Generosidade...

v Ensine a outros o que você sabe: não importa se é a receita de um cachecol, do maravilhoso prato de família, aquela dica infalível para sair do aperto... Quando a gente é mesquinho, vive pequeno! Seja generoso, mesmo se o segredo compartilhado é parte do seu sustento, afinal, sempre vai ter quem prefere comprar pronto e - com certeza - sempre vai ter quem precisa da sua dica para por o pão de cada dia na mesa. Viva grande!

Mostrando postagens com marcador crochê. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador crochê. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Blusa ou saída de praia?





Você que escolhe, "amô" - se a blusa é tua, usa como gosta que ninguém tem nada a ver com isso... 

Minha Nana vai usar como blusa - assim como tá na foto, com uma blusinha de alça por baixo. A minha Lolinha disse que só usa na praia - achou muito cavada. "Tem certeza que é blusa, mãe? É muito aberta!"

Tenho. Principalmente depois de ver as russas usando:



Até fica linda com manga comprida - mas eu gostei mais da minha. Um retângulo bem simples, sem cavas nem decote - amei minha simplicidade (prá que complicar mais a vida, não é mesmo?...).

O ponto é muito simples: correntinhas e pontos altos - e um ocasional ponto baixo na hora de fazer umas uniões. A parte mais complicada é fazer o ponto alto bem comprido - porque de um lado, prá subir o losango, são feitas 11 correntinhas e do outro é feito um ponto alto com 8 laçadas. Parece complicado esse ponto alto "comprido", mas não é: quando a gente faz ponto alto a gente não dá uma laçada, passa por baixo de duas, dá outra laçada e passa por baixo das outras duas, terminando o ponto e ficando com uma correntinha na agulha? Pois antes de fazer esse ponto alto, ao invés de dar apenas uma laçada, dá oito - enfia a agulha no ponto de baixo, dá uma laçada, puxa ela por dentro de duas, dá outra laçada, puxa por dentro de duas e vai fazendo isso - dando laçada e puxando por dentro de duas - até acabarem todas as laçadas. 

Achei este vídeo no Youtube que ensina a fazer ponto alto quádruplo - com quatro laçadas:



É só fazer desse jeito, mas com 8 laçadas - moleza, né?

Receita da minha blusa:

9 novelos de linha Mambo, da Aslan;
Agulha de crochê nº 4;
Agulha de tapeçaria prá costurar.

Gráfico:



Fazer 120 correntinhas mais 3 prá virar. Fazer 120 pontos altos e seguir o gráfico (formam-se 12 metades de losangos sobre a barra)  por 60 cm - fica um retângulo de crochê cheio de losangos dentro. Fazer outro retângulo igual.

Montagem: costurar 23 cm de cada lado, para os ombros (acompanhando o desenho e unindo os bicos dos losangos - fica parecendo que foi tecido numa peça só) e costurar as laterais deixando 20 cm pros braços. Fazer uma carreira de pontos altos na abertura dos braços e, no pescoço, unir os losangos com uma carreira de correntinhas e fazer, sobre ela, uma carreira de pontos altos. 

O fio é lindo, espia o brilho (clica na foto!):



Pena que parou de fabricar, mas você ainda acha prá comprar na Aslan por 3 reais o novelo - branco não tem mais, nem preto (snif!) mas tem umas mesclas lindas de marrom e bege - comprei as duas - tem vermelho (que é um espetáculo, mas solta tinta, então lave com cuidado) e tem um verde maravilhoso... Ah, e tem um cinza clarinho que parece fio de prata - quanto luxo, hein?! 

Fica pronta num instante (uma das que eu fiz nas férias, no sítio...) porque é muito aberta, é bem diferente e prá lá de linda. 

Faz, faz, faaaaaaaz!


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"Era uma vez uma linha...







... abandonada em uma caixa de sapatos, no meio dos "mafuás" de D. Rosa - e olha que ela é especialista mundial, phD em "mafuás". Na verdade, nem uma linha era: eram três. Três fios - um de algodão, dois acrílicos - da mesma cor, enrolados juntos prá fazer uma blusa na máquina de tricô. Mas eram muito malvados e independentes - não caminhavam juntos pelo porta-fio e, quando chegavam nas agulhas, cada um queria seguir em separado seu caminho, ora se enroscando, ora gerando nós, travando a máquina e, fatalmente, um deles se partia. D. Rosa se desesperava, pensava em fazer uma massaroca com eles e atear fogo - mas olhava a cor, o brilho e seu coração se comovia. 

Tentou fazer à mão - daí começava com um certo número de correntinhas e, a cada ponto que escolhia, a peça ia encolhendo, encolhendo (provavelmente, no final, serviria na cachorrinha, com sorte...).

Dona Rosa meteu as bolas de linha numa caixa de sapatos, fechou com um durex prá não entrar pó (mas ele entrou do mesmo jeito - diacho!!!) e, passados muitos anos (ela não se lembra quantos...) ela resolveu levar as bolas pro sítio e destruir de uma vez esse entrave, arrancar de vez o espinho da patinha, o cisco do olho - porque, afinal de contas, sempre que passava pelo dito "mafuá" as bolas de linha riam dela, sem um pinguinho de dó...

Enfim, a blusa saiu, as meninas da D. Rosa a amaram muito - sem saber toda a dor de cabeça que ficou impregnada no fio... - e, mediante o resultado, D. Rosa foi feliz para sempre. The End e Fim."

E foi assim mesmo - sem tirar nem por uma vírgula ou pingo de "i". 

Vocês podem fazer com Anne - que é linda, de algodão, tá cheinha de cores... As linhas que eu usei foram compradas por quilo, um tantinho de cada - quase tão fininhas quanto linha de costurar. 

A blusa é feita numa peça só e apesar de ser muito linda e parecer complexa, não é. Não tem cavas nem acabamentos na barra nem nas mangas - somente um biquinho no decote. 





Baseei-me nesta blusa linda aqui:


Só que a minha, ao invés de ser dois quadrados de crochê costurados deixando espaço pros braços e pescoço, eu quis fazer decote e mangas - e achei que ficou super chique. Uma belezura - fala a verdade...

Bom, vocês vão ganhar as duas receitas: a da revista - que vem com saia (bom demais!) e a minha - que é só um tiquinho mais trabalhosa (mas vale a pena).

Só não vou fazer gráfico desta vez - ia ser mais complicado que a explicação. Quanto à linha Anne (ou dois fios de Cléa juntos) eu não sei a quantidade exata - experimentem comprar 3 novelos (se sobrar, faça bicos em panos de prato...). Usei agulha de crochê nº 3.

Blusa Rendada Creme - manequim 42

Comece pelo alto das COSTAS: 169 correntinhas mais 4 correntinhas para virar. Fazer 14 motivos. Segue crochetando até embaixo: ao invés de contar carreiras, conte motivos completos. Do começo das costas até o final, na barra, são 23 fileiras de motivos completos. A última fileira de motivos é o próprio acabamento. 

FRENTE: emende o fio onde havia começado as costas (na beirada) e faça 4 motivos para o ombro de uma das frentes. Siga reto, fazendo 3 fileiras de 4 motivos. Após essas 3 fileiras comece a aumentar, no meio do decote, 1/2 motivo a cada fileira completa por 4 vezes e pare. Amarre o fio do outro lado, desta vez perto do centro do decote) e faça como do outro lado (4 motivos, 3 fileiras sem aumentos e então aumente meio motivo a cada fileira por 4 vezes). Nesse ponto una as duas metades, fazendo correntinhas suficientes para encaixar dois motivos no centro. Siga reto até a frente ter o mesmo tamanho que as costas e pare.

MANGAS:  Elas são feitas emendando o fio na peça que já está pronta (frente e costas unidas pelos ombros). Amarre o fio na sétima fileira das costas, contada de cima prá baixo a partir de onde começou a fazer a peça. Faça 12 motivos, sendo 6 para a frente e 6 para as costas. Continue crochetando diminuindo 1/2 motivo a cada fileira por duas vezes - assim, de 12 motivos, ficam apenas 10. Total de fileiras da manga: 4. Faça a outra manga igual.

MONTAGEM: costure a lateral da blusa, fechando da ponta da manga até a ponta da barra. Emende o fio nas costas do decote e faça uma carreira de ponto baixíssimo e, a seguir, uma carreira de um ponto alto, um picô - pulando um ponto baixíssimo de base, em toda a volta do decote.

Observação: Se o fio for de algodão, antes de costurar a blusa passe-a a ferro, com cuidado, pelo avesso da peça, para abrir bem o rendado. Se usar linha Brisa também pode passar que fica lindo, mas sempre do avesso e diminua a temperatura do ferro.

Enfim - bom final de semana e muitos bons crochétis prá vocês!


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Calooooor!

Deus do céu! No Rio de Janeiro a sensação térmica é de 52 graus!!! Se eu morasse lá tava letárgica, deitada na banheira o dia todo!!! Acabei de voltar da loja de armarinhos e o termômetro da rua marcava 37 graus - 9 horas da manhã!!! Não me lembro de ter sentido tanto calor na vida - e depois tem gente que não acredita em aquecimento global...


Bom, prá esse tipo de tempo é que foram inventadas as blusas teia-de-aranha. Depois de comentarem que minha blusa da postagem passada lembrava esse tipo de blusa e depois de uma das amigas que comentaram me ter dito que só tinha dois novelinhos de Jolie e que queria poder fazer a blusa (Fernanda, esse post é principalmente prá você!) eu fui atrás das minhas revistas e achei essas duas blusas, lindas, facílimas e que gastam pouquíssimo material (além de saírem da agulha bem depressa, então logo você pode estar esbanjando beleza e talento por aí...).


Então, sem mais delongas - que tá calor demais prá pensar em escrever muito - eis as receitas e gráficos: 

{Ah, mas tem algo que eu quero falar a respeito do calor: a gente transpira tanto, não é? Falei pro meu garoto assim: 

-"Caramba, não sei como a gente não emagrece, suando tanto! Não diz que sauna emagrece? Esse tempo tá igual sauna, até pior...". 

-"É porque transpirando a gente perde água e não gordura, né, velhinha... Depois bebe água e repõe tudo...". 

Então eu disse que tava bem na hora dos cientistas inventarem um remédio, uma injeção que a gente tomasse e que fizesse a gente transpirar gordura - Não seria demais?!!! Meu filho achou nojento: 

-"Que horror, mãe! Esbarrar em gente transpirando banha no metrô! Já pensou?! Ao invés de gotículas de suor nas têmporas, de manchas molhadas nas axilas, as pessoas iam ter gotículas brancas, igual catupiry, pingando por aí?!". 

-"Não se as pessoas tomassem o medicamento só quando chegassem em casa e ele só fizesse efeito por algumas horas..." - mas não adianta, meus talentos em imaginar o conserto do mundo nunca serão devidamente apreciados (ia dar um trabalhão tirar a gordura dos lençóis - acho que ia ter que ferver tudo... - mas eu ainda penso que ia ser uma revolução na obesidade mundial...).}

Enfim - bom final de semana, bebam muita água, tomem bastante banho e, se saírem de casa prá lugar que não tem ar condicionado, não esqueçam de levar seus leques, meninas!




quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Fácil e linda!

Essa foi a primeira blusa que eu fiz nas férias e adorei o resultado - ficou uma graça, não ficou?


Perdi a conta de quantas vezes comecei e desmanchei uma blusa com essa mesma linha - tava vendo a hora da linha ficar velha antes da blusa sair...

Tinha 4 novelos da linha Jolie, da Círculo (que, infelizmente, não fabrica mais...) nessa cor royal e tudo que eu fazia, quando tava terminando, acabava a linha - já sentiram vontade de jogar álcool e atear fogo em tudo? Passei por isso um montão de vezes... Daí, passeando nuns blogs por aí, achei esse modelo no blog Crochete Moda (clica no nome que você vai parar lá). Uma blusinha simpática, fácil, com cara de toalhinha de crochê de enfeitar a penteadeira mas vazada o suficiente prá ocupar pouca linha e - quer saber? - sobrou quase um novelo inteiro. Gastei 3 novelos apenas e isso porque usei agulha de crochê nº 4. Minha manga eu fiz diferente, pois queria mais curta... Taí a receita e os gráficos:






Se quiserem se aventurar, saibam que a minha ficou enorme, manequim 46 como eu queria (por causa da agulha grossa, da linha e do meu ponto...) e, para isso, usem uma linha como a Mambo, da Aslan (que tá baratinha, custando 3 reais o novelinho no site deles) ou Camila Mais ou Duna - que aí vai ficar grande como a minha. Se usarem linha mais fina, como Anne, acho que vai dar manequim 40 ou 42, dependendo do ponto da pessoa. 

Ficou linda, "dorei", vou fazer o maior sucesso quando usar - faz sucesso você também, princesa!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Bicos em panos de prato

A irmã do Marildo liga pedindo e a gente fica sem cara de negar - ele fica feliz comigo, fazer o quê, né?

Mandou as linhas e os paninhos e eu fiz o meu melhor (tudo no olhômetro):











Os paninhos são do tipo bem baratinho, comprados em feira livre. 

Só mandou linha branca pros acabamentos (Anne) porque gosta de mantê-los sempre branquinhos, com cloro... Coloridos só os acabamentos dos outros dois paninhos, um prá cobrir o fogão e outro pro microondas - quase que as linhas não davam...

De vez em quando tem dessas: minhas cunhadas lembram de mim na hora de fazer uma blusa, um tricô... O Marildo se sente poderoso tendo mulher prendada...

Faz parte...

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mula Sem Cabeça


Quando eu era pequena, ouvia histórias - contadas à noite, quando a gente não queria dormir, prá ficar caladinho ouvindo e ir dormir com medo de abrir a boca...

Daí a gente cresce e, um belo dia, assiste a Vitória Quintal na televisão ensinando a fazer Mula-sem-Cabeça - Vixe! Coisa doida! 

Se me perguntarem, eu não sei porque tem esse nome mas, cedo ou tarde a gente acaba fazendo uma. 

Ou mais - depende se você gosta do visual e da mecânica da coisa. Esta fiz prá minha enteada e ela apreciou imensamente (nunca tinha visto) e, prá falar a verdade, foi minha primeira - talvez única. 

A receita tirei daqui  e o modo de costurar, embora seja muito fácil, vocês podem conferir AQUI. Usei dois novelos de linha Cléa 1000 e 1 novelo de linha Princesa da mesma cor (a receita manda usar 3 novelos de Cléa, mas eu preferi pegar um fio de dentro e um de fora dos novelos...). Vejam mais detalhes da minha:








É facílimo de fazer, mas eu não gosto de uma coisa: a maneira como a peça é feita e depois o jeito como se amolda no corpo dá um formato arredondado às costas - mesmo se você é magrinha, é melhor ter cabelo bem comprido prá esconder essa "concha" que fica; se você estiver gordinha, fuja da "mula sem cabeça" - deixa mais gorda, não importa o que digam.

Apesar disso, é uma peça versátil, que dá prá usar tanto no inverno quanto na meia estação - mas verão nem pensar, calor do jeito que faz aqui pros meus lados...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Twin set levinho


Feito com uma linha de algodão bem fina - Camila 1000 - que tem mil metros e cores até dizer chega, esse conjuntinho ficou extremamente delicado - é uma rendinha!  De dois novelos sobrou meio - nada mal em questão de economia: o conjuntinho sai por menos de 15 reais. 

A beleza está no ponto: graças a agulhas que ficam sem tecer - e que são transportadas de lugar a cada 20 carreiras - formam-se esses casulos meio vazados, que conferem à peça transparência e leveza.

É extremamente fácil de fazer e também muito rápida - até quem gosta de trabalhar só com cartelas e teme perder tempo tecendo com o auxílio do transportador não vai chiar com o ponto. De resto é só ficar atento prá não mudar os pontos sempre na mesma direção, prá não enviezar a peça e aumentar pontos para colocar nas agulhas vazias, na hora de arrematar - pois assim não fica franzida.

Aqui estão mais imagens:












E um desenhinho no Paint prá facilitar o entendimento da mecânica do ponto:

A receita da blusa de fora eu repeti: fiz desta minha outra blusa AQUI.

E a receita da regatinha prá usar por baixo é desta minha outra AQUI

Mãos à obra, pessoal, que daqui a pouco é verão e todo mundo vai querer uma belezinha dessas, delicada e vaporosa.

(Ah, Dona Isaura Carvalho... Se eu soubesse fazer os seus acabamentos lindos, não tinha demorado tanto nos crochês das bordas...)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...