Generosidade...

v Ensine a outros o que você sabe: não importa se é a receita de um cachecol, do maravilhoso prato de família, aquela dica infalível para sair do aperto... Quando a gente é mesquinho, vive pequeno! Seja generoso, mesmo se o segredo compartilhado é parte do seu sustento, afinal, sempre vai ter quem prefere comprar pronto e - com certeza - sempre vai ter quem precisa da sua dica para por o pão de cada dia na mesa. Viva grande!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Um xale ou um quadro?

Tanto faz - mas, como eu achei meio "cheguei", prefiro como quadro, enfeitando a parede da sala. O trabalho é praticamente todo feito com agulha de mão (só usa crochê na hora de fazer os contornos do motivo. Se alguém souber o nome dessa técnica, por favor me diga, pois odeio lacunas de informação...

A forma de fazer - não dá prá saber direito, a menos que você fale russo. Mas, olhando as instruções, fiz uma "colinha" de como eu acho que é:

Agora, uma dica minha: que tal usar tule prá fazer a armação? Desses que se faz saia de balé prá menininhas, ou véu de noivas... Facilita prá caramba e o que importa é o efeito final, não é mesmo?

Outra dica: se você vai fazer como quadro, que tal substituir o cordão de crochê por um cordão comprado pronto ou barbante ou lã grossa? Fácil, né? ou fazer intermináveis cordões com 3 agulhas apenas, no tricô à máquina, e usar tanto para contornar quanto prá preencher e colorir?

Depois,o recheio faz de sobra de lã,ou de Cléa  Anne...

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Botas de crochê

Essas eu achei super fáceis de fazer, além de muito bonitas. Não são nada que se diga "Nossa! Nunca mais vou comprar sapatos na vida!", principalmente porque a durabilidade e o conforto vão depender muito do fio e do solado que você vai colocar nelas, mas são bem práticas.
A mulher que fez (que é russa e tem um site LINDOOOOO toda vida)  não dá a receita do quadradinho de crochê; diz que você pode usar um de sua escolha. Daí se presume que, se você fizer um quadradinho bem fechadinho, a bota vai ficar mais quentinha - bom prá você que tem o pezinho gelado, que mora em lugar muito frio... Faz prá sua mãezinha, que tá naquela idade em que os pés estão sempre frios... Ou, se você mora em um lugar quente, fresquinho - que tal escolher um motivo bem floral, rendado e vaporoso e fazer a botinha usando um fio grosso de algodão (daí não precisa usar somente no inverno...).
Bom, pela tradução "mal e porcamente" feita pelo Google a mulher disse que usou 300 gr. de lã, um solado dois números maior do que o número do pé dela. 
Usou 13 quadrados para cada pé, do jeitinho que mostram as fotos:
Usou agulha de crochê 3,5 mm para fazer os quadrados e agulha 2mm para crochetar a bota na palmilha,prendendo-a. A palmilha dela não veio furada, então ela usou uma ferramenta prá fazer os furos...
Nesta foto ela mostra a diferença entre o quadrado que é usado para fazer o corpo da bota (o menor) e o quadrado do bico do pé (que tem uma carreira de pontos altos a mais em um dos cantos). Do quadrado menor ela faz 12 para cada pé, do outro somente um para cada pé:
Aqui ela mostra um esquema de como costurar os quadrados entre si:
E aqui são as mãozinhas dela costurando (acho que é prá ninguém duvidar que ela fez mesmo...):
Agora ela mostra como fez uma das botas: ajeitando lado a lado os motivos do corpo da bota (sem incluir o peito do pé ainda...):
E agora depois de costuradas numa forma plana, contendo os 12:
Agora vem o "x" da questão - ela dobra e fecha essa peça como um cone, mas parece que só costura as duas de cima: deixa uma aberta prá poder inserir o peito do pé:
Tudo isso que ela está mostrando agora está no avesso da peça (notem que tem bigodinhos de lã e nozinhos...
 Este é o lado de fora da bota, já quase montada:
Então ela fura a palmilha com a ferramenta (que tem cabo de chave de fenda):
Crocheta com uma agulha mais fina em toda a volta da palmilha:
E aí ela vai juntar a sola com o corpo de crochê da bota:
Espia só: deu prá ver claramente que o bico do pé é maior, não é? Então tá - aí ela uniu tudo com crochê:
Prá finalizar ela fez um cordão, em fio de cor diferente, prá fazer o amarradinho que dá à bota jeitinho de bota mesmo, ajustando-a ao contorno das canelas (eu acho que eu teria feito em fio preto...):
E TCHARÁM! Ela posando prá foto calçada com seu mais novo par de botas e pedindo desculpas porque a foto não ficou muito boa porque foi tirada num espelho.

Ai, ai, vocês não adoram a internet? Nunca canso de aprender algo novo...

Bom,lembre-se de duas coisas importantes: use um fio grosso, encorpado, para dar sustentação à bota - se o fio for fino, vai ficar escorregando da perna igual meia velha... E faça com uma agulha mais fina que a recomendada pelo fio, para que os pontos fiquem mais firmes - também para que a estrutura da bota não desabe.

Ah,o site de onde eu tirei tem milhões de coisas boas: tem umas revistas de tricô e crochê lindíssimas, crochê de grampo, TUDO COM RECEITA E GRÁTIS como a gente gosta... 
É bem AQUI (vai lá que você vai adorar,"minina"!!!).

Eu fui e fiquei assim, ó: oOo (olhos esbugalhados e boca aberta...)


Negócio da China

Chegaram umas "burundangas" que eu comprei do Deal Extreme; o mais legal de tudo foi o descascador de alho (que realmente funciona, é só por o dente de alho dentro e rolar sobre a mesa e o dente sai peladinho da silva!) e um Ped Egg (prá deixar meus pezinhos velhos macios e sem calosidades...). 




Mas também chegaram mais jóias para minha coleção "Rainha", que é como meus netos do futuro irão me chamar...

Esse colar vermelho é muito lindo: parece prata envelhecida com marcassitas...



Este dourado achei muito grande: acho que vou transformar em broche...



E este broche é meio grande, mas usado prá prender um xale ou um cachecol básico escuro,vai ficar lindo...


E vejam a Nana usando os três:




Agora, fala a verdade:  você precisa estar coberta de ouro prá se sentir bonita e ser feliz? Náááá´!


Xale lindo!!!

Tirado de uma revista que eu comprei num Sebo; adoro quando eu encontro uma preciosidade dessas...



O nome dele já diz tudo: é ou não é "Admirável"?

Por menos de 15 reais...





... gastos em lã de bebê você faz essa blusa prá sua bebezona, prá você mesma, prá dar de presente, prá vender... Não precisa frontura - beleza!

A cor que eu usei foi a Keamor 1428 no site da Aslan, (RS14,78 o pacote com 5 novelos de 40 gramas), mas agora essa cor está em falta. No site do Bazar Horizonte essa cor é a 4579, Azul Bic, e está custando R$3,40 cada novelo, um pouquinho mais caro , mas tem a cor de sobra. Mas - quer saber?- faz de Cristal que a blusa vai sair por 10 reais!

Não gosta de perder tempo com o crochê? Faz inteira na máquina, o entremeio também fica lindo se você fizer os buraquinhos com o carro verão (ou no muque, usando o transportador...). Depois faz o acabamento que você gostar mais...

Receitinha de mãe:



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Estar certo de estar sempre certo...


Bolsas lindas e fáceis de fazer!

Estas eu achei em uma revista Faça e Venda do ano 2000. São fáceis de fazer, é só seguir o passo a passo:




 E isso foi algo que a minha Lolô achou na internet e me mostrou, somente prá me fazer rir até ficar com soluço (menina má!). 

Vestido em uma peça só

Xeretando na net achei um vestido superfácil, feito por uma garota, baseado em uma camiseta dela. O tecido tem que ser malha, senão não entra nem sai...



O tracejado na lateral é a indicação de costurar. Ela apoiou a camiseta sobre o papel, copiou a forma, dobrou prá fazer as costas iguais. Foi alargando no comprimento, para dar o rodado da saia. Depois é só cortar o tecido com 1 cm a mais prá fazer as costuras e as bainhas e usar overlock ou ponto de malha (ou os dois, primeiro um depois o outro - prá ficar mais resistente, evitar que abra rasguinhos com o uso...).

Saiu deste site AQUI. 

Legal, né? Bom prá esse inverno de mentirinha que está tendo em São Paulo...

Ah, se vocês repararem, nas costas parece ter um zíper, né? Pois então: questionada sobre isso, a menina respondeu que, depois de pronto, ficou meio grande nela, então ela deu uma ajustada no centro das costas. Acho que ela deve ter cortado o decote muito aberto... Daí fica aparecendo tudo, mas, como toda mulher criativa, ela deu um jeitinho...

Mais Concurso!

Esse você precisa fazer uma frase criativa com até 30 palavras prá concorrer a um montão de mimos da Coats Corrente. 
O blog que tá sorteando é este AQUI.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Corre! Corre! Corre!

Corre que ainda dá tempo de concorrer a um vale compras no valor de 50 reais, no blog da Regina - "Paixão por Artesanato"!

É só entrar nesse blog lindo AQUI.



Casaquinho de crochê russo

Essas russas são mesmo danadas! Olha que coisa linda - e com receitinha e gráfico:




Patinho feio

Não tem mulher que não tenha, em algum momento da vida, se sentido uma "gata borralheira", um "patinho feio"... Nós somos assim: em eterna briga com a balança, com o guarda roupa, com o espelho - desde pequenas. 
Meu marido sempre diz algo mais ou menos assim: "Toda criança é linda". Que meigo! E ele tem razão, quando a gente encara a criança pela perspectiva da inocência, da fragilidade, da alegria instintiva com as coisas simples da vida. Mas quem já sofreu bullying (palavra tão em moda hoje em dia...) sabe que não é bem assim. Eu, por exemplo, era chamada de Olívia Palito (por ser magricela), de Gasparzinho (porque era muito branca), de Ferrugem (por causa das sardas) e de Mortícia Adams (por causa do cabelo escuro e escorrido) - sem falar de outros apelidos, mais grosseiros, ligados à pobreza, etc, etc. Mas - garanto a vocês - nunca fui flor que se cheire (apesar do nome...). Eu era uma encrenqueira, saía no tapa com todo mundo, fazia caricaturas maravilhosas, em papéis, em paredes e muros (pois desenho muito bem) e presenteava todo mundo com apelidos ainda mais fofos. 

Mas acabei crescendo, aprendi a guardar meu monstrinho naquele canto escuro da minha mente - embora o "disgranhento" fale comigo sempre... 

Devo dizer uma coisa importante: nunca me achei um patinho feio. Sempre achei que quem não gostava de mim devia ser cego, burro ou sofrer de mau gosto. Eu gosto de mim: nunca fui nada que se diga "Uau!", mas não passo vergonha e sou, acima de tudo, esforçada. Reconheço onde erro, peço desculpas, faço o meu melhor prá dar certo. Capricho. Gosto de pensar que me melhoro a cada dia. Então, acho que estou certa: quem não gosta de mim é muito burro, tem um tremendo mau gosto e não enxerga um palmo adiante do nariz.

E para quem menospreza as meninas meigas que estão pelo mundo afora, tratando-as como se fossem patinhos feios - lembrem-se bem: elas crescem! Vejam só:

- Não é de hoje que a Natureza agradece uma ajudinha... Marilyn Monroe, quem diria, era freguesa da farmácia, adorava uma água oxigenada - e tava certa, a moça...



- Nem todas as modelos nasceram lindas e maravilhosas; Kate Moss, por exemplo, tinha uma carinha que lembra a Mia Farrow, não tinha? Nem parece a mesma...



- a Gisele, então, com o antigo nariz não faria o sucesso que faz...



- Espia só a filha da atriz Goldie Hawn, a também atriz Kate Hudson: as orelhinhas continuam as mesmas, mas o nariz tá mais fininho e a beleza desabrochou, não é mesmo?



- Essa, então, é de doer: Demi Moore. É até difícil de acreditar...



- Halle Berry: é linda, diga-se de passagem, mas um bom corte de cabelo faz toda a diferença... E tem uma plástica de nariz ali também.



- Olha só a Catherina Zeta Jones: melhorou prá caramba... Plástica de nariz, designer de sobrancelhas, maquiagem, tratamento de cabelo... Parece outra!



- Essa não vale: já era linda antes, mesmo de quatro olhos (Charlize Theron)- Mas também mexeu no nariz...



- Jenifer Lopes: muito melhor...



- Megan Fox: ali tem plástica de nariz, com certeza; também injetou algo nos lábios, prá ficarem maiores. Tão novinha e dizem que é viciada em botox...  Já viram o corpinho dela? Com certeza arrancou umas duas costelas, pelo menos, de cada lado...



- A "bixiguenta" da garota do Crepúsculo: pode não valer muita coisa, trai o namorado melhor do que atua, mas é linda de dar raiva, não é? E olha: mexeu no nariz também, deu uma afinada...



- A cantora Celine Dion: que diferença faz um bom Plano Dentário, uma plástica de nariz, uma hidratação capilar...



- A cantora Avril Lavigne: antes, cara de "pipoquinha da mamãe", depois... Não vou dizer, a cara que eu vejo dela tem influência de algumas das músicas dela que eu não gosto...



- Angelina Jolie: afinada no nariz...



- Scarlet Johanson: essa também não é só tintura e maquiagem - o nariz tá diferente...



- Sarah Jessica Parker, da série "Sex and the City" - aliás, detesto, preconceito puro. Nunca assisti, mas não fui com a cara sem nem mesmo dar uma chance... Antes, cara de "Ai, acho que vai me dar um piriri...", Depois, ainda parece que tá carregando uma maçã vermelha prá te dar, mas tá melhorzinha. 



E então, chegamos ao principal: eu. Aos nove anos, no dia da Primeira Comunhão,na Igreja Nossa Senhora de Monte Virgem: 



Séria, não é? Não lembro em que eu estava pensando, mas - com certeza - tinha a ver com os sanduíches de patê de sardinha no pão pulman, os guaranás e o bolo que iam servir depois no salão da igreja...

E hoje em dia, depois de ter passado tanta água debaixo da minha ponte, eis que cá estou eu, linda e maravilhosa, otimizada e superequipada, uma bela balzáquia de respeito:



Não conseguiu ver? Sério?! Chiii, "Fia", manda trocar a placa de vídeo do seu computador, troca o monitor, que ele não aguentou o tranco de tamanha belezura... (hi! hi! hi!).

(E lembrem-se: quem não gosta de você, não te merece. Empurra ele de um barranco,  faz plástica se o dinheiro der, se veste bonita, passa um batom, um perfume, varre a tristeza prá debaixo do tapete e se ame. Quando a gente não se ama, não sabe mas está passando para o mundo uma mensagem: se você, que se conhece melhor do que ninguém, não se ama, você deve estar certa e tem mesmo alguma coisa errada com você...). 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...