quinta-feira, 27 de setembro de 2012

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tofu em conserva



Nunca mais você vai dizer que tofu (queijo de soja) é horrível, que não tem gosto de nada. Esse jeito de preparar tofu deixa ele tão delicioso que você vai comer como aperitivo, quando dá aquela fominha fora de hora, ou vai usar prá enriquecer o lanche dos bambinos (eu sei, o plural seria bambini, mas deixa eu, que é assim que eu falo mesmo).

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tricô de ... bolinhas?

Casaquinho Monalisa

Resolvi dar esse nome porque esse casaquinho é a obra prima - da minha paciência. Vejam bem: ele é facílimo de fazer - é só seguir a receitinha, mas demora prá caramba. Costurar aqueles círculos de crochê demanda muito tempo e paciência. Só prá vocês terem uma ideia, fiz o tecido da blusa nas férias de julho, enquanto estava no sítio, e desde então tenho feito e costurado bolinhas pretas. São quase dois meses inteiros dedicados a uma única peça (não integralmente, senão eu pirava na batatinha: fui fazendo outras coisas nesse meio tempo, mas cada momento que dava, lá estava eu...).

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cupcake de Pizza

Até que enfim é sexta-feira... Que tal uma inspiração bem gostosa e bem fácil?

Pega aquela receitinha básica de massa de pão ou de pizza (ou faz "no olhômetro" mesmo, como eu: um tabletinho de fermento de pão, duas colheres de sopa de açúcar, uma colher (de café) de sal - esmaga tudo com o garfo, despeja um copo de leite morno, desmancha um pouco de manteiga ou margarina e deixa "espumar". Daí vai juntando farinha de trigo - primeiro com uma colher e, quando não der mais prá mexer, vai na mão mesmo, até desgrudar. Deixa crescer, divide em bolinhas e abre cada uma na forminha, untada com manteiga ou óleo, com os dedos mesmo - MOLEZA!!!) e se diverte montando essas delícias:

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vestido lindo!



Pena que a receita da parte feita à máquina não diz quantos pontos, quantas carreiras, qual a regulagem... Mas, fazendo umas amostrinhas e calculando, dá prá chegar lá. E, se quiser, dá prá fazer inteirinha na máquina, usando uma cartela ou transportando pontos. E se quiser - também - dá prá fazer à mão, todinha de crochê.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Prá fazer aos pouquinhos...

Devagarinho. Sem perceber, usando restinhos de linhas (ou então, compra aqueles novelinhos que se usam prá bordar em ponto cruz - são baratinhos e tem cores lindas...), sentada na varanda, pensando na vida, uma florzinha por vez. Quando você se der por conta, tem uma caixinha cheia de flores, círculos, e é só emendar tudo e construir uma obra de arte como essa. Única e muito preciosa.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Três ideias incríveis!

Prá você que acha que tem que ter mãos de fada prá fazer coisas lindas... Prá você que só aprendeu a fazer (mal e mal...) correntinhas e pontos altos - e olhe lá...

"Minina"!!! Quanta coisa linda dá prá fazer só com o básico!!! Não é nem pré-primário do crochê - é maternal mesmo!

Pão velho e amoras

Agora no feriado fui pro sítio, tirar uma folga do serviço de casa... A gente sempre leva pãozinho francês, porque lá é bem no meio de lugar nenhum, na borda do fim do mundo: não tem padaria, nada... Minto: tem um boteco perto da igreja, que fica mais ou menos perto, mas só vende salgadinho de isopor e cachaça...

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Finalmente!



A parte chata - como sempre - no tricô à máquina, é costurar... Mas, até que enfim, eis um dos casacos que eu fiz nas férias (mas  que só agora tive tempo de acabar a costura). Usei 2 cones de lã cristal preta e 400 gr. de lã 2/28 enrolada dupla, 4 fios juntos (dois num passador, dois no outro - foi um pesadelo, porque ficava enroscando...). Seja mais esperta que eu e use 2 cristal vinho, que você sai ganhando - evita dor de cabeça. É que eu tinha essa lã parada e não sabia o que fazer com ela...