfonada em tricô 1 x 1 - Lindo!!!


Ponto baixo em crochê

Ponto baixo em crochê

Ponto baixo em crochê

Este eu achei simplesmente um arraso: você faz uma correntinha de - pelo menos - 1,40m. Daí faz 3 carreiras de ponto alto de cada cor, parecendo um arco-íris.

Esse parece uma touca e um cachecol separados, mas não é: você começa a touca - lã grossa, agulha idem. Quando ela tá no tamanho que você quer você costura só a parte que vai do topo da cabeça  até a metade da touca. Monta pontos numa das laterais, tece metade do cachecol e termina com o pingente de 1/2 pompom grande. Faz a mesma coisa do outro lado. Fica um Cache-gorro...

Esse eu achei de uma delicadeza... Você tece todo o cachecol em barra 1 x 1. Começa com poucos pontos (uns 12 só) e vai aumentando aos poucos, tipo um ponto de cada lado a cada 8 carreiras, até atingir o dobro ou o triplo da largura, a seu gosto. Depois faz o caminho inverso, diminuindo na mesma proporção até voltar a ter os 12 pontos iniciais e arremata. Para o acabamento você faz as folhas. São feitas em ponto tricô dos dois lados, com aumentos e diminuições para dar o formato: começa com 2 pontos, vai aumentando 1 ponto de cada lado a cada 1 carreira, tece 4 carreiras sem aumento e aí diminui. Só que, na hora de diminuir, você elimina os pontos que aumentou tricotando três pontos juntos no centro, a cada carreira tecida, até ter de novo somente 2 pontos.  Faz correntinhas de crochê desiguais em tamanho e prega as folhas nelas - e prende as correntinhas nas pontas do cachecol...

Prá acabar os cachecóis um lindo Esquenta-pescoço, uma falsa gola cacharrel tão linda que você não precisa  - nem deve - esconder dentro de um casaco. Faz uma barra sanfonada em tricô que caiba no teu pescoço - baseada na quantidade de pontos de uma blusa de gola alta que você já tenha...-. Numa das beiradas faça as casas, tricotando 2 pontos juntos e dando uma laçada. Depois de pronta, faça no crochê as argolas do enfeite: comece fazendo cinco correntinhas, um ponto baixíssimo - repete até o final. Na outra volta faça 6 pontos baixíssimos em cada argola da carreira anterior. Na outra carreira faça 6 correntinhas e um ponto baixíssimo, desencontrando das argolas anteriores e em cada uma delas depois você faz 7 pontos baixíssimos. Vai fazendo assim, aumentando gradativamente a quantidade de correntinhas de cada argola e também de pontos baixíssimos, prá dar esse caimento que acompanha o formato dos ombros e pronto! Lin-da.

Touca de ponto alto: simples, fácil e muito chique! Até sem a flor fica linda.

Beenie de tricô, feita no ponto tricô no avesso e no direito. Prima de segundo grau da boina, é fofa, molona, fica pendurada - uma delícia de usar, parece touquinha de dormir...

Beenie de crochê, só ponto alto - fácil!

Mais uma linda touca feita em ponto alto, lã grossa (fica pronta rapidinho - enfeitada com uma flor de crochê facílima de fazer - é só entrar no youtube que tá cheio de vídeos ensinando...).
Todas essas peças lindas foram tiradas DAQUI. Se vocês derem uma checada no link, verão que custam super caro - e todas são facílimas de fazer, muito rápidas. 

Na vida é assim mesmo: quem não sabe fazer, paga caro... Por isso que eu acho que a gente tem que aprender e se virar, que dinheiro não cai do céu!

E - aproveitando a oportunidade - quer aprender comigo um boné de crochê, super lindo e fácil?



A receita tá AQUI

Bons crochétis!!!


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tricô à máquina

Especial prá vocês que tem a máquina mas não sabem nem por onde começar: Wilma Pizza, uma das mais preciosas pessoas nessa internet...

O blog dela é cheio de dicas maravilhosas sobre tricô à máquina - arte que ela entende como ninguém. Imaginem só: ela ensina a usar fio Passion (cheio de pelos toda vida!!!) com passo a passo detalhado, fotos maravilhosas, explicações!

Agora - o Pulo do Gato: prá você que não sabe nem laçar as agulhas prá iniciar um trabalho, ela tem até uma Apostila - GRÁTIS, porque ela é muito generosa. 



Então, passem lá no blog, virem fãs de carteirinha (como eu) e se inspirem no talento dela.

Bom final de semana!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Dica com receita

Macarrão com queijo. Café com bolinho. Namoro com beijo. Tudo que é bom tem que vir acompanhado...
Primeiro a dica:
Saldão de lãs no Bazar Horizonte. Olha só minha comprinha:
 As peludas vão dar ótimas golas para casacos...
 As duas cristal vão virar blusas, as serenatas são para fazer uma blusa (já tenho mais 5 delas de outra compra...) e as outras: cachecol...
Essa linha daí é quase 50% linho, muito linda e macia - importada. Tem uns pelinhos, uma aparência ao mesmo tempo rústica e delicada... Essa marca de fios, Gedifra, só faz coisa linda: dá uma olhada neste site AQUI.

Os bebês já sabem, me deram bronca (filhos das minhas entranhas malvados, disseram que vão esconder o meu cartão, que eu tô fora de controle, que meu "quarto das bagunças" já tá entulhado de lãs e linhas, que vão acabar tendo que fazer uma intervenção... Ááááfe! Preferiam me ver desocupada, deprimida? É fazer o que eu adoro que mantém meu pique e minha sanidade...).
Tô me preparando prá fatura chegar e levar bronca do patrão, mas, como é parcelado, eu faço beicinho, pisco meus olhinhos chorosos e tudo se resolve (quem é que pode brigar por muito tempo com uma senhora doce, trabalhadora e caprichosa - e chantagista - como eu?).

Agora a receita: usei o novelo do fio Dots, o mais caro da minha comprinha. 
Não são botões: são como "mini broches", com duas perninhas na ponta, como percevejos ou "bailarinas" de escritório. De abrir e fechar. Comprados na loja Maluly, na 25 de março, por menos de 5 reais e são LIN-DOS!!!

Gente, que fio lindo! parece que alguém pregou, em espaços regulares, pequenos botões de flor! 

Não dá trabalho nenhum, o cachecol foi feito com um novelo só e rendeu 1,20 m feito somente em ponto tricô, avesso e direito.
  
Receita: É só isso: 22 pontos, agulha 9 de tricô, avesso e direito no ponto básico. Tricota até acabar. 
Você pode usar como cachecol ou como gola, como eu mostrei na foto. 

DETALHE: se você gosta do ponto pipoca, mas não sabe fazer, fica parecido: faz uma blusa com esse fio que você não vai se arrepender (e não vai dar trabalho nenhum, porque faz o ponto básico no avesso e no direito e fica lindo!!!). Blusinha de criança então? Vai ficar um sonho.


Agora, DICA DE SUPER MÃE!!!
Quando você fizer tricô, deixe de fazer SEMPRE o primeiro ponto da carreira. Assim: o primeiro ponto você passa direto prá outra agulha, SEM TRICOTAR ELE. "Mas, Dona Rosa, isso não vai dar defeito?" Não. O primeiro ponto é sempre o mais folgado. Se a gente tricota ele, as duas beiradas da peça acabam ficando um pouco maiores do que o resto. Se é numa blusa até passa, porque depois a gente costura a peça e fica tudo por isso mesmo. Mas, num cachecol, que a gente vai usar como ele veio ao mundo - principalmente se você não vai por franja... - é melhor que ele fique retinho, não é? Então pronto: não tricota o primeiro, faz a carreira toda, tricota o último mas, quando vira o trabalho prá dar sequência, não tricota o primeiro ponto. 
Além do mais, com isso você economiza linha (ou lã...). Pensa bem: se o seu cachecol tem 22 pontos, a cada 22 carreiras você ganhou uma carreira de brinde - e quem já não passou pelo apuro de estar terminando uma peça e faltar UM TIQUINHO de fio??? 
Então, colega, faz isso: a peça fica mais bonita e o fio rende mais...
Boas compras e bons tricótis!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ferrinho de passar roupa




Olha só que coisinha mais bonitinha da mamãe: um mini ferro de passar roupas, que funciona de verdade, que tem a base de teflon, que funciona em 110 V, prá eu fazer minhas costurinhas sem precisar ligar o trambolhão! 

É tão fofinho, tão levinho, vermelhinho!!! 

Smack, Smack, Smack (essa sou eu dando beijinhos nele...). É uma gracinha ou não é? 

Há um tempo atrás, assistindo o programa Arte Brasil, no Canal Rural, vi uma mulher fazendo um jogo americano em patchwork e ela tinha um ferrinho de passar roupas - mas o dela parecia espelhinho de dentista (sabe, aquelas coisas que parecem uma agulha de crochê mas que, ao invés de ter um espelhinho redondo na ponta tem um negocinho que parece um ferro de passar roupa?) Pois é... A mulher abria as costuras dos retalhinhos com ele - e meus olhinhos brilharam. Procurei em tudo que é canto prá comprar e achei, mas chuta quanto custava? Não... Errou! Custava R$250,00 (DUZENTOS E CINQUENTA REAIS!!!). Porque era importado da casa de chapéu, porque era feito de ouro marciano de um meteoro que caiu na Terra há 1500 anos e foi encontrado em um iceberg no Ártico... Tirei da minha lista de presentes pro Papai Noel. Até que meu filho achou esse site AQUI, o Deal Extreme (algo como "Negócio Máximo") e comprou uma porção de burundanguinhas prá todo Mundo - prá mim foi o ferrinho (por U$10,80). 

Detalhe legal demais: comprando até 50 dólares você não paga taxa de entrega (isso mesmo: vem da China de graça prá ser entregue na sua casa!!!) Tudo dentro da lei.

Bom, tem uns macetes: tem que ter cartão de crédito internacional (não aceitam pagamento por boleto, sniff...) e, na hora de preencher seus dados, use um teclado virtual (seu computador deve ter, é só clicar em busca no Iniciar...). Como quem comprou foi meu filhinho eu esqueci de perguntar, mas, se tiver a opção PayPal - use. A comprinha do meu bebê chegou em 20 dias. 

Tô adorando: ele não esquenta tanto quanto um ferro comum, pois o MEU não tem graduação de calor, mas esquenta o suficiente e tem outros que tem (olha este AQUI, e este AQUI). Mas eu escolhi este porque eu vi nesta foto um homem segurando e achei bonitinho. 

Além do mais, o meu é o único com teflon na base. 

Se você for comprar, preste atenção na voltagem e saiba que se der alguma zica, não tem como trocar. É pura sorte mesmo, você arca com o prejuízo se algo der errado.

Vende coisas de montão nesse site, de roupas e tênis a aparelhos eletrônicos, passando por brinquedinhos, bijuterias, coisas do lar, etc. Cuidado: vende material de sex shop também, às vezes no meio de outras coisas (tipo uns aliviadores de stress que quase fizeram meus cabelos brancos pintados de loiro-menopausa ficarem arrepiados...). Proteja seus lindos olhinhos castanhos, Patinho Duque.

De legal mesmo checa essas duas coisas:

Uma coisinha prá você carregar na bolsa e usar para pendurar ela quando vai em algum banheiro que não tem onde colocar a bendita:

E esses brincos então? Não são lindos?

Então agora é criar coragem: quem se habilita a comprar um ferrinho lindo desses também e voltar a brincar de casinha, como quando a gente era pequena?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...