Você que escolhe, "amô" - se a blusa é tua, usa como gosta que ninguém tem nada a ver com isso...
Minha Nana vai usar como blusa - assim como tá na foto, com uma blusinha de alça por baixo. A minha Lolinha disse que só usa na praia - achou muito cavada. "Tem certeza que é blusa, mãe? É muito aberta!"
Tenho. Principalmente depois de ver as russas usando:
Até fica linda com manga comprida - mas eu gostei mais da minha. Um retângulo bem simples, sem cavas nem decote - amei minha simplicidade (prá que complicar mais a vida, não é mesmo?...).
O ponto é muito simples: correntinhas e pontos altos - e um ocasional ponto baixo na hora de fazer umas uniões. A parte mais complicada é fazer o ponto alto bem comprido - porque de um lado, prá subir o losango, são feitas 11 correntinhas e do outro é feito um ponto alto com 8 laçadas. Parece complicado esse ponto alto "comprido", mas não é: quando a gente faz ponto alto a gente não dá uma laçada, passa por baixo de duas, dá outra laçada e passa por baixo das outras duas, terminando o ponto e ficando com uma correntinha na agulha? Pois antes de fazer esse ponto alto, ao invés de dar apenas uma laçada, dá oito - enfia a agulha no ponto de baixo, dá uma laçada, puxa ela por dentro de duas, dá outra laçada, puxa por dentro de duas e vai fazendo isso - dando laçada e puxando por dentro de duas - até acabarem todas as laçadas.
Achei este vídeo no Youtube que ensina a fazer ponto alto quádruplo - com quatro laçadas:
É só fazer desse jeito, mas com 8 laçadas - moleza, né?
Receita da minha blusa:
9 novelos de linha Mambo, da Aslan;
Agulha de crochê nº 4;
Agulha de tapeçaria prá costurar.
Gráfico:
Fazer 120 correntinhas mais 3 prá virar. Fazer 120 pontos altos e seguir o gráfico (formam-se 12 metades de losangos sobre a barra) por 60 cm - fica um retângulo de crochê cheio de losangos dentro. Fazer outro retângulo igual.
Montagem: costurar 23 cm de cada lado, para os ombros (acompanhando o desenho e unindo os bicos dos losangos - fica parecendo que foi tecido numa peça só) e costurar as laterais deixando 20 cm pros braços. Fazer uma carreira de pontos altos na abertura dos braços e, no pescoço, unir os losangos com uma carreira de correntinhas e fazer, sobre ela, uma carreira de pontos altos.
O fio é lindo, espia o brilho (clica na foto!):
Pena que parou de fabricar, mas você ainda acha prá comprar na Aslan por 3 reais o novelo - branco não tem mais, nem preto (snif!) mas tem umas mesclas lindas de marrom e bege - comprei as duas - tem vermelho (que é um espetáculo, mas solta tinta, então lave com cuidado) e tem um verde maravilhoso... Ah, e tem um cinza clarinho que parece fio de prata - quanto luxo, hein?!
Fica pronta num instante (uma das que eu fiz nas férias, no sítio...) porque é muito aberta, é bem diferente e prá lá de linda.
Faz, faz, faaaaaaaz!


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)





